Hortas citadinas como laboratório de Educação Ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34620/eduser.v14i1.189 |
Resumo: | As hortas urbanas comunitárias e pedagógicas são cada vez mais presentes nas cidades. São uma manifestação sociocultural de preservação de tradições de cultivo e, uma prática agrícola que contribui para o desenvolvimento sustentável, mas que devem seguir o princípio de uma postura biocêntrica. O presente trabalho propõe promover por meio da horta urbana o conceito de hortas comunitárias como um espaço de reflexão e interação sobre o desenvolvimento sustentável e educação ambiental. Perante isto, propusemo-nos a analisar horta urbana do Instituto Politécnico de Bragança. Esta análise teve como finalidade compreender a dinâmica deste projeto desenvolvido através de um inquérito e perceber por fim se os intervenientes se propunham a adotar uma agricultura de cariz biológico. Tentamos também perceber se as hortas urbanas podem funcionar como laboratórios de educação ambiental e ser entendidas como ferramentas de desenvolvimento comunitário indo de encontro à agenda 2030 dos objetivos do desenvolvimento sustentável. |
id |
RCAP_e48aca9c20f846d02d0fbc22af4566f0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:eduser.ipb.pt:article/189 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Hortas citadinas como laboratório de Educação AmbientalAgricultura urbana; Educação ambiental; Agricultura biológica; Agenda 2030.As hortas urbanas comunitárias e pedagógicas são cada vez mais presentes nas cidades. São uma manifestação sociocultural de preservação de tradições de cultivo e, uma prática agrícola que contribui para o desenvolvimento sustentável, mas que devem seguir o princípio de uma postura biocêntrica. O presente trabalho propõe promover por meio da horta urbana o conceito de hortas comunitárias como um espaço de reflexão e interação sobre o desenvolvimento sustentável e educação ambiental. Perante isto, propusemo-nos a analisar horta urbana do Instituto Politécnico de Bragança. Esta análise teve como finalidade compreender a dinâmica deste projeto desenvolvido através de um inquérito e perceber por fim se os intervenientes se propunham a adotar uma agricultura de cariz biológico. Tentamos também perceber se as hortas urbanas podem funcionar como laboratórios de educação ambiental e ser entendidas como ferramentas de desenvolvimento comunitário indo de encontro à agenda 2030 dos objetivos do desenvolvimento sustentável.Instituto Politécnico de Bragança2022-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.34620/eduser.v14i1.189https://doi.org/10.34620/eduser.v14i1.189EduSer; Vol. 14 No. 1 (2022): EduSerEduser - revista de Educação; v. 14 n. 1 (2022): EduSerEduSer; Vol. 14 N.º 1 (2022): EduSer2183-038X1645-4774reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/189https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/189/164Direitos de Autor (c) 2022 EduSerinfo:eu-repo/semantics/openAccessOthman, SouhaRamos, RicardoLobo, Wyvirlany2023-02-18T06:01:56Zoai:eduser.ipb.pt:article/189Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:46:54.949817Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Hortas citadinas como laboratório de Educação Ambiental |
title |
Hortas citadinas como laboratório de Educação Ambiental |
spellingShingle |
Hortas citadinas como laboratório de Educação Ambiental Othman, Souha Agricultura urbana; Educação ambiental; Agricultura biológica; Agenda 2030. |
title_short |
Hortas citadinas como laboratório de Educação Ambiental |
title_full |
Hortas citadinas como laboratório de Educação Ambiental |
title_fullStr |
Hortas citadinas como laboratório de Educação Ambiental |
title_full_unstemmed |
Hortas citadinas como laboratório de Educação Ambiental |
title_sort |
Hortas citadinas como laboratório de Educação Ambiental |
author |
Othman, Souha |
author_facet |
Othman, Souha Ramos, Ricardo Lobo, Wyvirlany |
author_role |
author |
author2 |
Ramos, Ricardo Lobo, Wyvirlany |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Othman, Souha Ramos, Ricardo Lobo, Wyvirlany |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Agricultura urbana; Educação ambiental; Agricultura biológica; Agenda 2030. |
topic |
Agricultura urbana; Educação ambiental; Agricultura biológica; Agenda 2030. |
description |
As hortas urbanas comunitárias e pedagógicas são cada vez mais presentes nas cidades. São uma manifestação sociocultural de preservação de tradições de cultivo e, uma prática agrícola que contribui para o desenvolvimento sustentável, mas que devem seguir o princípio de uma postura biocêntrica. O presente trabalho propõe promover por meio da horta urbana o conceito de hortas comunitárias como um espaço de reflexão e interação sobre o desenvolvimento sustentável e educação ambiental. Perante isto, propusemo-nos a analisar horta urbana do Instituto Politécnico de Bragança. Esta análise teve como finalidade compreender a dinâmica deste projeto desenvolvido através de um inquérito e perceber por fim se os intervenientes se propunham a adotar uma agricultura de cariz biológico. Tentamos também perceber se as hortas urbanas podem funcionar como laboratórios de educação ambiental e ser entendidas como ferramentas de desenvolvimento comunitário indo de encontro à agenda 2030 dos objetivos do desenvolvimento sustentável. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34620/eduser.v14i1.189 https://doi.org/10.34620/eduser.v14i1.189 |
url |
https://doi.org/10.34620/eduser.v14i1.189 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/189 https://eduser.ipb.pt/index.php/eduser/article/view/189/164 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2022 EduSer info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2022 EduSer |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
EduSer; Vol. 14 No. 1 (2022): EduSer Eduser - revista de Educação; v. 14 n. 1 (2022): EduSer EduSer; Vol. 14 N.º 1 (2022): EduSer 2183-038X 1645-4774 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130940856860672 |