Inclusão: percursos e experiências educacionais no Brasil e na Itália
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Informática na Educação: teoria & prática |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/52338 |
Resumo: | Considerando a inclusão como um tema de discussão atual e movimento de cunho internacional, o presente estudo se refere a dois diferentes modelos e experiências educacionais inclusivas. Realiza, a apresentação e a análise dos percursos, experiências educacionais e características que definem o processo que ocorre no Brasil e na Itália, na atualidade. A partir da pesquisa e análise de publicações referentes ao tema se torna possível inferir que os dois países se encontram inseridos no movimento mundial de inclusão social, possuindo elementos históricos, referências legais e acadêmicas que caracterizam seus diferentes caminhos. A discussão teórica destaca aspectos centrais, sem pretender esgotar o tema ou menosprezar detalhes e dimensões, mas com a intenção de trazer ao campo científico elementos para ampliação da reflexão, a partir dos diferentes modelos e formas de efetivação da educação na perspectiva da inclusão. |
id |
UFRGS-7_e5eb2fb954acd3a2d65a54767e1c9774 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/52338 |
network_acronym_str |
UFRGS-7 |
network_name_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão: percursos e experiências educacionais no Brasil e na ItáliaEducação Inclusiva. Educação Especial. Inclusão Social.Inclusão EducacionalConsiderando a inclusão como um tema de discussão atual e movimento de cunho internacional, o presente estudo se refere a dois diferentes modelos e experiências educacionais inclusivas. Realiza, a apresentação e a análise dos percursos, experiências educacionais e características que definem o processo que ocorre no Brasil e na Itália, na atualidade. A partir da pesquisa e análise de publicações referentes ao tema se torna possível inferir que os dois países se encontram inseridos no movimento mundial de inclusão social, possuindo elementos históricos, referências legais e acadêmicas que caracterizam seus diferentes caminhos. A discussão teórica destaca aspectos centrais, sem pretender esgotar o tema ou menosprezar detalhes e dimensões, mas com a intenção de trazer ao campo científico elementos para ampliação da reflexão, a partir dos diferentes modelos e formas de efetivação da educação na perspectiva da inclusão.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2016-01-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo Científicoapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/5233810.22456/1982-1654.52338Computers in education: theory & practice; Vol. 18 No. 2 (2015): INCLUSÃO, CONTEXTOS E APLICATIVOS DIGITAISInformática na educação: teoria & prática; v. 18 n. 2 (2015): INCLUSÃO, CONTEXTOS E APLICATIVOS DIGITAIS1982-16541516-084Xreponame:Informática na Educação: teoria & práticainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/52338/36444Scussiatto, Caroline Carminattiinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T02:34:07Zoai:seer.ufrgs.br:article/52338Revistahttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPraticaPUBhttps://seer.ufrgs.br/InfEducTeoriaPratica/oai||revista@pgie.ufrgs.br1982-16541516-084Xopendoar:2016-06-03T02:34:07Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão: percursos e experiências educacionais no Brasil e na Itália |
title |
Inclusão: percursos e experiências educacionais no Brasil e na Itália |
spellingShingle |
Inclusão: percursos e experiências educacionais no Brasil e na Itália Scussiatto, Caroline Carminatti Educação Inclusiva. Educação Especial. Inclusão Social. Inclusão Educacional |
title_short |
Inclusão: percursos e experiências educacionais no Brasil e na Itália |
title_full |
Inclusão: percursos e experiências educacionais no Brasil e na Itália |
title_fullStr |
Inclusão: percursos e experiências educacionais no Brasil e na Itália |
title_full_unstemmed |
Inclusão: percursos e experiências educacionais no Brasil e na Itália |
title_sort |
Inclusão: percursos e experiências educacionais no Brasil e na Itália |
author |
Scussiatto, Caroline Carminatti |
author_facet |
Scussiatto, Caroline Carminatti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scussiatto, Caroline Carminatti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Inclusiva. Educação Especial. Inclusão Social. Inclusão Educacional |
topic |
Educação Inclusiva. Educação Especial. Inclusão Social. Inclusão Educacional |
description |
Considerando a inclusão como um tema de discussão atual e movimento de cunho internacional, o presente estudo se refere a dois diferentes modelos e experiências educacionais inclusivas. Realiza, a apresentação e a análise dos percursos, experiências educacionais e características que definem o processo que ocorre no Brasil e na Itália, na atualidade. A partir da pesquisa e análise de publicações referentes ao tema se torna possível inferir que os dois países se encontram inseridos no movimento mundial de inclusão social, possuindo elementos históricos, referências legais e acadêmicas que caracterizam seus diferentes caminhos. A discussão teórica destaca aspectos centrais, sem pretender esgotar o tema ou menosprezar detalhes e dimensões, mas com a intenção de trazer ao campo científico elementos para ampliação da reflexão, a partir dos diferentes modelos e formas de efetivação da educação na perspectiva da inclusão. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo Científico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/52338 10.22456/1982-1654.52338 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/52338 |
identifier_str_mv |
10.22456/1982-1654.52338 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/InfEducTeoriaPratica/article/view/52338/36444 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Computers in education: theory & practice; Vol. 18 No. 2 (2015): INCLUSÃO, CONTEXTOS E APLICATIVOS DIGITAIS Informática na educação: teoria & prática; v. 18 n. 2 (2015): INCLUSÃO, CONTEXTOS E APLICATIVOS DIGITAIS 1982-1654 1516-084X reponame:Informática na Educação: teoria & prática instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Informática na Educação: teoria & prática |
collection |
Informática na Educação: teoria & prática |
repository.name.fl_str_mv |
Informática na Educação: teoria & prática - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revista@pgie.ufrgs.br |
_version_ |
1799766183123091456 |