Inclusão: percursos e experiências educacionais no Brasil e na Itália

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scussiatto, Caroline Carminatti
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Informática na Educação: teoria & prática
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/52338
Resumo: Considerando a inclusão como um tema de discussão atual e movimento de cunho internacional, o presente estudo se refere a dois diferentes modelos e experiências educacionais inclusivas. Realiza, a apresentação e a análise dos percursos, experiências educacionais e características que definem o processo que ocorre no Brasil e na Itália, na atualidade. A partir da pesquisa e análise de publicações referentes ao tema se torna possível inferir que os dois países se encontram inseridos no movimento mundial de inclusão social, possuindo elementos históricos, referências legais e acadêmicas que caracterizam seus diferentes caminhos. A discussão teórica destaca aspectos centrais, sem pretender esgotar o tema ou menosprezar detalhes e dimensões, mas com a intenção de trazer ao campo científico elementos para ampliação da reflexão, a partir dos diferentes modelos e formas de efetivação da educação na perspectiva da inclusão.
id UFRGS-7_e5eb2fb954acd3a2d65a54767e1c9774
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/52338
network_acronym_str UFRGS-7
network_name_str Informática na Educação: teoria & prática
repository_id_str
spelling Inclusão: percursos e experiências educacionais no Brasil e na ItáliaEducação Inclusiva. Educação Especial. Inclusão Social.Inclusão EducacionalConsiderando a inclusão como um tema de discussão atual e movimento de cunho internacional, o presente estudo se refere a dois diferentes modelos e experiências educacionais inclusivas. Realiza, a apresentação e a análise dos percursos, experiências educacionais e características que definem o processo que ocorre no Brasil e na Itália, na atualidade. A partir da pesquisa e análise de publicações referentes ao tema se torna possível inferir que os dois países se encontram inseridos no movimento mundial de inclusão social, possuindo elementos históricos, referências legais e acadêmicas que caracterizam seus diferentes caminhos. A discussão teórica destaca aspectos centrais, sem pretender esgotar o tema ou menosprezar detalhes e dimensões, mas com a intenção de trazer ao campo científico elementos para ampliação da reflexão, a partir dos diferentes modelos e formas de efetivação da educação na perspectiva da inclusão.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2016-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Científicoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/5233810.22456/1982-1654.52338Computers in education: theory & practice; Vol. 18 No. 2 (2015): INCLUSÃO, CONTEXTOS E APLICATIVOS DIGITAISInformática na educação: teoria & prática; v. 18 n. 2 (2015): INCLUSÃO, CONTEXTOS E APLICATIVOS DIGITAIS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/52338/36444Scussiatto, Caroline Carminattiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T02:34:07Zoai:seer.ufrgs.br:article/52338Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2016-06-03T02:34:07Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Inclusão: percursos e experiências educacionais no Brasil e na Itália
title Inclusão: percursos e experiências educacionais no Brasil e na Itália
spellingShingle Inclusão: percursos e experiências educacionais no Brasil e na Itália
Scussiatto, Caroline Carminatti
Educação Inclusiva. Educação Especial. Inclusão Social.
Inclusão Educacional
title_short Inclusão: percursos e experiências educacionais no Brasil e na Itália
title_full Inclusão: percursos e experiências educacionais no Brasil e na Itália
title_fullStr Inclusão: percursos e experiências educacionais no Brasil e na Itália
title_full_unstemmed Inclusão: percursos e experiências educacionais no Brasil e na Itália
title_sort Inclusão: percursos e experiências educacionais no Brasil e na Itália
author Scussiatto, Caroline Carminatti
author_facet Scussiatto, Caroline Carminatti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scussiatto, Caroline Carminatti
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Inclusiva. Educação Especial. Inclusão Social.
Inclusão Educacional
topic Educação Inclusiva. Educação Especial. Inclusão Social.
Inclusão Educacional
description Considerando a inclusão como um tema de discussão atual e movimento de cunho internacional, o presente estudo se refere a dois diferentes modelos e experiências educacionais inclusivas. Realiza, a apresentação e a análise dos percursos, experiências educacionais e características que definem o processo que ocorre no Brasil e na Itália, na atualidade. A partir da pesquisa e análise de publicações referentes ao tema se torna possível inferir que os dois países se encontram inseridos no movimento mundial de inclusão social, possuindo elementos históricos, referências legais e acadêmicas que caracterizam seus diferentes caminhos. A discussão teórica destaca aspectos centrais, sem pretender esgotar o tema ou menosprezar detalhes e dimensões, mas com a intenção de trazer ao campo científico elementos para ampliação da reflexão, a partir dos diferentes modelos e formas de efetivação da educação na perspectiva da inclusão.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo Científico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/52338
10.22456/1982-1654.52338
url https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/52338
identifier_str_mv 10.22456/1982-1654.52338
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/52338/36444
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Computers in education: theory & practice; Vol. 18 No. 2 (2015): INCLUSÃO, CONTEXTOS E APLICATIVOS DIGITAIS
Informática na educação: teoria & prática; v. 18 n. 2 (2015): INCLUSÃO, CONTEXTOS E APLICATIVOS DIGITAIS
1982-1654
1516-084X
reponame:Informática na Educação: teoria & prática
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Informática na Educação: teoria & prática
collection Informática na Educação: teoria & prática
repository.name.fl_str_mv Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revista@pgie.ufrgs.br
_version_ 1799766183123091456