Práticas de avaliação de dois professores universitários: pesquisa utilizando observações e narrativas de atividades das aulas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/27126 |
Resumo: | O propósito deste estudo era compreender práticas de ensino e avaliação de dois docentes universitários de Artes e Humanidades, tendo-se analisado: a) a organização do ensino e as dinâmicas de sala de aula; b) as tarefas de ensino e avaliação utilizadas e papéis de alunos e docentes; c) o feedback; e d) as utilizações da avaliação. Os dados foram coletados através de observações e entrevistas aos professores e aos alunos. As narrativas mostraram que os docentes utilizaram práticas de ensino e avaliação diferentes ainda que parti- lhassem perspetivas pedagógicas semelhantes. A pesquisa permitiu concluir que aulas estruturadas com propósitos claros e bem definidas; dinâmicas de ensino e avaliação diversificadas; utilização de tarefas criteriosamente selecionadas; participação ativa dos alunos nos processos de aprendizagem e avaliação; distribuição sistemática de feedback de qualidade; utilização da avaliação formativa; e utilização de processos de auto e heteroavaliação estão associadas a melhores aprendizagens, de acordo com as opiniões dos alunos e dos docentes. A pesquisa permitiu ainda elaborar reflexões rela- cionadas com a natureza das tarefas, a participação dos alunos, o feedback e a qualidade das aprendizagens. |
id |
RCAP_5b298438ba5652fe1ac43e9172537a2d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/27126 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Práticas de avaliação de dois professores universitários: pesquisa utilizando observações e narrativas de atividades das aulasAssessment practices of two university professors: a study using observations and narratives built on class activitiesPráticas de ensinoPráticas de avaliaçãoAvaliação formativaEnsino superiorPedagogia universitáriaO propósito deste estudo era compreender práticas de ensino e avaliação de dois docentes universitários de Artes e Humanidades, tendo-se analisado: a) a organização do ensino e as dinâmicas de sala de aula; b) as tarefas de ensino e avaliação utilizadas e papéis de alunos e docentes; c) o feedback; e d) as utilizações da avaliação. Os dados foram coletados através de observações e entrevistas aos professores e aos alunos. As narrativas mostraram que os docentes utilizaram práticas de ensino e avaliação diferentes ainda que parti- lhassem perspetivas pedagógicas semelhantes. A pesquisa permitiu concluir que aulas estruturadas com propósitos claros e bem definidas; dinâmicas de ensino e avaliação diversificadas; utilização de tarefas criteriosamente selecionadas; participação ativa dos alunos nos processos de aprendizagem e avaliação; distribuição sistemática de feedback de qualidade; utilização da avaliação formativa; e utilização de processos de auto e heteroavaliação estão associadas a melhores aprendizagens, de acordo com as opiniões dos alunos e dos docentes. A pesquisa permitiu ainda elaborar reflexões rela- cionadas com a natureza das tarefas, a participação dos alunos, o feedback e a qualidade das aprendizagens.Universidade Federal do ParanáRepositório da Universidade de LisboaFernandes, Domingos2017-03-07T11:13:02Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/27126porFernandes, D. (2015). Práticas de avaliação de dois professores universitários: pesquisa utilizando observações e narrativas de atividades das aulas. Educar em Revista, edição especial, 1, 109-135.0104-4060 (Print)10.1590/0104-4060.41488info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:16:53Zoai:repositorio.ul.pt:10451/27126Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:43:13.994124Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas de avaliação de dois professores universitários: pesquisa utilizando observações e narrativas de atividades das aulas Assessment practices of two university professors: a study using observations and narratives built on class activities |
title |
Práticas de avaliação de dois professores universitários: pesquisa utilizando observações e narrativas de atividades das aulas |
spellingShingle |
Práticas de avaliação de dois professores universitários: pesquisa utilizando observações e narrativas de atividades das aulas Fernandes, Domingos Práticas de ensino Práticas de avaliação Avaliação formativa Ensino superior Pedagogia universitária |
title_short |
Práticas de avaliação de dois professores universitários: pesquisa utilizando observações e narrativas de atividades das aulas |
title_full |
Práticas de avaliação de dois professores universitários: pesquisa utilizando observações e narrativas de atividades das aulas |
title_fullStr |
Práticas de avaliação de dois professores universitários: pesquisa utilizando observações e narrativas de atividades das aulas |
title_full_unstemmed |
Práticas de avaliação de dois professores universitários: pesquisa utilizando observações e narrativas de atividades das aulas |
title_sort |
Práticas de avaliação de dois professores universitários: pesquisa utilizando observações e narrativas de atividades das aulas |
author |
Fernandes, Domingos |
author_facet |
Fernandes, Domingos |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandes, Domingos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas de ensino Práticas de avaliação Avaliação formativa Ensino superior Pedagogia universitária |
topic |
Práticas de ensino Práticas de avaliação Avaliação formativa Ensino superior Pedagogia universitária |
description |
O propósito deste estudo era compreender práticas de ensino e avaliação de dois docentes universitários de Artes e Humanidades, tendo-se analisado: a) a organização do ensino e as dinâmicas de sala de aula; b) as tarefas de ensino e avaliação utilizadas e papéis de alunos e docentes; c) o feedback; e d) as utilizações da avaliação. Os dados foram coletados através de observações e entrevistas aos professores e aos alunos. As narrativas mostraram que os docentes utilizaram práticas de ensino e avaliação diferentes ainda que parti- lhassem perspetivas pedagógicas semelhantes. A pesquisa permitiu concluir que aulas estruturadas com propósitos claros e bem definidas; dinâmicas de ensino e avaliação diversificadas; utilização de tarefas criteriosamente selecionadas; participação ativa dos alunos nos processos de aprendizagem e avaliação; distribuição sistemática de feedback de qualidade; utilização da avaliação formativa; e utilização de processos de auto e heteroavaliação estão associadas a melhores aprendizagens, de acordo com as opiniões dos alunos e dos docentes. A pesquisa permitiu ainda elaborar reflexões rela- cionadas com a natureza das tarefas, a participação dos alunos, o feedback e a qualidade das aprendizagens. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2017-03-07T11:13:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/27126 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/27126 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Fernandes, D. (2015). Práticas de avaliação de dois professores universitários: pesquisa utilizando observações e narrativas de atividades das aulas. Educar em Revista, edição especial, 1, 109-135. 0104-4060 (Print) 10.1590/0104-4060.41488 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Paraná |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134349805748224 |