Comorbilidade entre PHDA e Perturbação Específica da Aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/10675 |
Resumo: | Introdução: A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção e a Perturbação Específica da Aprendizagem são dois dos distúrbios do neurodesenvolvimento mais frequentes nas crianças em Portugal e no mundo. Ambas têm um impacto significativo no dia-a-dia das crianças, em particular no rendimento escolar. A comorbilidade entre estas duas entidades é conhecida e frequente, mas pouco estudada. Objetivo: Estudar a comorbilidade entre a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção e a Perturbação Específica da Aprendizagem através da comparação de duas amostras, uma com a comorbilidade e outra apenas com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção. Materiais e Métodos: Estudo observacional descritivo em que foram recolhidos dados referentes a duas amostras de 20 crianças, com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção e com comorbilidade entre Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção e Perturbação Específica de Aprendizagem, seguidos em consulta no serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Centro Hospitalar e Universitário Cova da Beira. Foi colocada hipótese principal que o grupo em estudo apresenta mais alterações do desenvolvimento psicomotor. O processamento e análise dos dados foram efetuados com recurso ao Statistical Package for Social Science versão 21.0, através de testes paramétricos e não-paramétricos. Resultados: Das 40 crianças em estudo, 21 frequentavam apoio educativo. Destes 81% correspondiam a crianças com comorbilidade. Além disso, metade da população tinha pelo menos 1 retenção. Apenas 40% das crianças com comorbilidade não tinha qualquer reprovação. Existe uma diferença significativa entre os dois grupos em estudo nos resultados da aplicação da Bateria Psicomotora, sendo que o perfil eupráxico é significativamente mais frequente entre as crianças com comorbilidade, 71,4% (n=15) enquanto o perfil hiperpráxico é mais prevalente nas crianças apenas com Perturbação de Hiperatividade e Défice de atenção 85,7% (n=6). A mediana da classificação final da Bateria Psicomotora nas crianças com comorbilidade é significativamente mais elevada (24 3) do que as crianças controlo (mediana 22 3). Conclusão: A comorbilidade entre a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção e Perturbação Específica da Aprendizagem implica um pior prognóstico destas crianças, com mais dificuldades na aprendizagem e piores resultados escolares e uma deterioração do desenvolvimento psicomotor, com obtenção de piores resultados na Bateria Psicomotora face às crianças com apenas com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção. Este dado valida a utilização da Psicomotricidade e terapia psicomotora como ferramenta chave na abordagem destas crianças. |
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Comorbilidade entre PHDA e Perturbação Específica da AprendizagemComorbilidadeCriançaPerturbação de Hiperatividade e Défice de AtençãoPerturbação Específica da AprendizagemPsicomotorDomínio/Área Científica::Ciências Médicas::Ciências da Saúde::MedicinaIntrodução: A Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção e a Perturbação Específica da Aprendizagem são dois dos distúrbios do neurodesenvolvimento mais frequentes nas crianças em Portugal e no mundo. Ambas têm um impacto significativo no dia-a-dia das crianças, em particular no rendimento escolar. A comorbilidade entre estas duas entidades é conhecida e frequente, mas pouco estudada. Objetivo: Estudar a comorbilidade entre a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção e a Perturbação Específica da Aprendizagem através da comparação de duas amostras, uma com a comorbilidade e outra apenas com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção. Materiais e Métodos: Estudo observacional descritivo em que foram recolhidos dados referentes a duas amostras de 20 crianças, com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção e com comorbilidade entre Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção e Perturbação Específica de Aprendizagem, seguidos em consulta no serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Centro Hospitalar e Universitário Cova da Beira. Foi colocada hipótese principal que o grupo em estudo apresenta mais alterações do desenvolvimento psicomotor. O processamento e análise dos dados foram efetuados com recurso ao Statistical Package for Social Science versão 21.0, através de testes paramétricos e não-paramétricos. Resultados: Das 40 crianças em estudo, 21 frequentavam apoio educativo. Destes 81% correspondiam a crianças com comorbilidade. Além disso, metade da população tinha pelo menos 1 retenção. Apenas 40% das crianças com comorbilidade não tinha qualquer reprovação. Existe uma diferença significativa entre os dois grupos em estudo nos resultados da aplicação da Bateria Psicomotora, sendo que o perfil eupráxico é significativamente mais frequente entre as crianças com comorbilidade, 71,4% (n=15) enquanto o perfil hiperpráxico é mais prevalente nas crianças apenas com Perturbação de Hiperatividade e Défice de atenção 85,7% (n=6). A mediana da classificação final da Bateria Psicomotora nas crianças com comorbilidade é significativamente mais elevada (24 3) do que as crianças controlo (mediana 22 3). Conclusão: A comorbilidade entre a Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção e Perturbação Específica da Aprendizagem implica um pior prognóstico destas crianças, com mais dificuldades na aprendizagem e piores resultados escolares e uma deterioração do desenvolvimento psicomotor, com obtenção de piores resultados na Bateria Psicomotora face às crianças com apenas com Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção. Este dado valida a utilização da Psicomotricidade e terapia psicomotora como ferramenta chave na abordagem destas crianças.Introduction: Attention Deficit and Hyperactivity Disorder and Specific Learning Disorder are two of the most common neurodevelopmental disorders in children in Portugal and worldwide. Both have a significant impact on children's daily lives, particularly on school performance. The comorbidity between these two entities is known and common but understudied. Objective: Study of the comorbidity between Attention Deficit and Hyperactivity Disorder and Specific Learning Disorder by comparing two samples, one with comorbidity and the other only with Attention Deficit and Hyperactivity Disorder. Materials and Methods: A descriptive observational study in which data were collected for two samples of 20 children, with Attention Deficit and Hyperactivity Disorder and with comorbidity between Attention Deficit and Hyperactivity Disorder and Specific Learning Disorder, followed up in consultation at the Child and Adolescent Psychiatry department at the Cova da Beira Hospital and University Center. The main hypothesis to be tested was that the study group has more changes in psychomotor development.Data processing and analysis were performed using the Statistical Package for Social Science version 21.0, using parametric and non-parametric tests. Results: Of the 40 children in the study, 21 attended educational support. Of these 81% corresponded to children with comorbidity. Also, half the population had, at least, 1 retention. Only 40% of children with comorbidity had no retentions. There is a significant difference between the two groups in the results of the application of the Psychomotor Battery, with the eupractic profile being significantly more frequent among children with comorbidity, 71.4% (n = 15) while the hyperpractic profile is more prevalent in children. children only with Attention Deficit and Hyperactivity Disorder 85.7% (n = 6). The median of the final classification of the Psychomotor Battery in children with comorbidity is significantly higher (24 ± 3) than control group (median 22 ± 3). Conclusion: The comorbidity between Attention Deficit and Hyperactivity Disorder and Specific Learning Disorder implies worst prognosis of these children, with more learning difficulties and worst results in Psychomotor Battery face the children with just Attention Deficit and Hyperactivity Disorder. This data validates the use of Psychomotricity and psychomotor therapy as a key-tool at the approach of these children.Correia, Paula Cristina Moreira AntunesuBibliorumAzevedo, Ângela Maria Fernandes2020-12-14T14:23:15Z2020-07-032020-05-262020-07-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/10675TID:202548066porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:52:37Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/10675Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:50:34.753094Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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