Stakeholders' perspectives of curriculum reform : an exploratory study at the english Department of the National University of Timor Lorosa'e
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/26713 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa) |
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Stakeholders' perspectives of curriculum reform : an exploratory study at the english Department of the National University of Timor Lorosa'e371.214378.4(923.53)Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Desenvolvimento Curricular e Inovação Educativa)Curriculum reform is a complex and multifaceted process. It implies a wide array of factors and dimensions starting with the process of elaboration and design until its implementation and evaluation. In order to capture its complex variables and dimensions, it is important to take a multi-perspective and multi-dimension stance. This was the starting point to explore the main changes and challenges associated with the curriculum reform in East-Timor, and particularly at the English Department of the Faculty Education, Universidade National Timor- Lorosa´e. The goals of this dissertation are to analyze the ways in which the stakeholders look at curriculum reform of English Department of the Faculty of Education; to identify the perceived changes in the transitional and the new curricula from the perspective of the stakeholders; and to get to know the ways in which the stakeholders look at the development of the new curriculum in the Faculty of Education. An exploratory study was carried out with 7 stakeholders, namely the General Director of the Ministry of Education, the Dean of the Faculty of Education, the Head of Department, three permanent members of staff and one guest lecturer. Data were collected through semi-structured interviews. Findings suggest that the participants held a positive view of the new curriculum. The main positive aspects were the existence of a new curriculum itself; team teaching; the focus on students; fewer subjects per semester. As far as the negative aspects are concerned, the lack of relevance of some subjects, the lack of facilities to support the teaching and learning process and the lack of human resources especially educators were identified. The main differences between the new and the old curriculum related to the number of subjects included; the nature and focus of the subjects; the perspective of the curriculum and role of student; the role of pedagogy and the role of faculty. The participants spoke of issues such as insufficient budget, human resources and national security as the main constraints, as well as team teaching and collaboration, students’ centered teaching, lesson planning, newness of some subjects and lack of materials and equipment as the main challenges they had to deal with. Issues such as communication, evaluation methods and support were also referred to by the participants as aspects to focus on the implementing the new curriculum. One of the main implications of the study relates to training and professional development opportunities for staff.A reforma curricular é um processo complexo e multifacetado, o que implica uma variedade de fatores e dimensões, que vão desde a sua elaboração e conceção até à execução e avaliação. A fim de captar a complexidade das suas variáveis e dimensões, é importante adotar várias perspetivas e uma posição multidimensional. Este foi o ponto de partida para explorar as principais mudanças e os desafios associados à reforma curricular em Timor-Leste, particularmente a que foi levada a cabo no Departamento de Inglês da Faculdade de Educação da Universidade Nacional de Timor-Lorosa'e. Esta dissertação pretende analisar o modo como os atores perspetivam esta reforma curricular; identificar as mudanças no que respeita à transição e ao novo currículo, a partir da perspetiva dos intervenientes e conhecer o modo como os atores encaram o desenvolvimento deste novo currículo na Faculdade de Educação. Realizámos um estudo exploratório com sete partes envolvidas no processo de reforma curricular, nomeadamente com o Diretor-Geral do Ministério da Educação, o decano da Faculdade de Educação, o Chefe de Departamento, três membros permanentes do pessoal e um professor convidado, sendo os dados recolhidos através de entrevistas semiestruturadas. Os resultados sugerem que os participantes têm uma visão positiva do novo currículo, destacandose, como principais aspetos positivos, a existência de um currículo próprio, o ensino em equipa, o foco nos alunos e a existência de menos disciplinas por semestre. Quanto aos aspetos negativos, salientam-se a irrelevância de algumas matérias, a falta de instalações para apoiar o processo de ensino e aprendizagem e a falta de recursos humanos, especialmente de educadores. Relativamente às principais diferenças evidencia-se o número de disciplinas envolvidas, a natureza dos assuntos em destaque, a perspetiva do currículo e os papéis dos alunos e do corpo docente. Na implementação do novo currículo, os participantes referiram como principais constrangimentos o orçamento insuficiente, os escassos recursos humanos e a falta de segurança nacional. Como principais desafios, mencionaram o ensino em equipa e de colaboração, o ensino centrado no aluno, o planeamento de aulas, a novidade de algumas disciplinas e a falta de materiais e de equipamentos. Temas como a comunicação, os métodos de avaliação e de apoio também foram referenciados como aspetos a ter em consideração na implementação do novo currículo. Neste sentido, uma das principais implicações do estudo diz respeito à formação e às oportunidades de desenvolvimento profissional para o pessoal docente.Flores, Maria AssunçãoUniversidade do MinhoPatrício, Sancho da Costa20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/26713eng201205254info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:00:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/26713Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:50:00.211862Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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