Pesquisa de Percepções e Práticas de Avaliação no Ensino Universitário Português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Domingos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/27128
Resumo: O propósito deste artigo foi analisar percepções e práticas de avaliação de docentes e estudantes de quatro universidades portuguesas. As percepções foram estudadas por meio de um questionário administrado a docentes e estudantes. As práticas de avaliação foram pesquisadas através de observações de aulas e de entrevistas a docentes e estudantes. Os resultados mostraram que, em geral, as percepções e as práticas de avaliação eram mais consistentes com uma pedagogia centrada nos docentes, baseada na exposição das matérias e na avaliação para classificar, do que numa pedagogia em que os estudantes estão no centro das dinâmicas pedagógicas, baseada na avaliação para aprender e na distribuição de feedback. As percepções e práticas enquadráveis nessa última perspetiva, ainda que minoritárias, revelaram que é possível evoluir para uma pedagogia mais progressiva e inovadora no ensino superior.
id RCAP_e507838cfea2baecf26f688fcf979ef5
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/27128
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pesquisa de Percepções e Práticas de Avaliação no Ensino Universitário PortuguêsInvestigating Perceptions and Assessment Practices within Portuguese Higher EducationEnsino superiorPráticas de avaliaçãoAvaliação educacionalPercepçõesAvaliação pedagógicaPedagogia universitáriaO propósito deste artigo foi analisar percepções e práticas de avaliação de docentes e estudantes de quatro universidades portuguesas. As percepções foram estudadas por meio de um questionário administrado a docentes e estudantes. As práticas de avaliação foram pesquisadas através de observações de aulas e de entrevistas a docentes e estudantes. Os resultados mostraram que, em geral, as percepções e as práticas de avaliação eram mais consistentes com uma pedagogia centrada nos docentes, baseada na exposição das matérias e na avaliação para classificar, do que numa pedagogia em que os estudantes estão no centro das dinâmicas pedagógicas, baseada na avaliação para aprender e na distribuição de feedback. As percepções e práticas enquadráveis nessa última perspetiva, ainda que minoritárias, revelaram que é possível evoluir para uma pedagogia mais progressiva e inovadora no ensino superior.This paper was aimed at analyzing perceptions and assessment practices of teachers and students in four Portuguese universities. Perceptions were studied by means of a questionnaire that was administered to both teachers and students. Assessment practices were studied through class observations and interviews with both teachers and students. Results showed that, in general, perceptions and assessment practices were more consistent with a teacher-centered pedagogy, based on subject-matter exposure and assessment for grading, rather than with a pedagogy that puts students at the center of pedagogical dynamics, based on assessment for learning and on feedback distribution. Perceptions and practices encompassed in the latter perspective, though a minority, have shown that it is possible to move towards a more progressive and innovative pedagogy in higher education.Fundação Carlos ChagasRepositório da Universidade de LisboaFernandes, Domingos2017-03-07T13:56:24Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/27128porFernandes, D. (2015). Pesquisa de percepções e práticas de avaliação no ensino universitário português. Estudos em Avaliação Educacional, 26(63), 596-629.0103-6831(print)10.18222/eae.v26i63.3687info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:16:53Zoai:repositorio.ul.pt:10451/27128Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:43:14.085450Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa de Percepções e Práticas de Avaliação no Ensino Universitário Português
Investigating Perceptions and Assessment Practices within Portuguese Higher Education
title Pesquisa de Percepções e Práticas de Avaliação no Ensino Universitário Português
spellingShingle Pesquisa de Percepções e Práticas de Avaliação no Ensino Universitário Português
Fernandes, Domingos
Ensino superior
Práticas de avaliação
Avaliação educacional
Percepções
Avaliação pedagógica
Pedagogia universitária
title_short Pesquisa de Percepções e Práticas de Avaliação no Ensino Universitário Português
title_full Pesquisa de Percepções e Práticas de Avaliação no Ensino Universitário Português
title_fullStr Pesquisa de Percepções e Práticas de Avaliação no Ensino Universitário Português
title_full_unstemmed Pesquisa de Percepções e Práticas de Avaliação no Ensino Universitário Português
title_sort Pesquisa de Percepções e Práticas de Avaliação no Ensino Universitário Português
author Fernandes, Domingos
author_facet Fernandes, Domingos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Domingos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Práticas de avaliação
Avaliação educacional
Percepções
Avaliação pedagógica
Pedagogia universitária
topic Ensino superior
Práticas de avaliação
Avaliação educacional
Percepções
Avaliação pedagógica
Pedagogia universitária
description O propósito deste artigo foi analisar percepções e práticas de avaliação de docentes e estudantes de quatro universidades portuguesas. As percepções foram estudadas por meio de um questionário administrado a docentes e estudantes. As práticas de avaliação foram pesquisadas através de observações de aulas e de entrevistas a docentes e estudantes. Os resultados mostraram que, em geral, as percepções e as práticas de avaliação eram mais consistentes com uma pedagogia centrada nos docentes, baseada na exposição das matérias e na avaliação para classificar, do que numa pedagogia em que os estudantes estão no centro das dinâmicas pedagógicas, baseada na avaliação para aprender e na distribuição de feedback. As percepções e práticas enquadráveis nessa última perspetiva, ainda que minoritárias, revelaram que é possível evoluir para uma pedagogia mais progressiva e inovadora no ensino superior.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2017-03-07T13:56:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/27128
url http://hdl.handle.net/10451/27128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fernandes, D. (2015). Pesquisa de percepções e práticas de avaliação no ensino universitário português. Estudos em Avaliação Educacional, 26(63), 596-629.
0103-6831(print)
10.18222/eae.v26i63.3687
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
publisher.none.fl_str_mv Fundação Carlos Chagas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134349808893952