Ansiedade de contágio pais-criança em odontopediatria
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/11722 |
Resumo: | Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz |
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Ansiedade de contágio pais-criança em odontopediatriaAnsiedade de estado vivenciada em setting de consultaOdontopediatriaEscalas de ansiedadeContágio emocional encarregados de educação-criançaDissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas MonizA ansiedade vivida em setting de consulta Odontopediátrica é uma problemática com que os Médicos Dentistas se deparam com elevada frequência, constituindo-se como uma barreira vicariante da sua praxis clínica. Pretendemos com o presente estudo empírico averiguar a inter-relação entre a ansiedade vivenciada pelo Par Relacional, Encarregados de Educação – Crianças (3-6 A) que acederam a uma consulta de Odontopediatria na Clinica Dentária Universitária Egas Moniz, em dois momentos distintos; M1) consulta de primeira vez (G1/N=19), M2) consulta de follow-up (G2/N=22), com o recurso à aplicação de dois instrumentos que medem a ansiedade de estado em contextos de consultas Médico Dentárias, VPT Modificado (crianças) e, a versão portuguesa da MDAS (Encarregados de Educação). De acordo com os resultados obtidos, constatamos que não existe uma correlação significativa entre a ansiedade vivenciada pelos E.E. e a ansiedade manifestada pelas crianças, sendo a maioria das crianças consideradas como livres de ansiedade (56,1%) e a maioria dos Encarregados de Educação considerada como moderadamente ansiosos (56,1%). De relevar, contudo, que o procedimento de injeção de anestésico local se constitui, manifestamente, como o procedimento clínico referido pelos E.E. como indutor de uma maior ansiedade de estado. No mesmo registo, assinalamos o facto das crianças, em ambos os grupos, se manifestarem ligeiramente mais ansiosas nas consultas de follow-up (G2), apesar dos resultados obtidos não serem estatisticamente significativos. Consideramos, ainda, como relevância notória para as boas práticas ao nível da produção de cuidados, o facto de se adotar, eventualmente, no contexto das consultas de triagem da CDUEM, a aplicação de instrumentos de medição da ansiedade de estado em setting de consulta de Medicina Dentária.Dias, Maria do RosárioRepositório ComumMartins, Nádia Rita Leitão2016-03-04T15:13:56Z2015-06-01T00:00:00Z2015-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11722201037629porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-06T14:51:54Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11722Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:59.521991Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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