Métodos de auscultação não destrutivos aplicados na avaliação da capacidade de carga de infraestruturas ferroviárias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, David Manuel Gonçalves
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/12035
Resumo: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil – Perfil Estruturas e Geotecnia
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spelling Métodos de auscultação não destrutivos aplicados na avaliação da capacidade de carga de infraestruturas ferroviáriasVia-férreaEnsaios de carga não destrutivosDefletómetro de impactoEnsaio de carga com placaMódulos de deformabilidadeRetro análiseDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil – Perfil Estruturas e GeotecniaEsta dissertação pretende contribuir para o aperfeiçoamento da aplicação de ensaios de carga não destrutivos na avaliação de infraestruturas ferroviárias. Assim, são estudadas as técnicas de ensaio não destrutivas e metodologias de análise, geralmente utilizadas na auscultação de pavimentos rodoviários, e a aplicabilidade das mesmas em infraestruturas ferroviárias. Começou-se por uma descrição dos elementos constituintes da via-férrea, onde foram abordadas as funcionalidades destes elementos, fazendo-se um pequeno paralelismo entre vias balastradas e não balastradas, apesar do estudo se focar nas primeiras. Seguidamente apresentam-se os vários tipos de ensaio não destrutivos aplicados em infraestruturas de transportes, dando-se um maior enfase ao equipamento Defletómetro de Impacto, por ser este o que maior incidência teve no estudo elaborado, dada a sua eficiência comprovada na avaliação de infraestruturas rodoviárias. Procedeu-se ao estudo de um trecho de infraestrutura ferroviária recentemente construída, através da avaliação da capacidade estrutural desta. Foram assim analisados os dados recolhidos no campo, nomeadamente através de ensaios realizados no topo da camada de sub-balastro, com o auxílio do equipamento Defletómetro de Impacto. Posteriormente, efetuou-se a retro análise desses ensaios, resultando na definição de modelos de comportamento estrutural, juntamente com a avaliação da vida útil, isto para efeitos da avaliação da capacidade de carga. Foi desenvolvida também uma metodologia mais expedita, particularmente no que toca ao controlo de qualidade durante a construção de vias-férreas, por meio de ensaios não destrutivos. Procurou-se avaliar a eficiência dos ensaios e eventuais correlações com outros equipamentos, e ainda, elaborar recomendações relativas à utilização destes métodos não destrutivos, nomeadamente no que toca às suas limitações. Finalmente são apresentadas as conclusões mais pertinentes do estudo preconizado neste trabalho, e sugeridos alguns desenvolvimentos futuros, com o intuito de melhor a metodologia utilizada neste tipo de análise em infraestruturas ferroviárias.Faculdade de Ciências e TecnologiaFontul, SimonaRUNPereira, David Manuel Gonçalves2014-05-06T09:42:52Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/12035porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:46:48Zoai:run.unl.pt:10362/12035Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:20:41.552142Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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