A contextualização do saber no ensino da biologia e geologia : papel da formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Ana Sofia Fontoura, 1986-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/8163
Resumo: Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
id RCAP_e54b1fa012198e9177ef6022acb47554
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/8163
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A contextualização do saber no ensino da biologia e geologia : papel da formação inicialFormação inicial de professoresDesempenho docenteEnsino da biologiaEnsino da geologiaTeses de mestrado - 2012Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012A contextualização do saber como um meio para facilitar e motivar as aprendizagens a realizar pelos alunos serviu como contexto de estudo para o presente trabalho. Pretendia-se, com este estudo, perceber a forma como um grupo de formandos concebe e pratica a contextualização e de que modo a formação inicial realizada pela entidade formadora os está a preparar para praticar a contextualização. Para isso entrevistaram-se cinco formandos do segundo ano do curso de Mestrado em Ensino de Biologia e Geologia da Universidade de Lisboa. Concluiu-se assim que, no contexto em estudo, a entidade formadora aposta numa formação direcionada para desenvolver nos alunos a noção de contextualização e os consciencializar da importância que esta opção assume no sucesso educativo dos alunos. Constatou-se ainda que, no grupo em análise, existem diferenças no que diz respeito à própria consciência acerca do conceito de contextualização. Verificou-se que há formandos que, ao longo da sua formação, retiveram a informação passada pela entidade formadora como relevante, baseando-se nela para conceber e praticar a contextualização e utilizando-a para fundamentar as suas práticas. Por outro lado, verificou-se que, por vezes, a experiência profissional anterior poderá levar a que a informação não seja assimilada como útil e necessária pois, neste caso, os formandos já trazem ideias pré concebidas acerca de todo o processo de ensinar. A necessidade da profissionalização como exigência para a estabilidade profissional, verificada na maioria dos casos do contexto em estudo, acaba também por influenciar a pré disposição dos formandos para reter a informação transmitida.The contextualization of knowledge as a resource to further and motivate the learning performed by the students served as a context of study to the present task. It was intended, with this work, to understand how a group of forming designs and practices the contextualization and in what way the initial training provided by the training entity is preparing them to practice the contextualization. For this, five forming from the second year of the master's degree in teaching biology and geology from the University of Lisbon were interviewed. We conclude therefore that, in the context under study, the training organization committed to a training directed to develop in students the notion of context awareness and the importance that this tool assumes in the educational success of students. It was further observed that in the group under consideration, there are differences in what concerns to their conscience about the concept of contextualization. It was found that there are students who, during their training, retained the information passed by the trainer as relevant, using it to design and practice contextualization and to support their practices. Moreover, it has been found that sometimes, previous professional experience may lead to that the information is not assimilated as useful and necessary because in this case the trainees already have preconceived ideas about the entire teaching process. The need for professionalization as a requirement for professional stability, verified in most cases of the context under study, also ends up influencing the predisposition of students to retain the information transmitted.Esteves, Maria Manuela, 1949-Repositório da Universidade de LisboaTeixeira, Ana Sofia Fontoura, 1986-2013-04-02T14:43:39Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/8163porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:51:52Zoai:repositorio.ul.pt:10451/8163Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:32:47.294434Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A contextualização do saber no ensino da biologia e geologia : papel da formação inicial
title A contextualização do saber no ensino da biologia e geologia : papel da formação inicial
spellingShingle A contextualização do saber no ensino da biologia e geologia : papel da formação inicial
Teixeira, Ana Sofia Fontoura, 1986-
Formação inicial de professores
Desempenho docente
Ensino da biologia
Ensino da geologia
Teses de mestrado - 2012
title_short A contextualização do saber no ensino da biologia e geologia : papel da formação inicial
title_full A contextualização do saber no ensino da biologia e geologia : papel da formação inicial
title_fullStr A contextualização do saber no ensino da biologia e geologia : papel da formação inicial
title_full_unstemmed A contextualização do saber no ensino da biologia e geologia : papel da formação inicial
title_sort A contextualização do saber no ensino da biologia e geologia : papel da formação inicial
author Teixeira, Ana Sofia Fontoura, 1986-
author_facet Teixeira, Ana Sofia Fontoura, 1986-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Esteves, Maria Manuela, 1949-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Ana Sofia Fontoura, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação inicial de professores
Desempenho docente
Ensino da biologia
Ensino da geologia
Teses de mestrado - 2012
topic Formação inicial de professores
Desempenho docente
Ensino da biologia
Ensino da geologia
Teses de mestrado - 2012
description Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2013-04-02T14:43:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/8163
url http://hdl.handle.net/10451/8163
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134220604407808