Gestão escolar no Paraná: o processo de formação e seleção na ótica de diretores da escola pública

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribas, Mariná Holzmann
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Luporini, Teresa Jussara
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Olhar de Professor (Online)
Texto Completo: https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1388
Resumo: A investigação realizada se debruça sobre aspectos da formação contínua dos gestores no estado do Paraná, por sua busca individual ou determinada/oferecida pelo sistema educacional, e desenha um quadro teórico a partir de sua percepção sobre o processo de seleção, especialmente o ocorrido nos anos 2001-2002, como parte de uma trajetória de mais de 20 anos, na busca de alternativas para profissionalizar a atuação de gestores educacionais.A pesquisa apresenta dois eixos distintos: 1) a formação de profissionais do magistério, no caso os gestores, apontando saberes e práticas adotados como indicativos para a sua ação cotidiana; 2) procedimentos determinados pelo Sistema de Educação do Paraná, relativos à seleção de profissionais para atuarem na gestão escolar. O conhecimento produzido analisa a realidade educativa pela percepção de seus profissionais. O presente trabalho explicita o resultado de pesquisa exploratória que investiga a percepção de diretores das unidades escolares estaduais da Região dos Campos Gerais, os quais correspondem a 10% do universo total dos atores sociais inseridos na atividade de gerir as ações pedagógicas e administrativas de estabelecimentos de ensino paranaenses. Para construir um panorama sobre o processo de seleção de diretores no Estado do Paraná, a partir da percepção dos gestores das escolas estaduais, um ano após a realização da votação, foram levantados dados, a partir de um questionário, instrumento de coleta de dados constituído de questões abertas e fechadas, as quais versaram sobre os critérios e procedimentos adotados. O questionário foi enviado aos quarenta e sete (47) diretores selecionados e respondidos por quarenta e dois (42) deles.
id UEPG-31_1801a1f686fd94e46ba6ccdae323ab19
oai_identifier_str oai:uepg.br:article/1388
network_acronym_str UEPG-31
network_name_str Olhar de Professor (Online)
repository_id_str
spelling Gestão escolar no Paraná: o processo de formação e seleção na ótica de diretores da escola públicagestão escolaradministraçãoeleição de diretoresA investigação realizada se debruça sobre aspectos da formação contínua dos gestores no estado do Paraná, por sua busca individual ou determinada/oferecida pelo sistema educacional, e desenha um quadro teórico a partir de sua percepção sobre o processo de seleção, especialmente o ocorrido nos anos 2001-2002, como parte de uma trajetória de mais de 20 anos, na busca de alternativas para profissionalizar a atuação de gestores educacionais.A pesquisa apresenta dois eixos distintos: 1) a formação de profissionais do magistério, no caso os gestores, apontando saberes e práticas adotados como indicativos para a sua ação cotidiana; 2) procedimentos determinados pelo Sistema de Educação do Paraná, relativos à seleção de profissionais para atuarem na gestão escolar. O conhecimento produzido analisa a realidade educativa pela percepção de seus profissionais. O presente trabalho explicita o resultado de pesquisa exploratória que investiga a percepção de diretores das unidades escolares estaduais da Região dos Campos Gerais, os quais correspondem a 10% do universo total dos atores sociais inseridos na atividade de gerir as ações pedagógicas e administrativas de estabelecimentos de ensino paranaenses. Para construir um panorama sobre o processo de seleção de diretores no Estado do Paraná, a partir da percepção dos gestores das escolas estaduais, um ano após a realização da votação, foram levantados dados, a partir de um questionário, instrumento de coleta de dados constituído de questões abertas e fechadas, as quais versaram sobre os critérios e procedimentos adotados. O questionário foi enviado aos quarenta e sete (47) diretores selecionados e respondidos por quarenta e dois (42) deles.Editora UEPG2009-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1388Olhar de Professor; Bd. 6 Nr. 1 (2003)Olhar de Professor; Vol. 6 No. 1 (2003)Olhar de Professor; Vol. 6 Núm. 1 (2003)Olhar de Professor; Vol. 6 No. 1 (2003)Olhar de Professor; v. 6 n. 1 (2003)1984-01871518-5648reponame:Olhar de Professor (Online)instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)instacron:UEPGporhttps://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1388/1033Ribas, Mariná HolzmannLuporini, Teresa Jussarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-22T20:56:42Zoai:uepg.br:article/1388Revistahttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/indexPUBhttps://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/oaiolhardeprofessor@uepg.br||1984-01871518-5648opendoar:2020-05-22T20:56:42Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão escolar no Paraná: o processo de formação e seleção na ótica de diretores da escola pública
title Gestão escolar no Paraná: o processo de formação e seleção na ótica de diretores da escola pública
spellingShingle Gestão escolar no Paraná: o processo de formação e seleção na ótica de diretores da escola pública
Ribas, Mariná Holzmann
gestão escolar
administração
eleição de diretores
title_short Gestão escolar no Paraná: o processo de formação e seleção na ótica de diretores da escola pública
title_full Gestão escolar no Paraná: o processo de formação e seleção na ótica de diretores da escola pública
title_fullStr Gestão escolar no Paraná: o processo de formação e seleção na ótica de diretores da escola pública
title_full_unstemmed Gestão escolar no Paraná: o processo de formação e seleção na ótica de diretores da escola pública
title_sort Gestão escolar no Paraná: o processo de formação e seleção na ótica de diretores da escola pública
author Ribas, Mariná Holzmann
author_facet Ribas, Mariná Holzmann
Luporini, Teresa Jussara
author_role author
author2 Luporini, Teresa Jussara
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribas, Mariná Holzmann
Luporini, Teresa Jussara
dc.subject.por.fl_str_mv gestão escolar
administração
eleição de diretores
topic gestão escolar
administração
eleição de diretores
description A investigação realizada se debruça sobre aspectos da formação contínua dos gestores no estado do Paraná, por sua busca individual ou determinada/oferecida pelo sistema educacional, e desenha um quadro teórico a partir de sua percepção sobre o processo de seleção, especialmente o ocorrido nos anos 2001-2002, como parte de uma trajetória de mais de 20 anos, na busca de alternativas para profissionalizar a atuação de gestores educacionais.A pesquisa apresenta dois eixos distintos: 1) a formação de profissionais do magistério, no caso os gestores, apontando saberes e práticas adotados como indicativos para a sua ação cotidiana; 2) procedimentos determinados pelo Sistema de Educação do Paraná, relativos à seleção de profissionais para atuarem na gestão escolar. O conhecimento produzido analisa a realidade educativa pela percepção de seus profissionais. O presente trabalho explicita o resultado de pesquisa exploratória que investiga a percepção de diretores das unidades escolares estaduais da Região dos Campos Gerais, os quais correspondem a 10% do universo total dos atores sociais inseridos na atividade de gerir as ações pedagógicas e administrativas de estabelecimentos de ensino paranaenses. Para construir um panorama sobre o processo de seleção de diretores no Estado do Paraná, a partir da percepção dos gestores das escolas estaduais, um ano após a realização da votação, foram levantados dados, a partir de um questionário, instrumento de coleta de dados constituído de questões abertas e fechadas, as quais versaram sobre os critérios e procedimentos adotados. O questionário foi enviado aos quarenta e sete (47) diretores selecionados e respondidos por quarenta e dois (42) deles.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1388
url https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/1388/1033
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
publisher.none.fl_str_mv Editora UEPG
dc.source.none.fl_str_mv Olhar de Professor; Bd. 6 Nr. 1 (2003)
Olhar de Professor; Vol. 6 No. 1 (2003)
Olhar de Professor; Vol. 6 Núm. 1 (2003)
Olhar de Professor; Vol. 6 No. 1 (2003)
Olhar de Professor; v. 6 n. 1 (2003)
1984-0187
1518-5648
reponame:Olhar de Professor (Online)
instname:Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron:UEPG
instname_str Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
instacron_str UEPG
institution UEPG
reponame_str Olhar de Professor (Online)
collection Olhar de Professor (Online)
repository.name.fl_str_mv Olhar de Professor (Online) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
repository.mail.fl_str_mv olhardeprofessor@uepg.br||
_version_ 1797053494946955264