Pesquisa de Percepções e Práticas de Avaliação no Ensino Universitário Português
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/27128 |
Resumo: | O propósito deste artigo foi analisar percepções e práticas de avaliação de docentes e estudantes de quatro universidades portuguesas. As percepções foram estudadas por meio de um questionário administrado a docentes e estudantes. As práticas de avaliação foram pesquisadas através de observações de aulas e de entrevistas a docentes e estudantes. Os resultados mostraram que, em geral, as percepções e as práticas de avaliação eram mais consistentes com uma pedagogia centrada nos docentes, baseada na exposição das matérias e na avaliação para classificar, do que numa pedagogia em que os estudantes estão no centro das dinâmicas pedagógicas, baseada na avaliação para aprender e na distribuição de feedback. As percepções e práticas enquadráveis nessa última perspetiva, ainda que minoritárias, revelaram que é possível evoluir para uma pedagogia mais progressiva e inovadora no ensino superior. |
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Pesquisa de Percepções e Práticas de Avaliação no Ensino Universitário PortuguêsInvestigating Perceptions and Assessment Practices within Portuguese Higher EducationEnsino superiorPráticas de avaliaçãoAvaliação educacionalPercepçõesAvaliação pedagógicaPedagogia universitáriaO propósito deste artigo foi analisar percepções e práticas de avaliação de docentes e estudantes de quatro universidades portuguesas. As percepções foram estudadas por meio de um questionário administrado a docentes e estudantes. As práticas de avaliação foram pesquisadas através de observações de aulas e de entrevistas a docentes e estudantes. Os resultados mostraram que, em geral, as percepções e as práticas de avaliação eram mais consistentes com uma pedagogia centrada nos docentes, baseada na exposição das matérias e na avaliação para classificar, do que numa pedagogia em que os estudantes estão no centro das dinâmicas pedagógicas, baseada na avaliação para aprender e na distribuição de feedback. As percepções e práticas enquadráveis nessa última perspetiva, ainda que minoritárias, revelaram que é possível evoluir para uma pedagogia mais progressiva e inovadora no ensino superior.This paper was aimed at analyzing perceptions and assessment practices of teachers and students in four Portuguese universities. Perceptions were studied by means of a questionnaire that was administered to both teachers and students. Assessment practices were studied through class observations and interviews with both teachers and students. Results showed that, in general, perceptions and assessment practices were more consistent with a teacher-centered pedagogy, based on subject-matter exposure and assessment for grading, rather than with a pedagogy that puts students at the center of pedagogical dynamics, based on assessment for learning and on feedback distribution. Perceptions and practices encompassed in the latter perspective, though a minority, have shown that it is possible to move towards a more progressive and innovative pedagogy in higher education.Fundação Carlos ChagasRepositório da Universidade de LisboaFernandes, Domingos2017-03-07T13:56:24Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/27128porFernandes, D. (2015). Pesquisa de percepções e práticas de avaliação no ensino universitário português. Estudos em Avaliação Educacional, 26(63), 596-629.0103-6831(print)10.18222/eae.v26i63.3687info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:16:53Zoai:repositorio.ul.pt:10451/27128Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:43:14.085450Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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