Non-traditional university students at university: an explanatory model of the intention to continue studying
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/21145 |
Resumo: | Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação) |
id |
RCAP_e4d27dc7c4fa9f230589710b38971871 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21145 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Non-traditional university students at university: an explanatory model of the intention to continue studyingEstudantes não-tradicionais universidadeDesempenho académicoIntenção de continuarMétodos de estudoModelo de equações estruturaisNon-traditional university studentsAcademic achievementIntent to continueStudy methodsStructural equation model378.4371.212.7Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação)Em Portugal, tem aumentado a participação de novos grupos de alunos no ensino superior, resultando numa presença cada vez maior de estudantes adultos neste contexto. Embora o desempenho académico constitua um fator importante no processo de decisão dos alunos para continuar a estudar na universidade, a investigação sobre este tema é limitada. O presente estudo analisou a relação entre o desempenho académico e a intenção de estudantes não-tradicionais (NTS) continuarem os seus estudos numa universidade pública (N = 327). Os dados foram analisados através da construção de um modelo de equações estruturais, observando-se que a intenção de continuar a estudar dos alunos de primeiro ano é significativamente determinada pelo seu desempenho académico e que essa conquista é parcialmente determinada pela opção de entrada dos alunos na universidade, média de ingresso e idade. Os resultados apoiaram a viabilidade do modelo e sugerem direções rentáveis em relação à continuidade de NTS na universidade. Os dados sugerem que as universidades deveriam refletir sobre o apoio académico que NTS necessitam receber para continuarem os seus estudos.Portugal is widening the participation of new groups of people in higher education, resulting in a growing presence of mature students at university. Although academic achievement is believed to be an important factor in students’ decision to continue studying at university, the research on this topic is limited. The current study analyzed the relationship between academic achievement and the intention of non-traditional students (NTS) to continue studying at a public university (N=327). The data were analyzed by fitting a path model where first-year students’ intention to continue studying is significantly determined by their academic achievement and that this achievement is partly determined by students’ entry option at university, high school GPA and age. The findings supported the feasibility of the model and suggested profitable directions regarding the retention of NTS at university. The data suggest that universities should reflect upon the academic support that NTS receive to continue their studies.Rosário, PedroUniversidade do MinhoPereira, Armanda Sofia Carvalho Santos20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/21145porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:38:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21145Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:34:46.869729Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Non-traditional university students at university: an explanatory model of the intention to continue studying |
title |
Non-traditional university students at university: an explanatory model of the intention to continue studying |
spellingShingle |
Non-traditional university students at university: an explanatory model of the intention to continue studying Pereira, Armanda Sofia Carvalho Santos Estudantes não-tradicionais universidade Desempenho académico Intenção de continuar Métodos de estudo Modelo de equações estruturais Non-traditional university students Academic achievement Intent to continue Study methods Structural equation model 378.4 371.212.7 |
title_short |
Non-traditional university students at university: an explanatory model of the intention to continue studying |
title_full |
Non-traditional university students at university: an explanatory model of the intention to continue studying |
title_fullStr |
Non-traditional university students at university: an explanatory model of the intention to continue studying |
title_full_unstemmed |
Non-traditional university students at university: an explanatory model of the intention to continue studying |
title_sort |
Non-traditional university students at university: an explanatory model of the intention to continue studying |
author |
Pereira, Armanda Sofia Carvalho Santos |
author_facet |
Pereira, Armanda Sofia Carvalho Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rosário, Pedro Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Armanda Sofia Carvalho Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes não-tradicionais universidade Desempenho académico Intenção de continuar Métodos de estudo Modelo de equações estruturais Non-traditional university students Academic achievement Intent to continue Study methods Structural equation model 378.4 371.212.7 |
topic |
Estudantes não-tradicionais universidade Desempenho académico Intenção de continuar Métodos de estudo Modelo de equações estruturais Non-traditional university students Academic achievement Intent to continue Study methods Structural equation model 378.4 371.212.7 |
description |
Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação) |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/21145 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/21145 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132871266402304 |