Motivações para a realização de revisões online sobre unidades hoteleiras no Tripadvisor e contributo para a decisão final de compra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/10689 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_e516d81bd3e7af05d747470010d71150 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10689 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Motivações para a realização de revisões online sobre unidades hoteleiras no Tripadvisor e contributo para a decisão final de compraSector HoteleiroWeb 2.0eWOMRevisões OnlineMotivaçõesTripAdvisorHotel industryOnline ReviewsMotivationsMestrado em MarketingCom a generalização da utilização da Internet, os consumidores ganharam uma nova influência já que podem, mais facilmente e de forma pública, partilhar as suas experiências e expressar as suas opiniões sobre produtos e serviços que experimentaram. Consequentemente, o Electronic Word of Mouth (eWOM) tem vindo a ganhar um poder crescente na decisão de compra dos consumidores. Por esse motivo, a presente dissertação tem como objetivo o conhecimento das motivações dos consumidores portugueses para a realização de revisões online sobre unidades hoteleiras no TripAdvisor - um dos maiores sites de viagens, a nível mundial. A recolha de dados foi realizada através de um questionário online que foi divulgado através do Facebook e por correio eletrónico. Os resultados demonstram que as principais motivações para a realização de comentários online sobre unidades hoteleiras no TripAdvisor estão diretamente relacionadas com experiências positivas ("Colaboração com Empresas") e experiências negativas ("Preocupações Sociais"). Entre as principais razões para não realizar revisões online estão o esquecimento, falta de interesse e falta de tempo. No que diz respeito ao contributo das revisões online na decisão final de compra, o presente estudo conclui que as revisões online são a segunda fonte de informação mais importante. A maioria dos inquiridos lê as opiniões que são escritas por outros consumidores e acredita que estas opiniões ajudam-nos a tomar uma decisão.With Internet use generalization, consumers have won a new influence as they can, more easily and publicly, share their experiences and express their opinions about products and services they have used. Hence, Electronic Word of Mouth (eWOM) has been increasingly winning weight on consumers' buying decision. For this reason, the goal of this dissertation is to build a clear understanding of the Portuguese consumers' motivations behind online hotel reviews on TripAdvisor - one of the biggest worldwide travelling websites - and data collection has been completed through an online questionnaire disclosed through Facebook and email. Results have shown that key motivations for online hotel reviews on TripAdvisor are directly correlated with positive experiences ("Helping the Company") and negative experiences ("Social Concerns"). Amongst the main reasons for not sharing online reviews are oblivion, lack of interest and lack of time. Concerning online reviews' contribution over final purchase, this study concludes that online reviews are the second most important information source. Most respondents read other users' opinions and believe this will help making the right decision.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, Helena MartinsRepositório da Universidade de LisboaMartins, Telma Cristina Gomes2016-01-18T14:34:53Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10689porMartins, Telma Cristina Gomes (2015). "Motivações para a realização de revisões online sobre unidades hoteleiras no Tripadvisor e contributo para a decisão final de compra". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:59Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10689Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:06.695020Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivações para a realização de revisões online sobre unidades hoteleiras no Tripadvisor e contributo para a decisão final de compra |
title |
Motivações para a realização de revisões online sobre unidades hoteleiras no Tripadvisor e contributo para a decisão final de compra |
spellingShingle |
Motivações para a realização de revisões online sobre unidades hoteleiras no Tripadvisor e contributo para a decisão final de compra Martins, Telma Cristina Gomes Sector Hoteleiro Web 2.0 eWOM Revisões Online Motivações TripAdvisor Hotel industry Online Reviews Motivations |
title_short |
Motivações para a realização de revisões online sobre unidades hoteleiras no Tripadvisor e contributo para a decisão final de compra |
title_full |
Motivações para a realização de revisões online sobre unidades hoteleiras no Tripadvisor e contributo para a decisão final de compra |
title_fullStr |
Motivações para a realização de revisões online sobre unidades hoteleiras no Tripadvisor e contributo para a decisão final de compra |
title_full_unstemmed |
Motivações para a realização de revisões online sobre unidades hoteleiras no Tripadvisor e contributo para a decisão final de compra |
title_sort |
Motivações para a realização de revisões online sobre unidades hoteleiras no Tripadvisor e contributo para a decisão final de compra |
author |
Martins, Telma Cristina Gomes |
author_facet |
Martins, Telma Cristina Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Helena Martins Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Telma Cristina Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sector Hoteleiro Web 2.0 eWOM Revisões Online Motivações TripAdvisor Hotel industry Online Reviews Motivations |
topic |
Sector Hoteleiro Web 2.0 eWOM Revisões Online Motivações TripAdvisor Hotel industry Online Reviews Motivations |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2016-01-18T14:34:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/10689 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/10689 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Martins, Telma Cristina Gomes (2015). "Motivações para a realização de revisões online sobre unidades hoteleiras no Tripadvisor e contributo para a decisão final de compra". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131053542080512 |