Relatório de Estágio Pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Marco Alexandre Pereira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/5711
Resumo: Capitulo 1 (Estágio Pedagógico) O presente relatório de Estágio Pedagógico tem como objetivo descrever toda a minha envolvência na atividade docente desenvolvida ao longo do ano letivo de 2013/2014, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, que foi realizada na Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo situada na Guarda, com a orientação do professor Doutor Júlio Martins e do professor cooperante Nuno Lemos. Relativamente às atividades que desenvolvi ao longo do ano letivo no presente estágio, fui responsável pela lecionação das aulas da turma do 7ºB, observador das aulas lecionadas pelos meus colegas de estágio e auxiliar nas aulas da turma do 7º C (ministradas pelo professor cooperante). No desporto escolar, auxiliei nos treinos passando pelas modalidades de voleibol, ténis de mesa, futsal feminino e escalada. Em termos da direção de turma, acompanhei o professor responsável pela direção da turma do 7º B em todas as funções. Na organização e gestão de eventos, participei ativamente, tanto nas atividades organizadas pelo grupo de educação física como nas do grupo de estagiários. As atividades anteriormente referidas, nas quais tive um papel ativo permitiram-me adquirir um conjunto de conhecimentos e competências na respetiva área, concedendo-me um maior grau de autonomia e responsabilidade, desde a organização da sessão aos aspetos diretamente relacionados com a direção da turma. Neste sentido, considero que foi uma experiência gratificante e muito enriquecedora, dado que este estágio me permitiu um contacto direto com a realidade escolar na qual tive oportunidade de compreender o verdadeiro papel de um professor. Capitulo 2 O objetivo deste trabalho foi comparar os níveis de aptidão física e índice de massa corporal de alunos com residência urbana e rural de uma escola básica do Norte Interior de Portugal. A amostra foi composta por 270 alunos, 142 do género masculino e 128 do género feminino, com idades entre os 9 e 16 anos, pertencentes ao 2º e 3º ciclo de ensino. Recorreu-se à bateria de testes Fitnessgram (NES, 2002) para aferir a aptidão física; a classificação do índice de massa corporal foi baseada nos valores de referência da World Health Organization (1995) e a caracterização dos alunos foi realizada através da ficha biográfica cedida pela escola. Os resultados obtidos apenas demonstraram diferenças significativas (p<0.05) nos seguintes alunos: (i) 2º ciclo de ensino feminino: extensão do tronco com melhores resultados nas alunas com residência rural e a força média com melhores resultados nas alunas com residência urbana; (ii) 2º ciclo de ensino masculino: o vaivém com melhores resultados nos alunos com residência no meio rural (iii) 3º ciclo de ensino feminino: a extensão do tronco com melhores resultados nos alunos com residência no meio urbano.
id RCAP_f570f16bd81da9356c091b738b65ad9e
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5711
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio PedagógicoEscola Básica Carolina Beatriz Ângelo - GuardaEducação FísicaEstágio PedagógicoExperiência PedagógicaLecionaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisCapitulo 1 (Estágio Pedagógico) O presente relatório de Estágio Pedagógico tem como objetivo descrever toda a minha envolvência na atividade docente desenvolvida ao longo do ano letivo de 2013/2014, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, que foi realizada na Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo situada na Guarda, com a orientação do professor Doutor Júlio Martins e do professor cooperante Nuno Lemos. Relativamente às atividades que desenvolvi ao longo do ano letivo no presente estágio, fui responsável pela lecionação das aulas da turma do 7ºB, observador das aulas lecionadas pelos meus colegas de estágio e auxiliar nas aulas da turma do 7º C (ministradas pelo professor cooperante). No desporto escolar, auxiliei nos treinos passando pelas modalidades de voleibol, ténis de mesa, futsal feminino e escalada. Em termos da direção de turma, acompanhei o professor responsável pela direção da turma do 7º B em todas as funções. Na organização e gestão de eventos, participei ativamente, tanto nas atividades organizadas pelo grupo de educação física como nas do grupo de estagiários. As atividades anteriormente referidas, nas quais tive um papel ativo permitiram-me adquirir um conjunto de conhecimentos e competências na respetiva área, concedendo-me um maior grau de autonomia e responsabilidade, desde a organização da sessão aos aspetos diretamente relacionados com a direção da turma. Neste sentido, considero que foi uma experiência gratificante e muito enriquecedora, dado que este estágio me permitiu um contacto direto com a realidade escolar na qual tive oportunidade de compreender o verdadeiro papel de um professor. Capitulo 2 O objetivo deste trabalho foi comparar os níveis de aptidão física e índice de massa corporal de alunos com residência urbana e rural de uma escola básica do Norte Interior de Portugal. A amostra foi composta por 270 alunos, 142 do género masculino e 128 do género feminino, com idades entre os 9 e 16 anos, pertencentes ao 2º e 3º ciclo de ensino. Recorreu-se à bateria de testes Fitnessgram (NES, 2002) para aferir a aptidão física; a classificação do índice de massa corporal foi baseada nos valores de referência da World Health Organization (1995) e a caracterização dos alunos foi realizada através da ficha biográfica cedida pela escola. Os resultados obtidos apenas demonstraram diferenças significativas (p<0.05) nos seguintes alunos: (i) 2º ciclo de ensino feminino: extensão do tronco com melhores resultados nas alunas com residência rural e a força média com melhores resultados nas alunas com residência urbana; (ii) 2º ciclo de ensino masculino: o vaivém com melhores resultados nos alunos com residência no meio rural (iii) 3º ciclo de ensino feminino: a extensão do tronco com melhores resultados nos alunos com residência no meio urbano.Chapter 1 (Teaching Practicum) The following teaching internship report aims to describe all my experience during the various teaching activities developed throughout the school year 2013/2014 under the Master in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education, which was held at Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo located in Guarda city, with the guidance of the professor Dr. Júlio Martins and Nuno Lemos cooperating teacher. On the activities developed throughout the school year at this internship, I was the teacher responsible for the 7 B class, observer on the classes carried out by my fellow interns and assistant professor on 7 C classes (held by the cooperating teacher). In the school activities, I was responsible for assisting in training, from volleyball to table tennis, passing throw futsal and female climbing. I also acquired some knowledge in what concerns managing and directing a school class by following and monitoring the teacher responsible for the 7B class carrying out all his functions. In the topic of organization and management of events, I took part in activities organized by both the group of Physical Education and also the group of trainees. The above activities in which I played an active role, allowed me to acquire a set of skills and knowledge in this area of expertise, grating me a greater sense of autonomy and responsibility, from the organization of the session to the aspects directly related to the direction of the class. With this being said, I think it was a very rewarding and enriching experience, since this internship allowed me to have direct contact with the school reality nowadays, where I had the opportunity to understand the true role of a teacher. Chapter 2 The main purpose of this study was to compare the levels of physical fitness and body mass index of students with urban and rural residence from an elementary school in the North Interior of Portugal. The sample covered 270 students, 142 male and 128 female, aged between 9 and 16, belonging to the 2nd and 3rd teaching cycles. The Fitnessgram test battery (NES, 2002) measured physical fitness; the classification of body mass index was based on the reference values from the World Health Organization (1995) and the students’ characterization was made through their biographical archives given by the school. The tests’ results only demonstrated significant differences (p<0.05) amongst the following students: (i) 2nd cycle of female education: trunk extension with better results in students with rural residence and average force with better results in students with urban residence; (ii) 2nd cycle of male education: the shuttle with better results in students with rural residence (iv) 3rd cycle of female education: trunk extension with better results in students with urban residence.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumDuarte, Marco Alexandre Pereira2018-08-24T16:16:24Z2014-6-202014-07-162014-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/5711TID:201645866porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:43:52Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/5711Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:46:35.071764Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico
Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo - Guarda
title Relatório de Estágio Pedagógico
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico
Duarte, Marco Alexandre Pereira
Educação Física
Estágio Pedagógico
Experiência Pedagógica
Lecionação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
title_short Relatório de Estágio Pedagógico
title_full Relatório de Estágio Pedagógico
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico
author Duarte, Marco Alexandre Pereira
author_facet Duarte, Marco Alexandre Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Júlio Manuel Cardoso
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Marco Alexandre Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Experiência Pedagógica
Lecionação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Experiência Pedagógica
Lecionação
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais
description Capitulo 1 (Estágio Pedagógico) O presente relatório de Estágio Pedagógico tem como objetivo descrever toda a minha envolvência na atividade docente desenvolvida ao longo do ano letivo de 2013/2014, no âmbito do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, que foi realizada na Escola Básica Carolina Beatriz Ângelo situada na Guarda, com a orientação do professor Doutor Júlio Martins e do professor cooperante Nuno Lemos. Relativamente às atividades que desenvolvi ao longo do ano letivo no presente estágio, fui responsável pela lecionação das aulas da turma do 7ºB, observador das aulas lecionadas pelos meus colegas de estágio e auxiliar nas aulas da turma do 7º C (ministradas pelo professor cooperante). No desporto escolar, auxiliei nos treinos passando pelas modalidades de voleibol, ténis de mesa, futsal feminino e escalada. Em termos da direção de turma, acompanhei o professor responsável pela direção da turma do 7º B em todas as funções. Na organização e gestão de eventos, participei ativamente, tanto nas atividades organizadas pelo grupo de educação física como nas do grupo de estagiários. As atividades anteriormente referidas, nas quais tive um papel ativo permitiram-me adquirir um conjunto de conhecimentos e competências na respetiva área, concedendo-me um maior grau de autonomia e responsabilidade, desde a organização da sessão aos aspetos diretamente relacionados com a direção da turma. Neste sentido, considero que foi uma experiência gratificante e muito enriquecedora, dado que este estágio me permitiu um contacto direto com a realidade escolar na qual tive oportunidade de compreender o verdadeiro papel de um professor. Capitulo 2 O objetivo deste trabalho foi comparar os níveis de aptidão física e índice de massa corporal de alunos com residência urbana e rural de uma escola básica do Norte Interior de Portugal. A amostra foi composta por 270 alunos, 142 do género masculino e 128 do género feminino, com idades entre os 9 e 16 anos, pertencentes ao 2º e 3º ciclo de ensino. Recorreu-se à bateria de testes Fitnessgram (NES, 2002) para aferir a aptidão física; a classificação do índice de massa corporal foi baseada nos valores de referência da World Health Organization (1995) e a caracterização dos alunos foi realizada através da ficha biográfica cedida pela escola. Os resultados obtidos apenas demonstraram diferenças significativas (p<0.05) nos seguintes alunos: (i) 2º ciclo de ensino feminino: extensão do tronco com melhores resultados nas alunas com residência rural e a força média com melhores resultados nas alunas com residência urbana; (ii) 2º ciclo de ensino masculino: o vaivém com melhores resultados nos alunos com residência no meio rural (iii) 3º ciclo de ensino feminino: a extensão do tronco com melhores resultados nos alunos com residência no meio urbano.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-6-20
2014-07-16
2014-07-16T00:00:00Z
2018-08-24T16:16:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/5711
TID:201645866
url http://hdl.handle.net/10400.6/5711
identifier_str_mv TID:201645866
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136361987440640