"Tal Pai, Tal Filho": memórias dos cuidados de infância e transição de práticas educativas parentais entre gerações
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/35006 |
Resumo: | A literatura indica-nos que as experiências vivenciadas no seio familiar têm uma importante influência no desenvolvimento de capacidades relacionais, para além de serem importantes preditores dos estilos educativos utilizados no futuro desempenho das suas funções parentais. De facto, parece existir uma tendência para repetir, no próprio exercício parental, as práticas parentais aprendidas na família de origem. O estudo realizado procurou compreender os diversos fatores que contribuem para a permanência ou mudança das práticas educativas parentais de geração para geração (herança geracional). Para tal, utilizou-se uma amostra constituída por 227 participantes em desempenho de papel parental ativo, com idades compreendidas entre os 20 e os 60 anos. Para a recolha dos dados foram utilizados o Questionário de Estilos e Dimensões Parentais (QEDP) - Versão Reduzida, a Escala de Memórias dos Cuidados de Infância (EMBU) e um questionário de caracterização sociodemográfica e familiar. Contrariamente ao proposto pela literatura, os resultados mostraram não ter existido qualquer influência das memórias de infância nos estilos educativos parentais adotados pelos participantes; “Like Father, Like Son”: Childhood Care Memories and the Transition of Parental Education Practices Between Generations Abstract: The literature indicates that the experiences lived within the family have an important influence on the development of relational skills, as well as being important predictors of the educational styles used in the future performance of parental functions. In fact, there seems to be a tendency to repeat, in the parental exercise itself, the parental practices learned in the family of origin. The study carried out sought to understand the various factors that contribute to the permanence or change of parental educational practices from generation to generation (generational inheritance). To this end, we used a sample consisting of 227 participants in active parental roles, aged between 20 and 60 years. Data were collected using the Questionnaire of Parenting Styles and Dimensions (QEDP) - Reduced Version, the Memories of Childhood Care Scale (EMBU) and a questionnaire on sociodemographic and family characteristics. Contrary to what was proposed in the literature, the results showed that there was no influence of the childhood memories on the parenting styles adopted by the participants. |
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