Comentários online nos websites de comparação de hotéis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lancha, Pedro Filipe Figueira
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/14461
Resumo: Com o rápido aumento da utilização da internet no mundo, os consumidores utilizam cada vez mais os websites para comparação, compra e venda de produtos. Atualmente os utilizadores da internet deixaram de procurar exclusivamente informação e tornaram-se eles próprios fornecedores de experiências através de comunidades online, que continuam em grande crescimento. Seguindo essa tendência, muitas indústrias escolheram a internet como canal de comunicação preferido e a indústria hoteleira não foge à regra. Assim a presente dissertação resulta numa pesquisa, em que o principal objetivo é entender de que forma os diversos fatores de informação presentes nos comentários online realizados nos websites de comparação de hotéis influenciam a utilização da informação pelo consumidor. Na presente metodologia é utilizado o modelo de Filieri e McLeay (2014), o tipo de inquérito utilizado é um questionário online para analisar quais os fatores que mais influenciam os consumidores a utilizarem a informação disponível nos comentários online. Os principais resultados obtidos neste estudo indicam que a precisão da informação, a consistência da informação e o ranking do alojamento influenciam a utilização da informação presente nos comentários online.
id RCAP_e504cc1e131bf43bcc092784a0a59cf3
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/14461
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comentários online nos websites de comparação de hotéisanálise dos fatores que influenciam a utilização da informação disponível nos comentários onlineOnlineMarketingConsumidorWebsites de comparaçãoHotéisUtilização da informaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e GestãoCom o rápido aumento da utilização da internet no mundo, os consumidores utilizam cada vez mais os websites para comparação, compra e venda de produtos. Atualmente os utilizadores da internet deixaram de procurar exclusivamente informação e tornaram-se eles próprios fornecedores de experiências através de comunidades online, que continuam em grande crescimento. Seguindo essa tendência, muitas indústrias escolheram a internet como canal de comunicação preferido e a indústria hoteleira não foge à regra. Assim a presente dissertação resulta numa pesquisa, em que o principal objetivo é entender de que forma os diversos fatores de informação presentes nos comentários online realizados nos websites de comparação de hotéis influenciam a utilização da informação pelo consumidor. Na presente metodologia é utilizado o modelo de Filieri e McLeay (2014), o tipo de inquérito utilizado é um questionário online para analisar quais os fatores que mais influenciam os consumidores a utilizarem a informação disponível nos comentários online. Os principais resultados obtidos neste estudo indicam que a precisão da informação, a consistência da informação e o ranking do alojamento influenciam a utilização da informação presente nos comentários online.With the fast increase of the use of internet in the world, consumers are increasingly using websites to compare, purchase and sale products. Currently, internet users have stopped looking exclusively for information and become themselves experiences suppliers through online communities. Following this trend, many industries have chosen internet as a preferred communication channel and the hotel industry is no exception. This thesis results in a dissertation research, which the main objective is to understand how the different information factors present in the online comments affect the use of information by consumers. In this methodology is used the Filieri and McLeay (2014) model, the type of survey used is an online questionnaire, to analyze the factors that influence consumers to use the information available on online reviews. The main results of this study indicate that the information accuracy, the information completeness and the accommodation ranking affect the use of the information present on online reviews.Cruz, RuiRepositório ComumLancha, Pedro Filipe Figueira2016-08-18T09:36:02Z2016-07-282016-07-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/14461TID:201230127porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-23T14:31:23Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/14461Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:19:01.403346Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comentários online nos websites de comparação de hotéis
análise dos fatores que influenciam a utilização da informação disponível nos comentários online
title Comentários online nos websites de comparação de hotéis
spellingShingle Comentários online nos websites de comparação de hotéis
Lancha, Pedro Filipe Figueira
Online
Marketing
Consumidor
Websites de comparação
Hotéis
Utilização da informação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Comentários online nos websites de comparação de hotéis
title_full Comentários online nos websites de comparação de hotéis
title_fullStr Comentários online nos websites de comparação de hotéis
title_full_unstemmed Comentários online nos websites de comparação de hotéis
title_sort Comentários online nos websites de comparação de hotéis
author Lancha, Pedro Filipe Figueira
author_facet Lancha, Pedro Filipe Figueira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cruz, Rui
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Lancha, Pedro Filipe Figueira
dc.subject.por.fl_str_mv Online
Marketing
Consumidor
Websites de comparação
Hotéis
Utilização da informação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Online
Marketing
Consumidor
Websites de comparação
Hotéis
Utilização da informação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Com o rápido aumento da utilização da internet no mundo, os consumidores utilizam cada vez mais os websites para comparação, compra e venda de produtos. Atualmente os utilizadores da internet deixaram de procurar exclusivamente informação e tornaram-se eles próprios fornecedores de experiências através de comunidades online, que continuam em grande crescimento. Seguindo essa tendência, muitas indústrias escolheram a internet como canal de comunicação preferido e a indústria hoteleira não foge à regra. Assim a presente dissertação resulta numa pesquisa, em que o principal objetivo é entender de que forma os diversos fatores de informação presentes nos comentários online realizados nos websites de comparação de hotéis influenciam a utilização da informação pelo consumidor. Na presente metodologia é utilizado o modelo de Filieri e McLeay (2014), o tipo de inquérito utilizado é um questionário online para analisar quais os fatores que mais influenciam os consumidores a utilizarem a informação disponível nos comentários online. Os principais resultados obtidos neste estudo indicam que a precisão da informação, a consistência da informação e o ranking do alojamento influenciam a utilização da informação presente nos comentários online.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-08-18T09:36:02Z
2016-07-28
2016-07-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/14461
TID:201230127
url http://hdl.handle.net/10400.26/14461
identifier_str_mv TID:201230127
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135487228641280