Educação e agir moral em Kant

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Gabriela Natal de Oliveira da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/10438
Resumo: O objetivo dessa pesquisa consiste em discutir a relação entre as ideias pedagógicas de Kant e a sua concepção de “agir moral”. Trata-se, a rigor, de acompanhar a leitura da preleção de Kant, intitulada Sobre a pedagogia (1803), a propósito da educação como condição sine qua non para o desenvolvimento humano, e os efeitos dessa leitura na sua concepção de agir moral como determinação livre e racional do indivíduo autônomo. Neste sentido, o primeiro momento da monografia dedica-se a apresentar o papel pedagógico da noção de “disciplina” para a compreensão da formação do caráter moral em Kant. Num segundo momento, analisa-se a concepção kantiana de liberdade como fundamento do agir moral a partir da obra Fundamentação da metafísica dos costumes (1785). Por fim, procura-se indicar a importância da noção de disciplina e do processo formativo para a compreensão da liberdade como autonomia
id UFF-2_387fc00922c34fd3b61356f1014338e6
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/10438
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Educação e agir moral em KantLiberdadeObrigação moralDisciplinaMoralizaçãoKantKant, Immanuel, 1724-1804MoralidadeLiberdadeDisciplinaFreedomMoral obligationDisciplineMoralizationKantO objetivo dessa pesquisa consiste em discutir a relação entre as ideias pedagógicas de Kant e a sua concepção de “agir moral”. Trata-se, a rigor, de acompanhar a leitura da preleção de Kant, intitulada Sobre a pedagogia (1803), a propósito da educação como condição sine qua non para o desenvolvimento humano, e os efeitos dessa leitura na sua concepção de agir moral como determinação livre e racional do indivíduo autônomo. Neste sentido, o primeiro momento da monografia dedica-se a apresentar o papel pedagógico da noção de “disciplina” para a compreensão da formação do caráter moral em Kant. Num segundo momento, analisa-se a concepção kantiana de liberdade como fundamento do agir moral a partir da obra Fundamentação da metafísica dos costumes (1785). Por fim, procura-se indicar a importância da noção de disciplina e do processo formativo para a compreensão da liberdade como autonomiaThis monography investigates the relation between Kant's pedagogical ideas and his conception of "moral acting".This paper aims to determine if there is a necessary connection between the author's conception of education as an essencial condition to human development and his conception of moral acting as free and racional determination of an autonomous individual. The first chapter investigates Kant's conception of "discipline" and its pedagogical purposeon the formation of the moral caracter, as presented in the book “About the pedagogy”. The second chapter analyzes the kantian conception of freedom as the foundation of moral acting, as expressed in the book Groundwork of the metaphysics of the morals. To conclude, we shall highlight the importance of the concept of discipline and the moral education to understand freedom as autonomyFonseca, RichardVieira, Vladimir MenezesOliveira, Bernardo Barros Coelho deSilveira, Gabriela Natal de Oliveira da2019-07-16T16:25:17Z2019-07-16T16:25:17Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/10438Aluno de Graduaçãohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-08-10T02:58:07Zoai:app.uff.br:1/10438Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-08-10T02:58:07Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e agir moral em Kant
title Educação e agir moral em Kant
spellingShingle Educação e agir moral em Kant
Silveira, Gabriela Natal de Oliveira da
Liberdade
Obrigação moral
Disciplina
Moralização
Kant
Kant, Immanuel, 1724-1804
Moralidade
Liberdade
Disciplina
Freedom
Moral obligation
Discipline
Moralization
Kant
title_short Educação e agir moral em Kant
title_full Educação e agir moral em Kant
title_fullStr Educação e agir moral em Kant
title_full_unstemmed Educação e agir moral em Kant
title_sort Educação e agir moral em Kant
author Silveira, Gabriela Natal de Oliveira da
author_facet Silveira, Gabriela Natal de Oliveira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca, Richard
Vieira, Vladimir Menezes
Oliveira, Bernardo Barros Coelho de
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Gabriela Natal de Oliveira da
dc.subject.por.fl_str_mv Liberdade
Obrigação moral
Disciplina
Moralização
Kant
Kant, Immanuel, 1724-1804
Moralidade
Liberdade
Disciplina
Freedom
Moral obligation
Discipline
Moralization
Kant
topic Liberdade
Obrigação moral
Disciplina
Moralização
Kant
Kant, Immanuel, 1724-1804
Moralidade
Liberdade
Disciplina
Freedom
Moral obligation
Discipline
Moralization
Kant
description O objetivo dessa pesquisa consiste em discutir a relação entre as ideias pedagógicas de Kant e a sua concepção de “agir moral”. Trata-se, a rigor, de acompanhar a leitura da preleção de Kant, intitulada Sobre a pedagogia (1803), a propósito da educação como condição sine qua non para o desenvolvimento humano, e os efeitos dessa leitura na sua concepção de agir moral como determinação livre e racional do indivíduo autônomo. Neste sentido, o primeiro momento da monografia dedica-se a apresentar o papel pedagógico da noção de “disciplina” para a compreensão da formação do caráter moral em Kant. Num segundo momento, analisa-se a concepção kantiana de liberdade como fundamento do agir moral a partir da obra Fundamentação da metafísica dos costumes (1785). Por fim, procura-se indicar a importância da noção de disciplina e do processo formativo para a compreensão da liberdade como autonomia
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-07-16T16:25:17Z
2019-07-16T16:25:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/10438
Aluno de Graduação
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/10438
identifier_str_mv Aluno de Graduação
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1802135257767477248