Hortas citadinas como laboratório de Educação Ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Othman, Souha
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Ramos, Ricardo, Lobo, Wyvirlany
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34620/eduser.v14i1.189
Resumo: As hortas urbanas comunitárias e pedagógicas são cada vez mais presentes nas cidades. São uma manifestação sociocultural de preservação de tradições de cultivo e, uma prática agrícola que contribui para o desenvolvimento sustentável, mas que devem seguir o princípio de uma postura biocêntrica. O presente trabalho propõe promover por meio da horta urbana o conceito de hortas comunitárias como um espaço de reflexão e interação sobre o desenvolvimento sustentável e educação ambiental. Perante isto, propusemo-nos a analisar horta urbana do Instituto Politécnico de Bragança. Esta análise teve como finalidade compreender a dinâmica deste projeto desenvolvido através de um inquérito e perceber por fim se os intervenientes se propunham a adotar uma agricultura de cariz biológico. Tentamos também perceber se as hortas urbanas podem funcionar como laboratórios de educação ambiental e ser entendidas como ferramentas de desenvolvimento comunitário indo de encontro à agenda 2030 dos objetivos do desenvolvimento sustentável.
id RCAP_e48aca9c20f846d02d0fbc22af4566f0
oai_identifier_str oai:eduser.ipb.pt:article/189
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Hortas citadinas como laboratório de Educação AmbientalAgricultura urbana; Educação ambiental; Agricultura biológica; Agenda 2030.As hortas urbanas comunitárias e pedagógicas são cada vez mais presentes nas cidades. São uma manifestação sociocultural de preservação de tradições de cultivo e, uma prática agrícola que contribui para o desenvolvimento sustentável, mas que devem seguir o princípio de uma postura biocêntrica. O presente trabalho propõe promover por meio da horta urbana o conceito de hortas comunitárias como um espaço de reflexão e interação sobre o desenvolvimento sustentável e educação ambiental. Perante isto, propusemo-nos a analisar horta urbana do Instituto Politécnico de Bragança. Esta análise teve como finalidade compreender a dinâmica deste projeto desenvolvido através de um inquérito e perceber por fim se os intervenientes se propunham a adotar uma agricultura de cariz biológico. Tentamos também perceber se as hortas urbanas podem funcionar como laboratórios de educação ambiental e ser entendidas como ferramentas de desenvolvimento comunitário indo de encontro à agenda 2030 dos objetivos do desenvolvimento sustentável.Instituto Politécnico de Bragança2022-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34620/eduser.v14i1.189https://doi.org/10.34620/eduser.v14i1.189EduSer; Vol. 14 No. 1 (2022): EduSerEduser - revista de Educação; v. 14 n. 1 (2022): EduSerEduSer; Vol. 14 N.º 1 (2022): EduSer2183-038X1645-4774reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/189https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/189/164Direitos de Autor (c) 2022 EduSerinfo:eu-repo/semantics/openAccessOthman, SouhaRamos, RicardoLobo, Wyvirlany2023-02-18T06:01:56Zoai:eduser.ipb.pt:article/189Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:54.949817Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Hortas citadinas como laboratório de Educação Ambiental
title Hortas citadinas como laboratório de Educação Ambiental
spellingShingle Hortas citadinas como laboratório de Educação Ambiental
Othman, Souha
Agricultura urbana; Educação ambiental; Agricultura biológica; Agenda 2030.
title_short Hortas citadinas como laboratório de Educação Ambiental
title_full Hortas citadinas como laboratório de Educação Ambiental
title_fullStr Hortas citadinas como laboratório de Educação Ambiental
title_full_unstemmed Hortas citadinas como laboratório de Educação Ambiental
title_sort Hortas citadinas como laboratório de Educação Ambiental
author Othman, Souha
author_facet Othman, Souha
Ramos, Ricardo
Lobo, Wyvirlany
author_role author
author2 Ramos, Ricardo
Lobo, Wyvirlany
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Othman, Souha
Ramos, Ricardo
Lobo, Wyvirlany
dc.subject.por.fl_str_mv Agricultura urbana; Educação ambiental; Agricultura biológica; Agenda 2030.
topic Agricultura urbana; Educação ambiental; Agricultura biológica; Agenda 2030.
description As hortas urbanas comunitárias e pedagógicas são cada vez mais presentes nas cidades. São uma manifestação sociocultural de preservação de tradições de cultivo e, uma prática agrícola que contribui para o desenvolvimento sustentável, mas que devem seguir o princípio de uma postura biocêntrica. O presente trabalho propõe promover por meio da horta urbana o conceito de hortas comunitárias como um espaço de reflexão e interação sobre o desenvolvimento sustentável e educação ambiental. Perante isto, propusemo-nos a analisar horta urbana do Instituto Politécnico de Bragança. Esta análise teve como finalidade compreender a dinâmica deste projeto desenvolvido através de um inquérito e perceber por fim se os intervenientes se propunham a adotar uma agricultura de cariz biológico. Tentamos também perceber se as hortas urbanas podem funcionar como laboratórios de educação ambiental e ser entendidas como ferramentas de desenvolvimento comunitário indo de encontro à agenda 2030 dos objetivos do desenvolvimento sustentável.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34620/eduser.v14i1.189
https://doi.org/10.34620/eduser.v14i1.189
url https://doi.org/10.34620/eduser.v14i1.189
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/189
https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/189/164
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2022 EduSer
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2022 EduSer
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv EduSer; Vol. 14 No. 1 (2022): EduSer
Eduser - revista de Educação; v. 14 n. 1 (2022): EduSer
EduSer; Vol. 14 N.º 1 (2022): EduSer
2183-038X
1645-4774
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130940856860672