Relatório de Estágio Pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bento, Adriano Martinho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5652
Resumo: Capítulo 1. Este capítulo tem a finalidade de elaborar a descrição e reflexão de todas as atividades por mim desenvolvidas no estágio pedagógico, durante o ano letivo 2013/2014, no Agrupamento de Escolas do Fundão. Os principais objetivos do estágio foram a aplicação dos conhecimentos pedagógicos, adquiridos em toda a minha formação, e a aprendizagem de novas formas de intervir na lecionação e/ou nas restantes tarefas atuais do professor. A descrição e respetivas reflexões das atividades letivas, são relativas a uma amostra de duas turmas do ensino secundário e um aluno com necessidades educativas especiais (NEE); além disso, constam, nesta descrição a direção de turma e as atividades não letivas. Terminando este ano de trabalho, verifico que o estágio pedagógico foi de extrema importância, permitindo a aquisição de conhecimentos e competências, e a prática de todas as atividades inerentes à profissão de professor. Resumo Capítulo 2. Dois dos pilares da estratégia da Europa 2020 são o desenvolvimento de contextos de aprendizagem que devem promover competências adaptativas ao individuo, e promoção de comportamento de hábitos de vida saudáveis. O desporto é reconhecido como uma atividade motivacional, que solicita interações quer intra quer inter pessoais. Objetivo: desenvolver e verificar se as tarefas de aprendizagem propostas melhoraram o conhecimento adquirido pelas crianças nas ciências da biologia, geografia e matemática. Método: 64 alunos do 1º ciclo do ensino básico (9-10 anos, 9,60±0,50), divididos aleatoriamente em dois grupos, o grupo controlo (GC: n=30) e o grupo experimental (GE: n=34) que foram expostos à resolução de problemas por meio de jogos desportivos durante um mês, uma hora por semana. Um questionário foi aplicado antes, após a intervenção para cada ciência. Os jogos com situações de aprendizagem foram construídos de modo a proporcionar aos alunos contextos de exploração e aprendizagem de conceitos de ciência. Resultados: Foram encontradas diferenças significativas entre o pré teste e o pós-teste do Grupo Prático, no conhecimento adquirido, nas três áreas.
id RCAP_e51ca3899ff5ac71fca3c8ff735c6787
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5652
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio PedagógicoAgrupamento de Escolas do FundãoAtividades Não LetivasEstágio PedagógicoLecionaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisCapítulo 1. Este capítulo tem a finalidade de elaborar a descrição e reflexão de todas as atividades por mim desenvolvidas no estágio pedagógico, durante o ano letivo 2013/2014, no Agrupamento de Escolas do Fundão. Os principais objetivos do estágio foram a aplicação dos conhecimentos pedagógicos, adquiridos em toda a minha formação, e a aprendizagem de novas formas de intervir na lecionação e/ou nas restantes tarefas atuais do professor. A descrição e respetivas reflexões das atividades letivas, são relativas a uma amostra de duas turmas do ensino secundário e um aluno com necessidades educativas especiais (NEE); além disso, constam, nesta descrição a direção de turma e as atividades não letivas. Terminando este ano de trabalho, verifico que o estágio pedagógico foi de extrema importância, permitindo a aquisição de conhecimentos e competências, e a prática de todas as atividades inerentes à profissão de professor. Resumo Capítulo 2. Dois dos pilares da estratégia da Europa 2020 são o desenvolvimento de contextos de aprendizagem que devem promover competências adaptativas ao individuo, e promoção de comportamento de hábitos de vida saudáveis. O desporto é reconhecido como uma atividade motivacional, que solicita interações quer intra quer inter pessoais. Objetivo: desenvolver e verificar se as tarefas de aprendizagem propostas melhoraram o conhecimento adquirido pelas crianças nas ciências da biologia, geografia e matemática. Método: 64 alunos do 1º ciclo do ensino básico (9-10 anos, 9,60±0,50), divididos aleatoriamente em dois grupos, o grupo controlo (GC: n=30) e o grupo experimental (GE: n=34) que foram expostos à resolução de problemas por meio de jogos desportivos durante um mês, uma hora por semana. Um questionário foi aplicado antes, após a intervenção para cada ciência. Os jogos com situações de aprendizagem foram construídos de modo a proporcionar aos alunos contextos de exploração e aprendizagem de conceitos de ciência. Resultados: Foram encontradas diferenças significativas entre o pré teste e o pós-teste do Grupo Prático, no conhecimento adquirido, nas três áreas.Chapter 1. This chapter aims to establish a description and reflection of all activities undertaken by me in teaching practice during the school year 2013/2014, at Agrupamento de Escolas do Fundão. The main objectives of the stage were the application of pedagogical knowledge acquired throughout my academic formation, and learning new ways to intervene in teaching environments and/or in the other tasks of the teacher. The description and respective reflections of teaching activities are related to a sample of two classes of high school and a student with special educational needs; Furthermore, contained in this description the direction of class and non teaching activities. Completing this year's work, I find that teaching practice was extremely important, allowing the acquisition of knowledge and skills, and practice of all activities related to the teaching profession. Chapter 2. Two of the pillars of the Europe 2020 strategy are the development of learning contexts that should promote adaptive skills to individual, and healthy lifestyle habits. Sport is recognized has a motivational activity that requests interactions either intra or inter personal. Objective: develop and verify if the proposed learning tasks improved the knowledge acquired by children in the sciences of biology, geography and math. Method: 64 students of 1st cycle of basic education participated (9-10 years, 9,60±0,50) were randomly divided into two groups, the control group (CG: n=30) and the experimental group (EG: n=34) who were exposed to problem solving through games sports for one month, one hour for week. A questionnaire was administered before and after the intervention. Games with learning situations were constructed to provide students the context of exploration and learning of science concepts. Results: significant differences were found between pre-test and post-test of GE, acquire more knowledge, in the three areas. Conclusions: The intervention has improved students' knowledge in various sciences.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumBento, Adriano Martinho2018-08-03T13:33:53Z2014-6-232014-07-162014-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5652TID:201641410porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:43:42Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5652Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:31.334053Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico
Agrupamento de Escolas do Fundão
title Relatório de Estágio Pedagógico
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico
Bento, Adriano Martinho
Atividades Não Letivas
Estágio Pedagógico
Lecionação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Relatório de Estágio Pedagógico
title_full Relatório de Estágio Pedagógico
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico
author Bento, Adriano Martinho
author_facet Bento, Adriano Martinho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Júlio Manuel Cardoso
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Bento, Adriano Martinho
dc.subject.por.fl_str_mv Atividades Não Letivas
Estágio Pedagógico
Lecionação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Atividades Não Letivas
Estágio Pedagógico
Lecionação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Capítulo 1. Este capítulo tem a finalidade de elaborar a descrição e reflexão de todas as atividades por mim desenvolvidas no estágio pedagógico, durante o ano letivo 2013/2014, no Agrupamento de Escolas do Fundão. Os principais objetivos do estágio foram a aplicação dos conhecimentos pedagógicos, adquiridos em toda a minha formação, e a aprendizagem de novas formas de intervir na lecionação e/ou nas restantes tarefas atuais do professor. A descrição e respetivas reflexões das atividades letivas, são relativas a uma amostra de duas turmas do ensino secundário e um aluno com necessidades educativas especiais (NEE); além disso, constam, nesta descrição a direção de turma e as atividades não letivas. Terminando este ano de trabalho, verifico que o estágio pedagógico foi de extrema importância, permitindo a aquisição de conhecimentos e competências, e a prática de todas as atividades inerentes à profissão de professor. Resumo Capítulo 2. Dois dos pilares da estratégia da Europa 2020 são o desenvolvimento de contextos de aprendizagem que devem promover competências adaptativas ao individuo, e promoção de comportamento de hábitos de vida saudáveis. O desporto é reconhecido como uma atividade motivacional, que solicita interações quer intra quer inter pessoais. Objetivo: desenvolver e verificar se as tarefas de aprendizagem propostas melhoraram o conhecimento adquirido pelas crianças nas ciências da biologia, geografia e matemática. Método: 64 alunos do 1º ciclo do ensino básico (9-10 anos, 9,60±0,50), divididos aleatoriamente em dois grupos, o grupo controlo (GC: n=30) e o grupo experimental (GE: n=34) que foram expostos à resolução de problemas por meio de jogos desportivos durante um mês, uma hora por semana. Um questionário foi aplicado antes, após a intervenção para cada ciência. Os jogos com situações de aprendizagem foram construídos de modo a proporcionar aos alunos contextos de exploração e aprendizagem de conceitos de ciência. Resultados: Foram encontradas diferenças significativas entre o pré teste e o pós-teste do Grupo Prático, no conhecimento adquirido, nas três áreas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-6-23
2014-07-16
2014-07-16T00:00:00Z
2018-08-03T13:33:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/5652
TID:201641410
url http://hdl.handle.net/10400.6/5652
identifier_str_mv TID:201641410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136361813377024