Práticas do docente de educação especial: uma outra visão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/4220 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e Motor |
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Práticas do docente de educação especial: uma outra visãoInclusãoPráticas do docente de educação especialInvestigação qualitativaInclusionPractices of the special education teacherQualitative researchDissertação apresentada à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Ciências da Educação: Educação Especial, área de especialização em Domínio Cognitivo e MotorA relevância das escolas inclusivas assenta no desafio de educar todas as crianças com sucesso, incluindo as que apresentam incapacidades muito específicas, exigindo medidas educativas diferenciadas e especializadas. Não obstante, outra premissa ultrapassa esta dimensão, uma vez que a sua existência é também um passo imprescindível na ajuda da modificação das atitudes discriminatórias e na criação de sociedades cívicas, informadas e inclusivas. Nesta linha, é inegavelmente mais incisivo o comprometimento dos docentes de Educação Especial já que lhes é inerente um papel primordial na eliminação da exclusão. Por conseguinte, as suas práticas deveriam ser dirigidas a todos os alunos, futuros atores intervenientes da comunidade, com vista ao enraizamento de competências essenciais para a promoção da inclusão educativa e social das crianças e jovens com necessidades educativas especiais. O objetivo desta investigação foi fornecer uma base de reflexão sobre os campos de ação dos docentes de Educação Especial. Discutindo-se as atuações usuais que têm guiado a prática destes profissionais e que foram o motor desta investigação, suportámo-nos em perspetivas de outros investigadores, na lei portuguesa vigente e nas perceções dos participantes no plano de intervenção apresentado nos Jardins de Infância e nas escolas do 1º CEB dum Agrupamento de Escolas, localizado no distrito de Aveiro, numa abordagem de investigação qualitativa, através da realização de focus groups pré e pós intervenção. Os resultados obtidos após a implementação do projeto de sensibilização indicam uma mudança nas perceções sobre a representação que os educadores e professores titulares e o órgão de gestão apresentaram antes da intervenção, sobre as práticas do docente de Educação Especial. Inicialmente, este profissional é visto como um complemento aos docentes titulares no trabalho com os alunos com necessidades educativas especiais e toda a sua ação é direcionada neste sentido, mas, nos segundos focus groups, este agente educativo especializado é percecionado como um parceiro, cujo campo de atuação é mais alargado, tendo sido valorizadas práticas mais abrangentes de sensibilização e mobilização da comunidade educativa.The relevance of inclusive schools is based on the challenge of educating all children successfully, including those with very specific disabilities, requiring differentiated and specialized educational resources. Nevertheless, another premise goes beyond this dimension, since its existence is also an essential step in helping the modification of discriminatory attitudes and the creation of civic, informed and inclusive societies. Thus, the practices of educators shall prescribe principles which share the goals of inclusion. The Special Education teachers are undeniably more focused and committed since the elimination of exclusion is inherent to their work and they play a key role in it. Therefore, their practices should, consequently, be addressed to all students so that they can acquire essential skills which will promote educational and social inclusion of children and young people with special educational needs. In this approach, the objective of the research was to provide a basis for reflection on the action fields of Special Education teachers. Our position was supported by discussing the usual practices of these educators towards these procedures, the perspectives of other researchers, the current Portuguese law and the participants’ perceptions in the intervention plan. The study was accomplished in kindergartens and schools of the 1st CEB of a Group of Schools, located in the district of Aveiro, with a qualitative research approach, and by conducting focus groups pre and post intervention as well. Data analysis shows a shift in the teachers and administrators perceptions about their representation concerning Special Education teacher's practices. In the second focus group the Special Education teacher is seen as a partner, with an enlarged field of expertise and practice, valuing broader school-base practices of sensitization and mobilization.[s.n.]Marinho, SusanaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaMirassol, Maria Concepcion Alves2014-04-09T07:54:41Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/4220202128385porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:03:37Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/4220Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:07.498189Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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