Em rede fazemos a diferença : um percurso de aprendizagem, empowerment e inclusão educativa e comunitária com pais de crianças e jovens com NEE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passarinho, Isabel
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/1732
https://doi.org/10.34628/fdqw-vj28
Resumo: Intervenção social. - ISSN 0874-1611. - N. 42-45 (2.º semestre 2013 - 1.º semestre 2015). - p. 191-205
id RCAP_e524328628b769ac9a1136e09db3a849
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/1732
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Em rede fazemos a diferença : um percurso de aprendizagem, empowerment e inclusão educativa e comunitária com pais de crianças e jovens com NEEEducação inclusivaEducação especialInclusão na educaçãoIntervenção social. - ISSN 0874-1611. - N. 42-45 (2.º semestre 2013 - 1.º semestre 2015). - p. 191-205O presente trabalho faz parte de um projeto ainda em movimento que procura refletir-se e promover o debate sobre o trabalho social com famílias a propósito da inclusão de crianças e jovens com Necessidades Educativas Especiais. A inspiração de Paulo Freire para a "prática de pensar a prática" alia-se ao valor heurístico e epistemológico da narração como atividade de democratização discursiva (Cunha: 2011:82). Contar a história deste projeto é simultaneamente um demorado e complexo processo de decisões, um pretexto de reflexão e um movimento de tensões positivas entre pessoas, significados e palavras, que tem géneses e histórias também diferentes. A opção foi por situar alguns entendimentos que têm sido âncora do projeto (mas que nem sempre são ditos, negociados e partilhados), partilhar breves narrativas do agido, do pensado e do sentido e equacionar ligações entre este campo de intervenção e algumas questões profissionais do Serviço Social. A ideia de Gardou (2003:62) de que o que é «bom» para os alunos em situação de deficiência o é também para todos os outros vem modificar o foco de intervenção e convida-nos (a nós técnicos em geral e a nós, assistentes sociais, em particular) a refletir sobre os modelos de intervenção e os processos de integração e de inclusão, como vias bastante diferentes. Sabendo que esta será sempre uma narrativa entre muitas outras possíveis, privilegiamos os conceitos de «inclusão», de «aprendizagem» e de «empowerment» para refletir e partilhar um percurso coletivo empenhado na construção local de uma melhor inclusão.2015-11-04T16:41:16Z2015-11-042015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/1732http://hdl.handle.net/11067/1732https://doi.org/10.34628/fdqw-vj28por0874-1611Passarinho, Isabelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:45:30Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/1732Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:25:47.530278Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Em rede fazemos a diferença : um percurso de aprendizagem, empowerment e inclusão educativa e comunitária com pais de crianças e jovens com NEE
title Em rede fazemos a diferença : um percurso de aprendizagem, empowerment e inclusão educativa e comunitária com pais de crianças e jovens com NEE
spellingShingle Em rede fazemos a diferença : um percurso de aprendizagem, empowerment e inclusão educativa e comunitária com pais de crianças e jovens com NEE
Passarinho, Isabel
Educação inclusiva
Educação especial
Inclusão na educação
title_short Em rede fazemos a diferença : um percurso de aprendizagem, empowerment e inclusão educativa e comunitária com pais de crianças e jovens com NEE
title_full Em rede fazemos a diferença : um percurso de aprendizagem, empowerment e inclusão educativa e comunitária com pais de crianças e jovens com NEE
title_fullStr Em rede fazemos a diferença : um percurso de aprendizagem, empowerment e inclusão educativa e comunitária com pais de crianças e jovens com NEE
title_full_unstemmed Em rede fazemos a diferença : um percurso de aprendizagem, empowerment e inclusão educativa e comunitária com pais de crianças e jovens com NEE
title_sort Em rede fazemos a diferença : um percurso de aprendizagem, empowerment e inclusão educativa e comunitária com pais de crianças e jovens com NEE
author Passarinho, Isabel
author_facet Passarinho, Isabel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passarinho, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv Educação inclusiva
Educação especial
Inclusão na educação
topic Educação inclusiva
Educação especial
Inclusão na educação
description Intervenção social. - ISSN 0874-1611. - N. 42-45 (2.º semestre 2013 - 1.º semestre 2015). - p. 191-205
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-04T16:41:16Z
2015-11-04
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/1732
http://hdl.handle.net/11067/1732
https://doi.org/10.34628/fdqw-vj28
url http://hdl.handle.net/11067/1732
https://doi.org/10.34628/fdqw-vj28
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0874-1611
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136739023912960