Aproximação organizacional à estratégia de internacionalização das cadeias de franchising
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/4805 |
Resumo: | Este trabalho analisa os factores que diferenciam as empresas de franchising que se expandirão para o estrangeiro das que apenas actuam em Portugal. Permite verificar quais os factores que condicionam a internacionalização destas empresas e em que medida estas divergem das suas congéneres estrangeiras. Utiliza-se uma base de dados das empresas de franchising a actuar em Portugal e a metodologia empregue consistiu na estimação de um modelo logit que permite verificar a influência de factores como o sector de actividade, valor de entrada, valor de investimento, duração do contrato, a experiência de franchising e a nacionalidade, na definição de actividade internacional. As conclusões apontam para a existência de um relacionamento positivo, com a internacionalização, relativamente ao valor de entrada e de investimento, uma relação inversa com o número de anos de início do franchising e uma maior propensão para a internacionalização nas empresas estrangeiras a operar em Portugal face às empresas portuguesas. |
id |
RCAP_e4efda6137c66716b3820adb92a0b6b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4805 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aproximação organizacional à estratégia de internacionalização das cadeias de franchisingFranchisingEste trabalho analisa os factores que diferenciam as empresas de franchising que se expandirão para o estrangeiro das que apenas actuam em Portugal. Permite verificar quais os factores que condicionam a internacionalização destas empresas e em que medida estas divergem das suas congéneres estrangeiras. Utiliza-se uma base de dados das empresas de franchising a actuar em Portugal e a metodologia empregue consistiu na estimação de um modelo logit que permite verificar a influência de factores como o sector de actividade, valor de entrada, valor de investimento, duração do contrato, a experiência de franchising e a nacionalidade, na definição de actividade internacional. As conclusões apontam para a existência de um relacionamento positivo, com a internacionalização, relativamente ao valor de entrada e de investimento, uma relação inversa com o número de anos de início do franchising e uma maior propensão para a internacionalização nas empresas estrangeiras a operar em Portugal face às empresas portuguesas.Universidade dos AçoresRepositório da Universidade dos AçoresCouto, João P.Resendes, Isabel2018-09-14T17:05:36Z2008-122008-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4805porCouto, João P.; Resendes, Isabel (2008). Aproximação organizacional à estratégia de internacionalização das cadeias de franchising, "Working Paper Series", 16, 26 pp.. Ponta Delgada: Universidade dos Açores, CEEAplA-A.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:33:02Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4805Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:27:08.976326Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aproximação organizacional à estratégia de internacionalização das cadeias de franchising |
title |
Aproximação organizacional à estratégia de internacionalização das cadeias de franchising |
spellingShingle |
Aproximação organizacional à estratégia de internacionalização das cadeias de franchising Couto, João P. Franchising |
title_short |
Aproximação organizacional à estratégia de internacionalização das cadeias de franchising |
title_full |
Aproximação organizacional à estratégia de internacionalização das cadeias de franchising |
title_fullStr |
Aproximação organizacional à estratégia de internacionalização das cadeias de franchising |
title_full_unstemmed |
Aproximação organizacional à estratégia de internacionalização das cadeias de franchising |
title_sort |
Aproximação organizacional à estratégia de internacionalização das cadeias de franchising |
author |
Couto, João P. |
author_facet |
Couto, João P. Resendes, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Resendes, Isabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Couto, João P. Resendes, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Franchising |
topic |
Franchising |
description |
Este trabalho analisa os factores que diferenciam as empresas de franchising que se expandirão para o estrangeiro das que apenas actuam em Portugal. Permite verificar quais os factores que condicionam a internacionalização destas empresas e em que medida estas divergem das suas congéneres estrangeiras. Utiliza-se uma base de dados das empresas de franchising a actuar em Portugal e a metodologia empregue consistiu na estimação de um modelo logit que permite verificar a influência de factores como o sector de actividade, valor de entrada, valor de investimento, duração do contrato, a experiência de franchising e a nacionalidade, na definição de actividade internacional. As conclusões apontam para a existência de um relacionamento positivo, com a internacionalização, relativamente ao valor de entrada e de investimento, uma relação inversa com o número de anos de início do franchising e uma maior propensão para a internacionalização nas empresas estrangeiras a operar em Portugal face às empresas portuguesas. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12 2008-12-01T00:00:00Z 2018-09-14T17:05:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/4805 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/4805 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Couto, João P.; Resendes, Isabel (2008). Aproximação organizacional à estratégia de internacionalização das cadeias de franchising, "Working Paper Series", 16, 26 pp.. Ponta Delgada: Universidade dos Açores, CEEAplA-A. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade dos Açores |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade dos Açores |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130726457671680 |