Revisões online na indústria hoteleira : caracterizção e impacto na decisão de compra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Manuel Filipe Ferreira Marques
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10255
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_2d87c12b7a182289986136b2d6f17bcb
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10255
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Revisões online na indústria hoteleira : caracterizção e impacto na decisão de compraIndústria HoteleiraComentários OnlineE-WOMInternetHotel IndustryOnline reviewsMestrado em MarketingEste estudo analisa o impacto que as revisões online têm na decisão de compra de alojamento turístico. Pretende-se analisar a importância que esta forma de e-wom tem comparada com a importância de outros factores relevantes na escolha do alojamento. É igualmente comparado se clientes que reservaram alojamento por via online valorizam revisões online de forma diferente de clientes que reservaram por via offline. São, igualmente, comparadas as revisões online positivas e negativas relativamente à importância de cada uma. Para atingir os objectivos deste estudo foi realizado um inquérito distribuído em redes sociais. No contexto português, foi possível verificar que as revisões online não são o factor mais importante na escolha de alojamento, tendo as revisões online negativas um papel mais importante que as revisões positivas. Verificou-se, igualmente, que as estrelas atribuídas aos estabelecimentos hoteleiros são o factor menos importante na escolha, tendo mais relevância a classificação quantitativa dada por outros clientes. Observou-se que clientes que compraram online e offline valorizam todos os factores em análise de igual forma.This study examines the impact that online reviews have in buying decisions of tourist accomodation. It is intended to analyse the importance that this form of e-WOM have compared with the importance of other factors relevant to the choice of accommodation. It is also analysed if guests who booked accomodation through a online way value online reviews differently than customers who booked via offline. The importance of positive and negative online reviews is also compared. To achieve the objectives of this study a survey was distributed in social networks and forums. In the portuguese context, we found that online reviews are not the most important factor in choosing tourist accommodation, with the negative online reviews a more important role than positive reviews. It was also verified that hotel stars are the least important factor in the choice, having more relevance the quantitative classification given by other customers. It was observed that customers who have booked online and offline valuate reviews in the same way.Instituto Superior de Economia e GestãoGonçalves, Helena MartinsRepositório da Universidade de LisboaAlves, Manuel Filipe Ferreira Marques2015-11-24T14:14:35Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10255porAlves, Manuel Filipe Ferreira Marques (2011). "Revisões online na indústria hoteleira : caracterizção e impacto na decisão de compra". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:40:35Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10255Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:56:42.986262Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Revisões online na indústria hoteleira : caracterizção e impacto na decisão de compra
title Revisões online na indústria hoteleira : caracterizção e impacto na decisão de compra
spellingShingle Revisões online na indústria hoteleira : caracterizção e impacto na decisão de compra
Alves, Manuel Filipe Ferreira Marques
Indústria Hoteleira
Comentários Online
E-WOM
Internet
Hotel Industry
Online reviews
title_short Revisões online na indústria hoteleira : caracterizção e impacto na decisão de compra
title_full Revisões online na indústria hoteleira : caracterizção e impacto na decisão de compra
title_fullStr Revisões online na indústria hoteleira : caracterizção e impacto na decisão de compra
title_full_unstemmed Revisões online na indústria hoteleira : caracterizção e impacto na decisão de compra
title_sort Revisões online na indústria hoteleira : caracterizção e impacto na decisão de compra
author Alves, Manuel Filipe Ferreira Marques
author_facet Alves, Manuel Filipe Ferreira Marques
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Helena Martins
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Manuel Filipe Ferreira Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Indústria Hoteleira
Comentários Online
E-WOM
Internet
Hotel Industry
Online reviews
topic Indústria Hoteleira
Comentários Online
E-WOM
Internet
Hotel Industry
Online reviews
description Mestrado em Marketing
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2015-11-24T14:14:35Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/10255
url http://hdl.handle.net/10400.5/10255
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Alves, Manuel Filipe Ferreira Marques (2011). "Revisões online na indústria hoteleira : caracterizção e impacto na decisão de compra". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131049862627328