Educar para a Cidadania e Democracia no séc. XXI: os riscos da crescente digitalização da educação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saraiva, Filipe Alexandre do Nascimento
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93761
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_e4a162347c5d27ab268c132dacb94a20
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93761
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educar para a Cidadania e Democracia no séc. XXI: os riscos da crescente digitalização da educação.Educating for Citizenship and Democracy in the 20th century: the risks of the increasing digitization of education.educaçãoliberdadecidadaniacontrolodisciplinarcitizenshipcontroldisciplineeducationfreedomRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasO presente relatório, intitulado Educar para a Cidadania e a Democracia no séc. XXI: os riscos da crescente digitalização da educação, insere-se na unidade curricular Estágio e Relatório Final, do Mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. O relatório é constituído por duas partes distintas. Na primeira parte procedeu-se à descrição, reflexão e avaliação crítica da Prática Pedagógica Supervisionada, à qual estive submetido no Ano de Letivo 2019/2020; também se procedeu à descrição do contexto educativo em que decorreu o estágio na Escola Secundária da Mealhada, incluindo uma análise do impacto que a pandemia de Covid-19 teve no mesmo. Para além disso, desenvolvem-se, nesta parte, duas breves considerações, uma sobre o papel da Filosofia no Programa do Ensino no Secundário no contexto da crescente digitalização da Educação; e outra sobre Democracia e Cidadania e o crescente controlo digital do comportamento dos indivíduos. Na segunda parte, num gesto que pretendeu ser de continuidade, aprofundam-se alguns dos resultados das considerações realizadas na primeira parte. Procura-se, de forma mais precisa, indicar as razões pela quais receio que a atual tendência para a digitalização da educação, contribuindo para o controlo digital dos comportamentos dos indivíduos, poderá resultar na limitação da liberdade dos mesmos e, por conseguinte, na impossibilidade de estes poderem gozar da sua cidadania em democracia. Para esse efeito, observam-se e analisam-se os contributos de Foucault, Deleuze, Shoshana Zuboff e Byung-Chul Han. Percorre-se, desta forma, um caminho que vai desde as técnicas disciplinares foucaldianas à psicopolítica de Han, passando pelas sociedades de controlo de Deleuze e pelo capitalismo de controlo de Zuboff. Conclui-se que é necessária uma crítica sistemática a este processo de gradual digitalização da educação.This report, entitled Educating for Citizenship and Democracy in the 20th century: the risks of the increasing digitization of education, is part of the curricular unit Estágio e Relatório Final, of the Master’s Degree in Teaching Philosophy in High School at Coimbra University’s Faculty of Arts and Humanities. The report consists of two separate parts. The first part consists of a description, reflection and critical evaluation of the Supervised Pedagogical Practice, to which I was submitted in the School Year 2019/2020; as well as a description of the educational context in which the internship took place at Mealhada’s Secondary School. This includes an analysis of the impact that the Covid-19 pandemic had on it. In addition to these, two brief considerations are developed in this part, one on the role of Philosophy in the Secondary Education Program in the context of the increasing digitization of Education; and another on Democracy and Citizenship and the growing digital control of individuals’ behavior. In the second part, in a gesture that was intended to be of continuity, some of the results of the considerations made in the first part are deepened. More specifically, I seek to indicate the reasons why I fear that the current trend towards the digitization of education, contributing to the digital control of the behavior of individuals, may result in the limitation of their freedom and, therefore, in their impossibility enjoy their citizenship in democracy. To this end, the contributions of Foucault, Deleuze, Shoshana Zuboff and Byung-Chul Han are described and analyzed. In this way, we follow a path that goes from Foucault's disciplinary techniques to Han's psychopolitics, through Deleuze's control societies and Zuboff's surveillance capitalism. The conclusion notes that a systematic criticism of this process of gradual digitization of education is necessary.2020-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93761http://hdl.handle.net/10316/93761TID:202674851porSaraiva, Filipe Alexandre do Nascimentoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T10:16:58Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93761Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:39.813854Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educar para a Cidadania e Democracia no séc. XXI: os riscos da crescente digitalização da educação.
Educating for Citizenship and Democracy in the 20th century: the risks of the increasing digitization of education.
title Educar para a Cidadania e Democracia no séc. XXI: os riscos da crescente digitalização da educação.
spellingShingle Educar para a Cidadania e Democracia no séc. XXI: os riscos da crescente digitalização da educação.
Saraiva, Filipe Alexandre do Nascimento
educação
liberdade
cidadania
controlo
disciplinar
citizenship
control
discipline
education
freedom
title_short Educar para a Cidadania e Democracia no séc. XXI: os riscos da crescente digitalização da educação.
title_full Educar para a Cidadania e Democracia no séc. XXI: os riscos da crescente digitalização da educação.
title_fullStr Educar para a Cidadania e Democracia no séc. XXI: os riscos da crescente digitalização da educação.
title_full_unstemmed Educar para a Cidadania e Democracia no séc. XXI: os riscos da crescente digitalização da educação.
title_sort Educar para a Cidadania e Democracia no séc. XXI: os riscos da crescente digitalização da educação.
author Saraiva, Filipe Alexandre do Nascimento
author_facet Saraiva, Filipe Alexandre do Nascimento
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saraiva, Filipe Alexandre do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv educação
liberdade
cidadania
controlo
disciplinar
citizenship
control
discipline
education
freedom
topic educação
liberdade
cidadania
controlo
disciplinar
citizenship
control
discipline
education
freedom
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93761
http://hdl.handle.net/10316/93761
TID:202674851
url http://hdl.handle.net/10316/93761
identifier_str_mv TID:202674851
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134022298763264