Aproximação organizacional à estratégia de internacionalização das cadeias de franchising

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Couto, João P.
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Resendes, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/4805
Resumo: Este trabalho analisa os factores que diferenciam as empresas de franchising que se expandirão para o estrangeiro das que apenas actuam em Portugal. Permite verificar quais os factores que condicionam a internacionalização destas empresas e em que medida estas divergem das suas congéneres estrangeiras. Utiliza-se uma base de dados das empresas de franchising a actuar em Portugal e a metodologia empregue consistiu na estimação de um modelo logit que permite verificar a influência de factores como o sector de actividade, valor de entrada, valor de investimento, duração do contrato, a experiência de franchising e a nacionalidade, na definição de actividade internacional. As conclusões apontam para a existência de um relacionamento positivo, com a internacionalização, relativamente ao valor de entrada e de investimento, uma relação inversa com o número de anos de início do franchising e uma maior propensão para a internacionalização nas empresas estrangeiras a operar em Portugal face às empresas portuguesas.
id RCAP_e4efda6137c66716b3820adb92a0b6b9
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4805
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aproximação organizacional à estratégia de internacionalização das cadeias de franchisingFranchisingEste trabalho analisa os factores que diferenciam as empresas de franchising que se expandirão para o estrangeiro das que apenas actuam em Portugal. Permite verificar quais os factores que condicionam a internacionalização destas empresas e em que medida estas divergem das suas congéneres estrangeiras. Utiliza-se uma base de dados das empresas de franchising a actuar em Portugal e a metodologia empregue consistiu na estimação de um modelo logit que permite verificar a influência de factores como o sector de actividade, valor de entrada, valor de investimento, duração do contrato, a experiência de franchising e a nacionalidade, na definição de actividade internacional. As conclusões apontam para a existência de um relacionamento positivo, com a internacionalização, relativamente ao valor de entrada e de investimento, uma relação inversa com o número de anos de início do franchising e uma maior propensão para a internacionalização nas empresas estrangeiras a operar em Portugal face às empresas portuguesas.Universidade dos AçoresRepositório da Universidade dos AçoresCouto, João P.Resendes, Isabel2018-09-14T17:05:36Z2008-122008-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4805porCouto, João P.; Resendes, Isabel (2008). Aproximação organizacional à estratégia de internacionalização das cadeias de franchising, "Working Paper Series", 16, 26 pp.. Ponta Delgada: Universidade dos Açores, CEEAplA-A.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:33:02Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4805Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:08.976326Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aproximação organizacional à estratégia de internacionalização das cadeias de franchising
title Aproximação organizacional à estratégia de internacionalização das cadeias de franchising
spellingShingle Aproximação organizacional à estratégia de internacionalização das cadeias de franchising
Couto, João P.
Franchising
title_short Aproximação organizacional à estratégia de internacionalização das cadeias de franchising
title_full Aproximação organizacional à estratégia de internacionalização das cadeias de franchising
title_fullStr Aproximação organizacional à estratégia de internacionalização das cadeias de franchising
title_full_unstemmed Aproximação organizacional à estratégia de internacionalização das cadeias de franchising
title_sort Aproximação organizacional à estratégia de internacionalização das cadeias de franchising
author Couto, João P.
author_facet Couto, João P.
Resendes, Isabel
author_role author
author2 Resendes, Isabel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Couto, João P.
Resendes, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Franchising
topic Franchising
description Este trabalho analisa os factores que diferenciam as empresas de franchising que se expandirão para o estrangeiro das que apenas actuam em Portugal. Permite verificar quais os factores que condicionam a internacionalização destas empresas e em que medida estas divergem das suas congéneres estrangeiras. Utiliza-se uma base de dados das empresas de franchising a actuar em Portugal e a metodologia empregue consistiu na estimação de um modelo logit que permite verificar a influência de factores como o sector de actividade, valor de entrada, valor de investimento, duração do contrato, a experiência de franchising e a nacionalidade, na definição de actividade internacional. As conclusões apontam para a existência de um relacionamento positivo, com a internacionalização, relativamente ao valor de entrada e de investimento, uma relação inversa com o número de anos de início do franchising e uma maior propensão para a internacionalização nas empresas estrangeiras a operar em Portugal face às empresas portuguesas.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12
2008-12-01T00:00:00Z
2018-09-14T17:05:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/4805
url http://hdl.handle.net/10400.3/4805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Couto, João P.; Resendes, Isabel (2008). Aproximação organizacional à estratégia de internacionalização das cadeias de franchising, "Working Paper Series", 16, 26 pp.. Ponta Delgada: Universidade dos Açores, CEEAplA-A.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade dos Açores
publisher.none.fl_str_mv Universidade dos Açores
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130726457671680