Relatório de Estágio Pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/5652 |
Resumo: | Capítulo 1. Este capítulo tem a finalidade de elaborar a descrição e reflexão de todas as atividades por mim desenvolvidas no estágio pedagógico, durante o ano letivo 2013/2014, no Agrupamento de Escolas do Fundão. Os principais objetivos do estágio foram a aplicação dos conhecimentos pedagógicos, adquiridos em toda a minha formação, e a aprendizagem de novas formas de intervir na lecionação e/ou nas restantes tarefas atuais do professor. A descrição e respetivas reflexões das atividades letivas, são relativas a uma amostra de duas turmas do ensino secundário e um aluno com necessidades educativas especiais (NEE); além disso, constam, nesta descrição a direção de turma e as atividades não letivas. Terminando este ano de trabalho, verifico que o estágio pedagógico foi de extrema importância, permitindo a aquisição de conhecimentos e competências, e a prática de todas as atividades inerentes à profissão de professor. Resumo Capítulo 2. Dois dos pilares da estratégia da Europa 2020 são o desenvolvimento de contextos de aprendizagem que devem promover competências adaptativas ao individuo, e promoção de comportamento de hábitos de vida saudáveis. O desporto é reconhecido como uma atividade motivacional, que solicita interações quer intra quer inter pessoais. Objetivo: desenvolver e verificar se as tarefas de aprendizagem propostas melhoraram o conhecimento adquirido pelas crianças nas ciências da biologia, geografia e matemática. Método: 64 alunos do 1º ciclo do ensino básico (9-10 anos, 9,60±0,50), divididos aleatoriamente em dois grupos, o grupo controlo (GC: n=30) e o grupo experimental (GE: n=34) que foram expostos à resolução de problemas por meio de jogos desportivos durante um mês, uma hora por semana. Um questionário foi aplicado antes, após a intervenção para cada ciência. Os jogos com situações de aprendizagem foram construídos de modo a proporcionar aos alunos contextos de exploração e aprendizagem de conceitos de ciência. Resultados: Foram encontradas diferenças significativas entre o pré teste e o pós-teste do Grupo Prático, no conhecimento adquirido, nas três áreas. |
id |
RCAP_e51ca3899ff5ac71fca3c8ff735c6787 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5652 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório de Estágio PedagógicoAgrupamento de Escolas do FundãoAtividades Não LetivasEstágio PedagógicoLecionaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisCapítulo 1. Este capítulo tem a finalidade de elaborar a descrição e reflexão de todas as atividades por mim desenvolvidas no estágio pedagógico, durante o ano letivo 2013/2014, no Agrupamento de Escolas do Fundão. Os principais objetivos do estágio foram a aplicação dos conhecimentos pedagógicos, adquiridos em toda a minha formação, e a aprendizagem de novas formas de intervir na lecionação e/ou nas restantes tarefas atuais do professor. A descrição e respetivas reflexões das atividades letivas, são relativas a uma amostra de duas turmas do ensino secundário e um aluno com necessidades educativas especiais (NEE); além disso, constam, nesta descrição a direção de turma e as atividades não letivas. Terminando este ano de trabalho, verifico que o estágio pedagógico foi de extrema importância, permitindo a aquisição de conhecimentos e competências, e a prática de todas as atividades inerentes à profissão de professor. Resumo Capítulo 2. Dois dos pilares da estratégia da Europa 2020 são o desenvolvimento de contextos de aprendizagem que devem promover competências adaptativas ao individuo, e promoção de comportamento de hábitos de vida saudáveis. O desporto é reconhecido como uma atividade motivacional, que solicita interações quer intra quer inter pessoais. Objetivo: desenvolver e verificar se as tarefas de aprendizagem propostas melhoraram o conhecimento adquirido pelas crianças nas ciências da biologia, geografia e matemática. Método: 64 alunos do 1º ciclo do ensino básico (9-10 anos, 9,60±0,50), divididos aleatoriamente em dois grupos, o grupo controlo (GC: n=30) e o grupo experimental (GE: n=34) que foram expostos à resolução de problemas por meio de jogos desportivos durante um mês, uma hora por semana. Um questionário foi aplicado antes, após a intervenção para cada ciência. Os jogos com situações de aprendizagem foram construídos de modo a proporcionar aos alunos contextos de exploração e aprendizagem de conceitos de ciência. Resultados: Foram encontradas diferenças significativas entre o pré teste e o pós-teste do Grupo Prático, no conhecimento adquirido, nas três áreas.Chapter 1. This chapter aims to establish a description and reflection of all activities undertaken by me in teaching practice during the school year 2013/2014, at Agrupamento de Escolas do Fundão. The main objectives of the stage were the application of pedagogical knowledge acquired throughout my academic formation, and learning new ways to intervene in teaching environments and/or in the other tasks of the teacher. The description and respective reflections of teaching activities are related to a sample of two classes of high school and a student with special educational needs; Furthermore, contained in this description the direction of class and non teaching activities. Completing this year's work, I find that teaching practice was extremely important, allowing the acquisition of knowledge and skills, and practice of all activities related to the teaching profession. Chapter 2. Two of the pillars of the Europe 2020 strategy are the development of learning contexts that should promote adaptive skills to individual, and healthy lifestyle habits. Sport is recognized has a motivational activity that requests interactions either intra or inter personal. Objective: develop and verify if the proposed learning tasks improved the knowledge acquired by children in the sciences of biology, geography and math. Method: 64 students of 1st cycle of basic education participated (9-10 years, 9,60±0,50) were randomly divided into two groups, the control group (CG: n=30) and the experimental group (EG: n=34) who were exposed to problem solving through games sports for one month, one hour for week. A questionnaire was administered before and after the intervention. Games with learning situations were constructed to provide students the context of exploration and learning of science concepts. Results: significant differences were found between pre-test and post-test of GE, acquire more knowledge, in the three areas. Conclusions: The intervention has improved students' knowledge in various sciences.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumBento, Adriano Martinho2018-08-03T13:33:53Z2014-6-232014-07-162014-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5652TID:201641410porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:43:42Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5652Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:31.334053Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório de Estágio Pedagógico Agrupamento de Escolas do Fundão |
title |
Relatório de Estágio Pedagógico |
spellingShingle |
Relatório de Estágio Pedagógico Bento, Adriano Martinho Atividades Não Letivas Estágio Pedagógico Lecionação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
title_short |
Relatório de Estágio Pedagógico |
title_full |
Relatório de Estágio Pedagógico |
title_fullStr |
Relatório de Estágio Pedagógico |
title_full_unstemmed |
Relatório de Estágio Pedagógico |
title_sort |
Relatório de Estágio Pedagógico |
author |
Bento, Adriano Martinho |
author_facet |
Bento, Adriano Martinho |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Júlio Manuel Cardoso uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bento, Adriano Martinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividades Não Letivas Estágio Pedagógico Lecionação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
topic |
Atividades Não Letivas Estágio Pedagógico Lecionação Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais |
description |
Capítulo 1. Este capítulo tem a finalidade de elaborar a descrição e reflexão de todas as atividades por mim desenvolvidas no estágio pedagógico, durante o ano letivo 2013/2014, no Agrupamento de Escolas do Fundão. Os principais objetivos do estágio foram a aplicação dos conhecimentos pedagógicos, adquiridos em toda a minha formação, e a aprendizagem de novas formas de intervir na lecionação e/ou nas restantes tarefas atuais do professor. A descrição e respetivas reflexões das atividades letivas, são relativas a uma amostra de duas turmas do ensino secundário e um aluno com necessidades educativas especiais (NEE); além disso, constam, nesta descrição a direção de turma e as atividades não letivas. Terminando este ano de trabalho, verifico que o estágio pedagógico foi de extrema importância, permitindo a aquisição de conhecimentos e competências, e a prática de todas as atividades inerentes à profissão de professor. Resumo Capítulo 2. Dois dos pilares da estratégia da Europa 2020 são o desenvolvimento de contextos de aprendizagem que devem promover competências adaptativas ao individuo, e promoção de comportamento de hábitos de vida saudáveis. O desporto é reconhecido como uma atividade motivacional, que solicita interações quer intra quer inter pessoais. Objetivo: desenvolver e verificar se as tarefas de aprendizagem propostas melhoraram o conhecimento adquirido pelas crianças nas ciências da biologia, geografia e matemática. Método: 64 alunos do 1º ciclo do ensino básico (9-10 anos, 9,60±0,50), divididos aleatoriamente em dois grupos, o grupo controlo (GC: n=30) e o grupo experimental (GE: n=34) que foram expostos à resolução de problemas por meio de jogos desportivos durante um mês, uma hora por semana. Um questionário foi aplicado antes, após a intervenção para cada ciência. Os jogos com situações de aprendizagem foram construídos de modo a proporcionar aos alunos contextos de exploração e aprendizagem de conceitos de ciência. Resultados: Foram encontradas diferenças significativas entre o pré teste e o pós-teste do Grupo Prático, no conhecimento adquirido, nas três áreas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-6-23 2014-07-16 2014-07-16T00:00:00Z 2018-08-03T13:33:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/5652 TID:201641410 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/5652 |
identifier_str_mv |
TID:201641410 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136361813377024 |