Práticas de avaliação de dois professores universitários: pesquisa utilizando observações e narrativas de atividades das aulas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Domingos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/27126
Resumo: O propósito deste estudo era compreender práticas de ensino e avaliação de dois docentes universitários de Artes e Humanidades, tendo-se analisado: a) a organização do ensino e as dinâmicas de sala de aula; b) as tarefas de ensino e avaliação utilizadas e papéis de alunos e docentes; c) o feedback; e d) as utilizações da avaliação. Os dados foram coletados através de observações e entrevistas aos professores e aos alunos. As narrativas mostraram que os docentes utilizaram práticas de ensino e avaliação diferentes ainda que parti- lhassem perspetivas pedagógicas semelhantes. A pesquisa permitiu concluir que aulas estruturadas com propósitos claros e bem definidas; dinâmicas de ensino e avaliação diversificadas; utilização de tarefas criteriosamente selecionadas; participação ativa dos alunos nos processos de aprendizagem e avaliação; distribuição sistemática de feedback de qualidade; utilização da avaliação formativa; e utilização de processos de auto e heteroavaliação estão associadas a melhores aprendizagens, de acordo com as opiniões dos alunos e dos docentes. A pesquisa permitiu ainda elaborar reflexões rela- cionadas com a natureza das tarefas, a participação dos alunos, o feedback e a qualidade das aprendizagens.
id RCAP_5b298438ba5652fe1ac43e9172537a2d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/27126
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Práticas de avaliação de dois professores universitários: pesquisa utilizando observações e narrativas de atividades das aulasAssessment practices of two university professors: a study using observations and narratives built on class activitiesPráticas de ensinoPráticas de avaliaçãoAvaliação formativaEnsino superiorPedagogia universitáriaO propósito deste estudo era compreender práticas de ensino e avaliação de dois docentes universitários de Artes e Humanidades, tendo-se analisado: a) a organização do ensino e as dinâmicas de sala de aula; b) as tarefas de ensino e avaliação utilizadas e papéis de alunos e docentes; c) o feedback; e d) as utilizações da avaliação. Os dados foram coletados através de observações e entrevistas aos professores e aos alunos. As narrativas mostraram que os docentes utilizaram práticas de ensino e avaliação diferentes ainda que parti- lhassem perspetivas pedagógicas semelhantes. A pesquisa permitiu concluir que aulas estruturadas com propósitos claros e bem definidas; dinâmicas de ensino e avaliação diversificadas; utilização de tarefas criteriosamente selecionadas; participação ativa dos alunos nos processos de aprendizagem e avaliação; distribuição sistemática de feedback de qualidade; utilização da avaliação formativa; e utilização de processos de auto e heteroavaliação estão associadas a melhores aprendizagens, de acordo com as opiniões dos alunos e dos docentes. A pesquisa permitiu ainda elaborar reflexões rela- cionadas com a natureza das tarefas, a participação dos alunos, o feedback e a qualidade das aprendizagens.Universidade Federal do ParanáRepositório da Universidade de LisboaFernandes, Domingos2017-03-07T11:13:02Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/27126porFernandes, D. (2015). Práticas de avaliação de dois professores universitários: pesquisa utilizando observações e narrativas de atividades das aulas. Educar em Revista, edição especial, 1, 109-135.0104-4060 (Print)10.1590/0104-4060.41488info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:16:53Zoai:repositorio.ul.pt:10451/27126Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:43:13.994124Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Práticas de avaliação de dois professores universitários: pesquisa utilizando observações e narrativas de atividades das aulas
Assessment practices of two university professors: a study using observations and narratives built on class activities
title Práticas de avaliação de dois professores universitários: pesquisa utilizando observações e narrativas de atividades das aulas
spellingShingle Práticas de avaliação de dois professores universitários: pesquisa utilizando observações e narrativas de atividades das aulas
Fernandes, Domingos
Práticas de ensino
Práticas de avaliação
Avaliação formativa
Ensino superior
Pedagogia universitária
title_short Práticas de avaliação de dois professores universitários: pesquisa utilizando observações e narrativas de atividades das aulas
title_full Práticas de avaliação de dois professores universitários: pesquisa utilizando observações e narrativas de atividades das aulas
title_fullStr Práticas de avaliação de dois professores universitários: pesquisa utilizando observações e narrativas de atividades das aulas
title_full_unstemmed Práticas de avaliação de dois professores universitários: pesquisa utilizando observações e narrativas de atividades das aulas
title_sort Práticas de avaliação de dois professores universitários: pesquisa utilizando observações e narrativas de atividades das aulas
author Fernandes, Domingos
author_facet Fernandes, Domingos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Domingos
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas de ensino
Práticas de avaliação
Avaliação formativa
Ensino superior
Pedagogia universitária
topic Práticas de ensino
Práticas de avaliação
Avaliação formativa
Ensino superior
Pedagogia universitária
description O propósito deste estudo era compreender práticas de ensino e avaliação de dois docentes universitários de Artes e Humanidades, tendo-se analisado: a) a organização do ensino e as dinâmicas de sala de aula; b) as tarefas de ensino e avaliação utilizadas e papéis de alunos e docentes; c) o feedback; e d) as utilizações da avaliação. Os dados foram coletados através de observações e entrevistas aos professores e aos alunos. As narrativas mostraram que os docentes utilizaram práticas de ensino e avaliação diferentes ainda que parti- lhassem perspetivas pedagógicas semelhantes. A pesquisa permitiu concluir que aulas estruturadas com propósitos claros e bem definidas; dinâmicas de ensino e avaliação diversificadas; utilização de tarefas criteriosamente selecionadas; participação ativa dos alunos nos processos de aprendizagem e avaliação; distribuição sistemática de feedback de qualidade; utilização da avaliação formativa; e utilização de processos de auto e heteroavaliação estão associadas a melhores aprendizagens, de acordo com as opiniões dos alunos e dos docentes. A pesquisa permitiu ainda elaborar reflexões rela- cionadas com a natureza das tarefas, a participação dos alunos, o feedback e a qualidade das aprendizagens.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2017-03-07T11:13:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/27126
url http://hdl.handle.net/10451/27126
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fernandes, D. (2015). Práticas de avaliação de dois professores universitários: pesquisa utilizando observações e narrativas de atividades das aulas. Educar em Revista, edição especial, 1, 109-135.
0104-4060 (Print)
10.1590/0104-4060.41488
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Paraná
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134349805748224