Motivações para a realização de revisões online sobre unidades hoteleiras no Tripadvisor e contributo para a decisão final de compra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Telma Cristina Gomes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10689
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_e516d81bd3e7af05d747470010d71150
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10689
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Motivações para a realização de revisões online sobre unidades hoteleiras no Tripadvisor e contributo para a decisão final de compraSector HoteleiroWeb 2.0eWOMRevisões OnlineMotivaçõesTripAdvisorHotel industryOnline ReviewsMotivationsMestrado em MarketingCom a generalização da utilização da Internet, os consumidores ganharam uma nova influência já que podem, mais facilmente e de forma pública, partilhar as suas experiências e expressar as suas opiniões sobre produtos e serviços que experimentaram. Consequentemente, o Electronic Word of Mouth (eWOM) tem vindo a ganhar um poder crescente na decisão de compra dos consumidores. Por esse motivo, a presente dissertação tem como objetivo o conhecimento das motivações dos consumidores portugueses para a realização de revisões online sobre unidades hoteleiras no TripAdvisor - um dos maiores sites de viagens, a nível mundial. A recolha de dados foi realizada através de um questionário online que foi divulgado através do Facebook e por correio eletrónico. Os resultados demonstram que as principais motivações para a realização de comentários online sobre unidades hoteleiras no TripAdvisor estão diretamente relacionadas com experiências positivas ("Colaboração com Empresas") e experiências negativas ("Preocupações Sociais"). Entre as principais razões para não realizar revisões online estão o esquecimento, falta de interesse e falta de tempo. No que diz respeito ao contributo das revisões online na decisão final de compra, o presente estudo conclui que as revisões online são a segunda fonte de informação mais importante. A maioria dos inquiridos lê as opiniões que são escritas por outros consumidores e acredita que estas opiniões ajudam-nos a tomar uma decisão.With Internet use generalization, consumers have won a new influence as they can, more easily and publicly, share their experiences and express their opinions about products and services they have used. Hence, Electronic Word of Mouth (eWOM) has been increasingly winning weight on consumers' buying decision. For this reason, the goal of this dissertation is to build a clear understanding of the Portuguese consumers' motivations behind online hotel reviews on TripAdvisor - one of the biggest worldwide travelling websites - and data collection has been completed through an online questionnaire disclosed through Facebook and email. Results have shown that key motivations for online hotel reviews on TripAdvisor are directly correlated with positive experiences ("Helping the Company") and negative experiences ("Social Concerns"). Amongst the main reasons for not sharing online reviews are oblivion, lack of interest and lack of time. Concerning online reviews' contribution over final purchase, this study concludes that online reviews are the second most important information source. Most respondents read other users' opinions and believe this will help making the right decision.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, Helena MartinsRepositório da Universidade de LisboaMartins, Telma Cristina Gomes2016-01-18T14:34:53Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10689porMartins, Telma Cristina Gomes (2015). "Motivações para a realização de revisões online sobre unidades hoteleiras no Tripadvisor e contributo para a decisão final de compra". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:59Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10689Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:06.695020Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Motivações para a realização de revisões online sobre unidades hoteleiras no Tripadvisor e contributo para a decisão final de compra
title Motivações para a realização de revisões online sobre unidades hoteleiras no Tripadvisor e contributo para a decisão final de compra
spellingShingle Motivações para a realização de revisões online sobre unidades hoteleiras no Tripadvisor e contributo para a decisão final de compra
Martins, Telma Cristina Gomes
Sector Hoteleiro
Web 2.0
eWOM
Revisões Online
Motivações
TripAdvisor
Hotel industry
Online Reviews
Motivations
title_short Motivações para a realização de revisões online sobre unidades hoteleiras no Tripadvisor e contributo para a decisão final de compra
title_full Motivações para a realização de revisões online sobre unidades hoteleiras no Tripadvisor e contributo para a decisão final de compra
title_fullStr Motivações para a realização de revisões online sobre unidades hoteleiras no Tripadvisor e contributo para a decisão final de compra
title_full_unstemmed Motivações para a realização de revisões online sobre unidades hoteleiras no Tripadvisor e contributo para a decisão final de compra
title_sort Motivações para a realização de revisões online sobre unidades hoteleiras no Tripadvisor e contributo para a decisão final de compra
author Martins, Telma Cristina Gomes
author_facet Martins, Telma Cristina Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Helena Martins
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Telma Cristina Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Sector Hoteleiro
Web 2.0
eWOM
Revisões Online
Motivações
TripAdvisor
Hotel industry
Online Reviews
Motivations
topic Sector Hoteleiro
Web 2.0
eWOM
Revisões Online
Motivações
TripAdvisor
Hotel industry
Online Reviews
Motivations
description Mestrado em Marketing
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-01-18T14:34:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/10689
url http://hdl.handle.net/10400.5/10689
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Martins, Telma Cristina Gomes (2015). "Motivações para a realização de revisões online sobre unidades hoteleiras no Tripadvisor e contributo para a decisão final de compra". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131053542080512