A base de conhecimentos e a identidade de mentores participantes do Programa de Formação Online de Mentores da UFSCar-Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gobato,Paula Grizzo
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Reali,Aline Maria de M. R.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000200007
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar a base de conhecimentos de professores experientes e participantes do Programa de Formação Online de Mentores da UFSCar-Brasil, bem como responder à seguinte questão: quais dos conhecimentos específicos, pedagógicos e sobre a função de mentor, que o auxiliarão a desempenhar a nova função, podem ser apreendidos nos professores experientes, participantes do Programa de Formação Online de Mentores? O Programa é responsável pela formação de mentores, sua proposta curricular é flexível e foca o desenvolvimento profissional de professores experientes. A investigação qualitativa baseou-se na análise descritivo-interpretativa das narrativas presentes em quatro atividades, realizadas durante o processo formativo, de quatro participantes. Foram analisados conhecimentos pedagógicos gerais, conhecimentos de conteúdo específico, conhecimentos pedagógicos do conteúdo, conhecimentos sobre formação e atuação docente e, por fim, conhecimentos sobre a função de gestor, de mentor e da escola. Como resultado, percebe-se que a base de conhecimentos atribuída ao mentor se assemelha à dos profissionais gestores e formadores de professores, ainda que a prática da mentoria e em sala de aula seja importante para que a base seja continuamente remodelada e aperfeiçoada para melhorar o desempenho do mentor e, possivelmente, dos professores iniciantes por ele acompanhados.
id RCAP_e4bf7f0ae6a5f5d4ac5ad7c739df92ea
oai_identifier_str oai:scielo:S0871-91872017000200007
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A base de conhecimentos e a identidade de mentores participantes do Programa de Formação Online de Mentores da UFSCar-BrasilPrograma de Formação Online de MentoresIdentidade docenteBase de conhecimentos para o ensinoO objetivo deste artigo é analisar a base de conhecimentos de professores experientes e participantes do Programa de Formação Online de Mentores da UFSCar-Brasil, bem como responder à seguinte questão: quais dos conhecimentos específicos, pedagógicos e sobre a função de mentor, que o auxiliarão a desempenhar a nova função, podem ser apreendidos nos professores experientes, participantes do Programa de Formação Online de Mentores? O Programa é responsável pela formação de mentores, sua proposta curricular é flexível e foca o desenvolvimento profissional de professores experientes. A investigação qualitativa baseou-se na análise descritivo-interpretativa das narrativas presentes em quatro atividades, realizadas durante o processo formativo, de quatro participantes. Foram analisados conhecimentos pedagógicos gerais, conhecimentos de conteúdo específico, conhecimentos pedagógicos do conteúdo, conhecimentos sobre formação e atuação docente e, por fim, conhecimentos sobre a função de gestor, de mentor e da escola. Como resultado, percebe-se que a base de conhecimentos atribuída ao mentor se assemelha à dos profissionais gestores e formadores de professores, ainda que a prática da mentoria e em sala de aula seja importante para que a base seja continuamente remodelada e aperfeiçoada para melhorar o desempenho do mentor e, possivelmente, dos professores iniciantes por ele acompanhados.Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho2017-12-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000200007Revista Portuguesa de Educação v.30 n.2 2017reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000200007Gobato,Paula GrizzoReali,Aline Maria de M. R.info:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:04:00Zoai:scielo:S0871-91872017000200007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:18:25.492871Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A base de conhecimentos e a identidade de mentores participantes do Programa de Formação Online de Mentores da UFSCar-Brasil
title A base de conhecimentos e a identidade de mentores participantes do Programa de Formação Online de Mentores da UFSCar-Brasil
spellingShingle A base de conhecimentos e a identidade de mentores participantes do Programa de Formação Online de Mentores da UFSCar-Brasil
Gobato,Paula Grizzo
Programa de Formação Online de Mentores
Identidade docente
Base de conhecimentos para o ensino
title_short A base de conhecimentos e a identidade de mentores participantes do Programa de Formação Online de Mentores da UFSCar-Brasil
title_full A base de conhecimentos e a identidade de mentores participantes do Programa de Formação Online de Mentores da UFSCar-Brasil
title_fullStr A base de conhecimentos e a identidade de mentores participantes do Programa de Formação Online de Mentores da UFSCar-Brasil
title_full_unstemmed A base de conhecimentos e a identidade de mentores participantes do Programa de Formação Online de Mentores da UFSCar-Brasil
title_sort A base de conhecimentos e a identidade de mentores participantes do Programa de Formação Online de Mentores da UFSCar-Brasil
author Gobato,Paula Grizzo
author_facet Gobato,Paula Grizzo
Reali,Aline Maria de M. R.
author_role author
author2 Reali,Aline Maria de M. R.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gobato,Paula Grizzo
Reali,Aline Maria de M. R.
dc.subject.por.fl_str_mv Programa de Formação Online de Mentores
Identidade docente
Base de conhecimentos para o ensino
topic Programa de Formação Online de Mentores
Identidade docente
Base de conhecimentos para o ensino
description O objetivo deste artigo é analisar a base de conhecimentos de professores experientes e participantes do Programa de Formação Online de Mentores da UFSCar-Brasil, bem como responder à seguinte questão: quais dos conhecimentos específicos, pedagógicos e sobre a função de mentor, que o auxiliarão a desempenhar a nova função, podem ser apreendidos nos professores experientes, participantes do Programa de Formação Online de Mentores? O Programa é responsável pela formação de mentores, sua proposta curricular é flexível e foca o desenvolvimento profissional de professores experientes. A investigação qualitativa baseou-se na análise descritivo-interpretativa das narrativas presentes em quatro atividades, realizadas durante o processo formativo, de quatro participantes. Foram analisados conhecimentos pedagógicos gerais, conhecimentos de conteúdo específico, conhecimentos pedagógicos do conteúdo, conhecimentos sobre formação e atuação docente e, por fim, conhecimentos sobre a função de gestor, de mentor e da escola. Como resultado, percebe-se que a base de conhecimentos atribuída ao mentor se assemelha à dos profissionais gestores e formadores de professores, ainda que a prática da mentoria e em sala de aula seja importante para que a base seja continuamente remodelada e aperfeiçoada para melhorar o desempenho do mentor e, possivelmente, dos professores iniciantes por ele acompanhados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000200007
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000200007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0871-91872017000200007
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Educação. Instituto de Educação da Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Educação v.30 n.2 2017
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137275686158336