A escolha do diretor
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/12080 |
Resumo: | O Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, consagra um modelo de governação as-sente na gestão unipessoal, com a criação da figura do diretor. Depois de previamente se ter desenrolado um procedimento concursal, à laia de concurso público, incumbe o órgão de direção estratégica – o conselho geral –, mais vincadamente assumido como órgão de participação sociocomunitária, eleger o diretor, tarefa que anteriormente era pertença de uma assembleia eleitoral alargada. Seria intenção do legislador que na eleição do diretor fossem valorizados os ele-mentos constantes no relatório elaborado por uma comissão interna do conselho geral, sus-tentado na análise do curriculum vitae e do projeto de intervenção apresentado pelos can-didatos e no resultado da entrevista. Contudo, o que se conclui é que, em 2009, quando os primeiros procedimentos concursais foram desenvolvidos na região Norte, onde se centra a nossa análise, o teor dos relatórios teve um efeito reduzido na escolha dos diretores das escolas e não foi o perfil de liderança que o Decreto-Lei n.º 75/2008 queria consagrar que norteou globalmente o senti-do de voto de cada membro do conselho geral. De facto, infere-se pela análise dos docu-mentos recebidos pelas escolas que outras lógicas, mais centradas nos contextos internos das escolas, foram determinantes nessa escolha. No desenvolvimento desta análise retiram-se ainda algumas conclusões genéricas sobre o modo como as escolas e os docentes candidatos vivenciaram os primeiros proce-dimentos concursais e eleições: maior predisposição dos docentes pelo exercício do cargo, a avaliar pelo elevado volume de candidaturas; propensão para serem eleitos diretores os docentes que já eram presidentes dos conselhos executivos; tendência para se candidatarem em maior número e, ainda mais, de serem eleitos, os docentes dos ensinos pós-primário; elevada percentagem de candidatos com habilitações específicas na área da administração escolar e educacional. |
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A escolha do diretorLiderança escolarDiretorConcursoEleiçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO Decreto-Lei n.º 75/2008, de 22 de abril, consagra um modelo de governação as-sente na gestão unipessoal, com a criação da figura do diretor. Depois de previamente se ter desenrolado um procedimento concursal, à laia de concurso público, incumbe o órgão de direção estratégica – o conselho geral –, mais vincadamente assumido como órgão de participação sociocomunitária, eleger o diretor, tarefa que anteriormente era pertença de uma assembleia eleitoral alargada. Seria intenção do legislador que na eleição do diretor fossem valorizados os ele-mentos constantes no relatório elaborado por uma comissão interna do conselho geral, sus-tentado na análise do curriculum vitae e do projeto de intervenção apresentado pelos can-didatos e no resultado da entrevista. Contudo, o que se conclui é que, em 2009, quando os primeiros procedimentos concursais foram desenvolvidos na região Norte, onde se centra a nossa análise, o teor dos relatórios teve um efeito reduzido na escolha dos diretores das escolas e não foi o perfil de liderança que o Decreto-Lei n.º 75/2008 queria consagrar que norteou globalmente o senti-do de voto de cada membro do conselho geral. De facto, infere-se pela análise dos docu-mentos recebidos pelas escolas que outras lógicas, mais centradas nos contextos internos das escolas, foram determinantes nessa escolha. No desenvolvimento desta análise retiram-se ainda algumas conclusões genéricas sobre o modo como as escolas e os docentes candidatos vivenciaram os primeiros proce-dimentos concursais e eleições: maior predisposição dos docentes pelo exercício do cargo, a avaliar pelo elevado volume de candidaturas; propensão para serem eleitos diretores os docentes que já eram presidentes dos conselhos executivos; tendência para se candidatarem em maior número e, ainda mais, de serem eleitos, os docentes dos ensinos pós-primário; elevada percentagem de candidatos com habilitações específicas na área da administração escolar e educacional.Decree-Law n.º 75/2008, April 22, establishes a model of state school governance based on headship, with the creation of the director in a new figure – the director. Follow-ing a competitive examination proceeding, similar to a public contest, it is up to the school`s strategic body of direction – the general council – more pointedly assumed as a socio-community based body, to elect the school director, a task previously bestowed to an enlarged electoral assembly. It was the legislator`s intention that the election of the director should be valued upon the information contained in the report prepared by an internal committee of the gen-eral council, based on the analysis of the candidate`s curriculum vitae and intervention pro-ject for the school as well as the outcome of the interview. However, one concludes that in 2009, when the first competitive procedures were held in the northern part of Portugal, where the focuses of the analysis hereby presented lies, the contents of the reports had little influence on the choice of school directors. Fur-thermore, one also concludes that it was not the leadership profile envisaged by Decree-Law n. º 75/2008 that guided the vote of each member of the general council. Actually, by analyzing the documents received by schools, one infers that other logics, more focused on internal contexts of schools, were decisive in this choice. In devel-oping this analysis some more general conclusions are withdrawn about how schools and teacher candidates experienced the first competitive procedures and elections: high will-ingness of teachers to be elected directors, judging by the high volume of applications; willingness of former presidents of executive councils to be elected directors; tendency to apply in greater numbers and, furthermore, to be elected, of post-primary level school teachers; high percentage of candidates with specific qualifications in educational and school administration.Machado, JoaquimVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSilva, Margarida Antonieta da Rocha e2013-07-24T07:42:05Z2012-10-2620122012-10-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/12080porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-12T01:36:27Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/12080Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:09:51.819744Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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