A influência da obesidade na coordenação motora em crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Maria da Conceição Araújo Barroso
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2238
Resumo: A obesidade enquanto “excesso de gordura corporal acumulada no tecido adiposo, com implicações para a saúde” (OMS, 2002) já é um problema central na saúde pública. A prevalência da obesidade entre adultos e crianças está a aumentar nos países desenvolvidos. A obesidade infantil constitui-se como um dos principais problemas de saúde pública se tivermos em conta as evidências de que proporção significativa das crianças obesas torna-se adultos obesos, sendo o resultado da combinação explosiva de dietas hipercalóricas e comportamentos sedentários. Assim, o presente estudo pretende verificar a influência da obesidade na coordenação motora em crianças do 1º CEB de Cabeceiras de Basto. A amostra foi constituída por 151 alunos do 1º ciclo do ensino básico, dos quais 76 (49,7%) eram do género feminino, com uma idade decimal compreendida entre 6,48 e 11,51 (x=8,9; sd=1,36). A CM foi avaliada através da bateria de testes Korperkoordinationstest fur Kinder, KTK (Schilling e Kiphard, 1974). Esta bateria é constituída por 4 tarefas: i) equilíbrio à rectaguarda (ER); ii) saltos monopedais (SM); iii) saltos laterais (SL); iv) transposição lateral (TL). As diferenças na coordenação motora, de acordo com o género e a prevalência da obesidade foram verificadas utilizando o teste t de Student para amostras independentes e as diferenças tendo em conta os grupos etários através da análise de variância simples. A verificação da associação entre a prevalência de obesidade e a CM foi realizada utilizando o coeficiente de correlação de Pearson. Para todos os testes foi utilizado o nível de confiança de 95%. Os alunos pesam em média 30,845 kg e têm 135,46 cm de altura e o IMC varia entre 12,16 e 24,62; 15,2% dos alunos apresentam excesso de peso e 84,4% são normoponderais. A tarefa do teste em que a pontuação mais elevada foi o equilíbrio, 66,9% dos alunos apresenta uma coordenação motora normal, 2,6% dos alunos são classificados com insuficiências na coordenação, em oposição existem 7,9% de alunos com boa coordenação. Registaram-se diferenças significativas na coordenação motora entre géneros, entre grupos etários e entre categorias de prevalência de obesidade, sendo que os rapazes apresentam melhores resultados que as raparigas (p=.000), o grupo dos oito anos apresenta melhores resultados que os restantes (p=.008) e os alunos de composição normoponderal apresentam resultados superiores aos com composição com excesso de peso (p=.021). Verifica-se a existência de uma correlação negativa (r=-26) entre IMC e coordenação motora. Conclui-se que o género, a idade e a prevalência de obesidade são factores influentes da coordenação motora e que crianças obesas apresentam pior desempenho coordenativo em relação às normoponderais.
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A amostra foi constituída por 151 alunos do 1º ciclo do ensino básico, dos quais 76 (49,7%) eram do género feminino, com uma idade decimal compreendida entre 6,48 e 11,51 (x=8,9; sd=1,36). A CM foi avaliada através da bateria de testes Korperkoordinationstest fur Kinder, KTK (Schilling e Kiphard, 1974). Esta bateria é constituída por 4 tarefas: i) equilíbrio à rectaguarda (ER); ii) saltos monopedais (SM); iii) saltos laterais (SL); iv) transposição lateral (TL). As diferenças na coordenação motora, de acordo com o género e a prevalência da obesidade foram verificadas utilizando o teste t de Student para amostras independentes e as diferenças tendo em conta os grupos etários através da análise de variância simples. A verificação da associação entre a prevalência de obesidade e a CM foi realizada utilizando o coeficiente de correlação de Pearson. Para todos os testes foi utilizado o nível de confiança de 95%. Os alunos pesam em média 30,845 kg e têm 135,46 cm de altura e o IMC varia entre 12,16 e 24,62; 15,2% dos alunos apresentam excesso de peso e 84,4% são normoponderais. A tarefa do teste em que a pontuação mais elevada foi o equilíbrio, 66,9% dos alunos apresenta uma coordenação motora normal, 2,6% dos alunos são classificados com insuficiências na coordenação, em oposição existem 7,9% de alunos com boa coordenação. Registaram-se diferenças significativas na coordenação motora entre géneros, entre grupos etários e entre categorias de prevalência de obesidade, sendo que os rapazes apresentam melhores resultados que as raparigas (p=.000), o grupo dos oito anos apresenta melhores resultados que os restantes (p=.008) e os alunos de composição normoponderal apresentam resultados superiores aos com composição com excesso de peso (p=.021). Verifica-se a existência de uma correlação negativa (r=-26) entre IMC e coordenação motora. Conclui-se que o género, a idade e a prevalência de obesidade são factores influentes da coordenação motora e que crianças obesas apresentam pior desempenho coordenativo em relação às normoponderais.Obesity as an "excess of body fat accumulated in adipose tissue, with implications for health" (WHO, 2002) is already a major problem in public health. The prevalence of obesity among adults and children is increasing in developed countries. Childhood obesity is a major public health problem if we consider the evidence that a significant proportion of obese children become obese adults, resulting of the explosive combination of hypercaloric diet and sedentary behaviors. This study aims to investigate the influence of obesity in children of the 1st CEB de Cabeceiras de Basto coordination. The sample consisted of 151 students from the 1st cycle of basic education, of which 76 (49.7%) were female, with a decimal age between 6.48 and 11.51 (x = 8.9, sd = 1.36). The CM was assessed by the battery of tests Korperkoordinationstest fur Kinder, KTK (Kiphard and Schilling, 1974). This battery consists of four tasks: i) rear balance, ii) monopedal jumps, iii) side jumps (SL), iv) side implementation (TL). To data analysis we used SPSS v.14 software. Students weigh an average of 30.845 kg and have 135.46 cm in height, their BMI values vary between 12.16 and 24.62; 15,2% had overweight and 84,4% had normal weight. The task of the test in which the highest score was the balance followed by the implementation side, 66.9% of the students has a normal motor coordination, 2.6% of students are classified as weaknesses in coordination, in opposition there are 7.9% of students with good coordination. There were significant differences in gender coordination, between age groups and between categories of obesity prevalence, and the boyshave better results that girls (p=.000), the eight years group have better results than other (p=.008) and students of composition normoponderal provide superior composition with overweight(p=.021). There is the existence of a negative correlation (r=-26) between and motor coordination. We conclude that there are significant differences in motor skills among male and female students and among different age groups, also there is a negative correlation between BMI and motor coordination.2012-11-28T13:01:09Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2238porGomes, Maria da Conceição Araújo Barrosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:43:33Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2238Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:26.865739Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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