Non-traditional university students at university: an explanatory model of the intention to continue studying

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Armanda Sofia Carvalho Santos
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/21145
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação)
id RCAP_e4d27dc7c4fa9f230589710b38971871
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21145
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Non-traditional university students at university: an explanatory model of the intention to continue studyingEstudantes não-tradicionais universidadeDesempenho académicoIntenção de continuarMétodos de estudoModelo de equações estruturaisNon-traditional university studentsAcademic achievementIntent to continueStudy methodsStructural equation model378.4371.212.7Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação)Em Portugal, tem aumentado a participação de novos grupos de alunos no ensino superior, resultando numa presença cada vez maior de estudantes adultos neste contexto. Embora o desempenho académico constitua um fator importante no processo de decisão dos alunos para continuar a estudar na universidade, a investigação sobre este tema é limitada. O presente estudo analisou a relação entre o desempenho académico e a intenção de estudantes não-tradicionais (NTS) continuarem os seus estudos numa universidade pública (N = 327). Os dados foram analisados através da construção de um modelo de equações estruturais, observando-se que a intenção de continuar a estudar dos alunos de primeiro ano é significativamente determinada pelo seu desempenho académico e que essa conquista é parcialmente determinada pela opção de entrada dos alunos na universidade, média de ingresso e idade. Os resultados apoiaram a viabilidade do modelo e sugerem direções rentáveis em relação à continuidade de NTS na universidade. Os dados sugerem que as universidades deveriam refletir sobre o apoio académico que NTS necessitam receber para continuarem os seus estudos.Portugal is widening the participation of new groups of people in higher education, resulting in a growing presence of mature students at university. Although academic achievement is believed to be an important factor in students’ decision to continue studying at university, the research on this topic is limited. The current study analyzed the relationship between academic achievement and the intention of non-traditional students (NTS) to continue studying at a public university (N=327). The data were analyzed by fitting a path model where first-year students’ intention to continue studying is significantly determined by their academic achievement and that this achievement is partly determined by students’ entry option at university, high school GPA and age. The findings supported the feasibility of the model and suggested profitable directions regarding the retention of NTS at university. The data suggest that universities should reflect upon the academic support that NTS receive to continue their studies.Rosário, PedroUniversidade do MinhoPereira, Armanda Sofia Carvalho Santos20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/21145porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:38:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21145Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:34:46.869729Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Non-traditional university students at university: an explanatory model of the intention to continue studying
title Non-traditional university students at university: an explanatory model of the intention to continue studying
spellingShingle Non-traditional university students at university: an explanatory model of the intention to continue studying
Pereira, Armanda Sofia Carvalho Santos
Estudantes não-tradicionais universidade
Desempenho académico
Intenção de continuar
Métodos de estudo
Modelo de equações estruturais
Non-traditional university students
Academic achievement
Intent to continue
Study methods
Structural equation model
378.4
371.212.7
title_short Non-traditional university students at university: an explanatory model of the intention to continue studying
title_full Non-traditional university students at university: an explanatory model of the intention to continue studying
title_fullStr Non-traditional university students at university: an explanatory model of the intention to continue studying
title_full_unstemmed Non-traditional university students at university: an explanatory model of the intention to continue studying
title_sort Non-traditional university students at university: an explanatory model of the intention to continue studying
author Pereira, Armanda Sofia Carvalho Santos
author_facet Pereira, Armanda Sofia Carvalho Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rosário, Pedro
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Armanda Sofia Carvalho Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes não-tradicionais universidade
Desempenho académico
Intenção de continuar
Métodos de estudo
Modelo de equações estruturais
Non-traditional university students
Academic achievement
Intent to continue
Study methods
Structural equation model
378.4
371.212.7
topic Estudantes não-tradicionais universidade
Desempenho académico
Intenção de continuar
Métodos de estudo
Modelo de equações estruturais
Non-traditional university students
Academic achievement
Intent to continue
Study methods
Structural equation model
378.4
371.212.7
description Dissertação de mestrado integrado em Psicologia (área de especialização em Psicologia Escolar e da Educação)
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/21145
url http://hdl.handle.net/1822/21145
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132871266402304