Em rede fazemos a diferença : um percurso de aprendizagem, empowerment e inclusão educativa e comunitária com pais de crianças e jovens com NEE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/1732 https://doi.org/10.34628/fdqw-vj28 |
Resumo: | Intervenção social. - ISSN 0874-1611. - N. 42-45 (2.º semestre 2013 - 1.º semestre 2015). - p. 191-205 |
id |
RCAP_e524328628b769ac9a1136e09db3a849 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/1732 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Em rede fazemos a diferença : um percurso de aprendizagem, empowerment e inclusão educativa e comunitária com pais de crianças e jovens com NEEEducação inclusivaEducação especialInclusão na educaçãoIntervenção social. - ISSN 0874-1611. - N. 42-45 (2.º semestre 2013 - 1.º semestre 2015). - p. 191-205O presente trabalho faz parte de um projeto ainda em movimento que procura refletir-se e promover o debate sobre o trabalho social com famílias a propósito da inclusão de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais. A inspiração de Paulo Freire para a "prática de pensar a prática" alia-se ao valor heurístico e epistemológico da narração como atividade de democratização discursiva (Cunha: 2011:82). Contar a história deste projeto é simultaneamente um demorado e complexo processo de decisões, um pretexto de reflexão e um movimento de tensões positivas entre pessoas, significados e palavras, que tem géneses e histórias também diferentes. A opção foi por situar alguns entendimentos que têm sido âncora do projeto (mas que nem sempre são ditos, negociados e partilhados), partilhar breves narrativas do agido, do pensado e do sentido e equacionar ligações entre este campo de intervenção e algumas questões profissionais do Serviço Social. A ideia de Gardou (2003:62) de que o que é «bom» para os alunos em situação de deficiência o é também para todos os outros vem modificar o foco de intervenção e convida-nos (a nós técnicos em geral e a nós, assistentes sociais, em particular) a refletir sobre os modelos de intervenção e os processos de integração e de inclusão, como vias bastante diferentes. Sabendo que esta será sempre uma narrativa entre muitas outras possíveis, privilegiamos os conceitos de «inclusão», de «aprendizagem» e de «empowerment» para refletir e partilhar um percurso coletivo empenhado na construção local de uma melhor inclusão.2015-11-04T16:41:16Z2015-11-042015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/1732http://hdl.handle.net/11067/1732https://doi.org/10.34628/fdqw-vj28por0874-1611Passarinho, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:45:30Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/1732Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:25:47.530278Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Em rede fazemos a diferença : um percurso de aprendizagem, empowerment e inclusão educativa e comunitária com pais de crianças e jovens com NEE |
title |
Em rede fazemos a diferença : um percurso de aprendizagem, empowerment e inclusão educativa e comunitária com pais de crianças e jovens com NEE |
spellingShingle |
Em rede fazemos a diferença : um percurso de aprendizagem, empowerment e inclusão educativa e comunitária com pais de crianças e jovens com NEE Passarinho, Isabel Educação inclusiva Educação especial Inclusão na educação |
title_short |
Em rede fazemos a diferença : um percurso de aprendizagem, empowerment e inclusão educativa e comunitária com pais de crianças e jovens com NEE |
title_full |
Em rede fazemos a diferença : um percurso de aprendizagem, empowerment e inclusão educativa e comunitária com pais de crianças e jovens com NEE |
title_fullStr |
Em rede fazemos a diferença : um percurso de aprendizagem, empowerment e inclusão educativa e comunitária com pais de crianças e jovens com NEE |
title_full_unstemmed |
Em rede fazemos a diferença : um percurso de aprendizagem, empowerment e inclusão educativa e comunitária com pais de crianças e jovens com NEE |
title_sort |
Em rede fazemos a diferença : um percurso de aprendizagem, empowerment e inclusão educativa e comunitária com pais de crianças e jovens com NEE |
author |
Passarinho, Isabel |
author_facet |
Passarinho, Isabel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Passarinho, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Educação especial Inclusão na educação |
topic |
Educação inclusiva Educação especial Inclusão na educação |
description |
Intervenção social. - ISSN 0874-1611. - N. 42-45 (2.º semestre 2013 - 1.º semestre 2015). - p. 191-205 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-11-04T16:41:16Z 2015-11-04 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11067/1732 http://hdl.handle.net/11067/1732 https://doi.org/10.34628/fdqw-vj28 |
url |
http://hdl.handle.net/11067/1732 https://doi.org/10.34628/fdqw-vj28 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
0874-1611 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136739023912960 |