Modelo de gestão de performance com base nos princípios do balanced scorecard: aplicado à Direção de Produção da RTP
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/17155 |
Resumo: | A televisão, que teve a sua primeira emissão experimental em 1930, transformou o mundo num palco de expansão daquele que viria a ser um dos maiores negócios no sector dos "media". O decorrer da história trouxe a massificação e o jornalismo e entretenimento tornaram-se palavras de ordem dentro daquela que seria a caixa com maior impacto na humanidade. O digital no embalo da globalização veio revolucionar todo este paradigma, permitindo que a imprevisibilidade se instalasse no universo dos "media" e com ela se apresentassem novos desafios. A capacidade de aprendizagem e adaptação da humanidade não foi tão célere quanto esta mudança e os desafios foram crescendo de forma exponencial. Neste sentido, e considerando a alteração dos modos de produção como uma das alterações cruciais que surgem neste clima de mudança, torna-se indispensável colocar o olho clínico sobre a atividade produtiva das organizações, monitorizando-as de forma a antecipar decisões e assim propor novos caminhos de concretização dos objetivos estratégicos. A RTP, como concessionária de serviço público de televisão e rádio em Portugal, deverá ser alvo desta monitorização de modo a acompanhar as tendências de forma eficiente e sustentada. O presente projeto surge com o objetivo de revisitar indicadores de monitorização da atividade produtiva da RTP e propor novas medidas de performance tendo por base o projeto estratégico definido para a mesma e considerando os princípios subjacentes à construção de um "balanced scorecard". |
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Modelo de gestão de performance com base nos princípios do balanced scorecard: aplicado à Direção de Produção da RTPRTP - Rádio e Televisão de Portugal, S.ABalanced ScorecardGestão estratégicaPerformanceMonitorizaçãoControlo de gestãoTrabalho de projetoStrategic managementPerformance analysisManagement controlA televisão, que teve a sua primeira emissão experimental em 1930, transformou o mundo num palco de expansão daquele que viria a ser um dos maiores negócios no sector dos "media". O decorrer da história trouxe a massificação e o jornalismo e entretenimento tornaram-se palavras de ordem dentro daquela que seria a caixa com maior impacto na humanidade. O digital no embalo da globalização veio revolucionar todo este paradigma, permitindo que a imprevisibilidade se instalasse no universo dos "media" e com ela se apresentassem novos desafios. A capacidade de aprendizagem e adaptação da humanidade não foi tão célere quanto esta mudança e os desafios foram crescendo de forma exponencial. Neste sentido, e considerando a alteração dos modos de produção como uma das alterações cruciais que surgem neste clima de mudança, torna-se indispensável colocar o olho clínico sobre a atividade produtiva das organizações, monitorizando-as de forma a antecipar decisões e assim propor novos caminhos de concretização dos objetivos estratégicos. A RTP, como concessionária de serviço público de televisão e rádio em Portugal, deverá ser alvo desta monitorização de modo a acompanhar as tendências de forma eficiente e sustentada. O presente projeto surge com o objetivo de revisitar indicadores de monitorização da atividade produtiva da RTP e propor novas medidas de performance tendo por base o projeto estratégico definido para a mesma e considerando os princípios subjacentes à construção de um "balanced scorecard".Television had its first experimental transmission in 1930, transforming the world in a stage for the expansion of what would come to be one of the major businesses in the media sector. Massification came throughout the history and with it journalism and entertainment became key concepts inside the box that would have the biggest impact on humanity. Brought with globalization, the digital era came to revolutionize this paradigm, allowing that unpredictability settled in the media’s universe and with it new challenges arose. The learning and adaptation capacity of humankind were not as fast as this transformation however challenges remain in an exponential curve. Hereof, and considering the switch in the production modes as one of the most crucial alterations brought out by this changing environment, becomes indispensable to observe closely the productive activity of organizations, monitoring them in order to predict decisions and propose new paths to achieve the strategic goals. RTP, as the public service broadcaster of television and radio in Portugal, should be target of monitorization and therefore follow the tendencies efficiently and in a sustained manner. This project emerges with the objective of revisiting performance indicators of the productive activity of RTP and propose new measurements based on the strategic project defined for the company, and considering the main principles underlying to the development of a balanced scorecard.2019-02-06T14:56:39Z2020-02-06T00:00:00Z2018-05-15T00:00:00Z2018-05-152018-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/17155TID:201948265porVentura, Inês Valada Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:38:36Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/17155Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:17:41.245039Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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