TECER A INVESTIGAÇÃO E A (TRANS)FORMAÇÃO DANDO VEZ E VOZ AOS PROFESSORES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/20591 |
Resumo: | RESUMO Neste texto partilha-se uma reflexão a partir da nossa investigação de doutoramento, realizada em Portugal, na qual participaram quatro professores experientes do Ensino Básico e Secundário. As histórias de vida foram fenómeno e método, num estudo que visou conhecer e compreender os percursos de vida de docentes e como se desenvolveram (ou não) em contextos de mudança. Nesta viagem as narrativas foram escritas pelos docentes e os feedbacks foram valiosos contributos na construção dos saberes. A trajectória mostrou-se uma construção partilhada, onde (com)textos entrelaçámos histórias, memórias, análise, interpretação e os feedbacks trocados com os professores. Relatamos um trabalho comunicativo com construção de sentidos, a partir de narrativas (auto)biográficas, entendendo-as portadoras de conhecimentos, práticas e significações. Enquanto fontes da produção de conhecimentos, revelaram-se processos pelos quais a vida se faz na escola e fora dela e as experiências se cruzam. Assim, não silenciando conexões entre os conhecimentos que se narraram e o que se viveu, favoreceu-se a apreensão de especificidades que se exprimem nos actos de viver e de narrar. As narrativas foram desvelando que os contextos vivenciais dos professores lhes permitiram construir a mudança de si e dos outros, que urgia alterar algumas tradições escolares e que formação, aprendizagem e desenvolvimento exibiam relações. As interacções com a investigadora e a sua participação mostraram que a abordagem metodológica foi tempo e espaço de construção intertextual e intercontextual, de compreensão partilhada e, quiçá, de emergentes desejos de estreitarmos relações entre a universidade e a escola, entre a docência e a investigação com os professores. Cruzar palavras escritas, foi para nós todos, participantes, um ir ao encontro de si, espelhando e projectando a vida no que vamos tecendo e (re)construindo, por caminhos mais humanizados de investigação e de (trans)formação. |
id |
RCAP_e539f404056701f1bb0d84d674ccc68c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/20591 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
TECER A INVESTIGAÇÃO E A (TRANS)FORMAÇÃO DANDO VEZ E VOZ AOS PROFESSORESInvestigação narrativaHistórias de vidaFormaçãoProfessores experientesRESUMO Neste texto partilha-se uma reflexão a partir da nossa investigação de doutoramento, realizada em Portugal, na qual participaram quatro professores experientes do Ensino Básico e Secundário. As histórias de vida foram fenómeno e método, num estudo que visou conhecer e compreender os percursos de vida de docentes e como se desenvolveram (ou não) em contextos de mudança. Nesta viagem as narrativas foram escritas pelos docentes e os feedbacks foram valiosos contributos na construção dos saberes. A trajectória mostrou-se uma construção partilhada, onde (com)textos entrelaçámos histórias, memórias, análise, interpretação e os feedbacks trocados com os professores. Relatamos um trabalho comunicativo com construção de sentidos, a partir de narrativas (auto)biográficas, entendendo-as portadoras de conhecimentos, práticas e significações. Enquanto fontes da produção de conhecimentos, revelaram-se processos pelos quais a vida se faz na escola e fora dela e as experiências se cruzam. Assim, não silenciando conexões entre os conhecimentos que se narraram e o que se viveu, favoreceu-se a apreensão de especificidades que se exprimem nos actos de viver e de narrar. As narrativas foram desvelando que os contextos vivenciais dos professores lhes permitiram construir a mudança de si e dos outros, que urgia alterar algumas tradições escolares e que formação, aprendizagem e desenvolvimento exibiam relações. As interacções com a investigadora e a sua participação mostraram que a abordagem metodológica foi tempo e espaço de construção intertextual e intercontextual, de compreensão partilhada e, quiçá, de emergentes desejos de estreitarmos relações entre a universidade e a escola, entre a docência e a investigação com os professores. Cruzar palavras escritas, foi para nós todos, participantes, um ir ao encontro de si, espelhando e projectando a vida no que vamos tecendo e (re)construindo, por caminhos mais humanizados de investigação e de (trans)formação.Universidade de Antioquia - Colombia (Medellin)2017-02-02T17:32:13Z2017-02-022016-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/20591http://hdl.handle.net/10174/20591porLeal da Costa, C. (2016).Tecer a Investigação e a (Trans)Formação Dando Vez e Voz a Professores. Comunicação oral no III Simposium Internacional de Narrativas em Educación. Medellin, Colômbia, 31 de Agosto, 1 e 2 de Setembro. Universidade de Antioquia.http://narrativaseducacion.com/index.php/memoriasmclc@uevora.pt229Leal da Costa, Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:10:31Zoai:dspace.uevora.pt:10174/20591Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:12:00.242538Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECER A INVESTIGAÇÃO E A (TRANS)FORMAÇÃO DANDO VEZ E VOZ AOS PROFESSORES |
title |
TECER A INVESTIGAÇÃO E A (TRANS)FORMAÇÃO DANDO VEZ E VOZ AOS PROFESSORES |
spellingShingle |
TECER A INVESTIGAÇÃO E A (TRANS)FORMAÇÃO DANDO VEZ E VOZ AOS PROFESSORES Leal da Costa, Conceição Investigação narrativa Histórias de vida Formação Professores experientes |
title_short |
TECER A INVESTIGAÇÃO E A (TRANS)FORMAÇÃO DANDO VEZ E VOZ AOS PROFESSORES |
title_full |
TECER A INVESTIGAÇÃO E A (TRANS)FORMAÇÃO DANDO VEZ E VOZ AOS PROFESSORES |
title_fullStr |
TECER A INVESTIGAÇÃO E A (TRANS)FORMAÇÃO DANDO VEZ E VOZ AOS PROFESSORES |
title_full_unstemmed |
TECER A INVESTIGAÇÃO E A (TRANS)FORMAÇÃO DANDO VEZ E VOZ AOS PROFESSORES |
title_sort |
TECER A INVESTIGAÇÃO E A (TRANS)FORMAÇÃO DANDO VEZ E VOZ AOS PROFESSORES |
author |
Leal da Costa, Conceição |
author_facet |
Leal da Costa, Conceição |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leal da Costa, Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Investigação narrativa Histórias de vida Formação Professores experientes |
topic |
Investigação narrativa Histórias de vida Formação Professores experientes |
description |
RESUMO Neste texto partilha-se uma reflexão a partir da nossa investigação de doutoramento, realizada em Portugal, na qual participaram quatro professores experientes do Ensino Básico e Secundário. As histórias de vida foram fenómeno e método, num estudo que visou conhecer e compreender os percursos de vida de docentes e como se desenvolveram (ou não) em contextos de mudança. Nesta viagem as narrativas foram escritas pelos docentes e os feedbacks foram valiosos contributos na construção dos saberes. A trajectória mostrou-se uma construção partilhada, onde (com)textos entrelaçámos histórias, memórias, análise, interpretação e os feedbacks trocados com os professores. Relatamos um trabalho comunicativo com construção de sentidos, a partir de narrativas (auto)biográficas, entendendo-as portadoras de conhecimentos, práticas e significações. Enquanto fontes da produção de conhecimentos, revelaram-se processos pelos quais a vida se faz na escola e fora dela e as experiências se cruzam. Assim, não silenciando conexões entre os conhecimentos que se narraram e o que se viveu, favoreceu-se a apreensão de especificidades que se exprimem nos actos de viver e de narrar. As narrativas foram desvelando que os contextos vivenciais dos professores lhes permitiram construir a mudança de si e dos outros, que urgia alterar algumas tradições escolares e que formação, aprendizagem e desenvolvimento exibiam relações. As interacções com a investigadora e a sua participação mostraram que a abordagem metodológica foi tempo e espaço de construção intertextual e intercontextual, de compreensão partilhada e, quiçá, de emergentes desejos de estreitarmos relações entre a universidade e a escola, entre a docência e a investigação com os professores. Cruzar palavras escritas, foi para nós todos, participantes, um ir ao encontro de si, espelhando e projectando a vida no que vamos tecendo e (re)construindo, por caminhos mais humanizados de investigação e de (trans)formação. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-01T00:00:00Z 2017-02-02T17:32:13Z 2017-02-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/20591 http://hdl.handle.net/10174/20591 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/20591 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Leal da Costa, C. (2016).Tecer a Investigação e a (Trans)Formação Dando Vez e Voz a Professores. Comunicação oral no III Simposium Internacional de Narrativas em Educación. Medellin, Colômbia, 31 de Agosto, 1 e 2 de Setembro. Universidade de Antioquia. http://narrativaseducacion.com/index.php/memorias mclc@uevora.pt 229 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Antioquia - Colombia (Medellin) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Antioquia - Colombia (Medellin) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136601673039872 |