A crise petrolífera em Angola : realidade ou ficção? : estudo de caso : Jornal de Angola, expansão e o país
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/21870 |
Resumo: | Angola é um país em paz há treze anos e durante este período foi alvo de um crescimento económico e social exponencial, alavancado na exploração petrolífera. Ao longo deste tempo, também a imprensa desenvolveu-se e evoluiu, aumentando o número de publicações e tiragens dos órgãos existentes. Na actualidade, a situação económico-social inverteu-se e o país enfrenta uma conjuntura particularmente difícil transversal a todos os sectores e a imprensa não constitui a excepção. Neste contexto, e porque os estudos mediáticos são ainda escassos, importa analisar a percepção da realidade económica e social veiculada pela imprensa, sob a alçada de um governo acusado de infringir os direitos humanos. Assim, propomo-nos a analisar 3 órgãos de comunicação – Jornal de Angola, Expansão e O País – recorrendo aos conceitos de enquadramento, agendamento e gatekeeping, numa tentativa de desconstruir a percepção da realidade veiculada. |
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A crise petrolífera em Angola : realidade ou ficção? : estudo de caso : Jornal de Angola, expansão e o paísAgendamentoEnquadramentoGatekeepingFramingAgenda-settingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoAngola é um país em paz há treze anos e durante este período foi alvo de um crescimento económico e social exponencial, alavancado na exploração petrolífera. Ao longo deste tempo, também a imprensa desenvolveu-se e evoluiu, aumentando o número de publicações e tiragens dos órgãos existentes. Na actualidade, a situação económico-social inverteu-se e o país enfrenta uma conjuntura particularmente difícil transversal a todos os sectores e a imprensa não constitui a excepção. Neste contexto, e porque os estudos mediáticos são ainda escassos, importa analisar a percepção da realidade económica e social veiculada pela imprensa, sob a alçada de um governo acusado de infringir os direitos humanos. Assim, propomo-nos a analisar 3 órgãos de comunicação – Jornal de Angola, Expansão e O País – recorrendo aos conceitos de enquadramento, agendamento e gatekeeping, numa tentativa de desconstruir a percepção da realidade veiculada.Angola is a country that found peace thirteen years ago and during that period of time developed economically and socially through the oil exploitation. Also in that time, the media and the press became stronger, growing in circulation and variety. Nowadays, the economical and social situation has reversed and the country faces a particular hard conjuncture that crosses all sectors of economy, and the media is not an exception. In this context, and because communication studies are very rare, it is importante to analyse the perception of reality disseminated trough the press, specially in a country where the government is so often accused of violating human rights. Therefore, we’ll focus our study in 3 newspapers – Jornal de Angola, Expansão and O País – upon the concepts of framing, agenda-setting and gatekeeping, making an effort to deconstruct the perception of reality disseminated by the press.Santos, Rogério José de AlmeidaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaBarros, Bruna Gabriela Gomes2017-03-21T10:39:25Z2016-09-2320162016-09-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/21870TID:201337274porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:28:01Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/21870Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:18:12.029471Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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