Pandemia, serviços públicos e trabalhadores vulneráveis em Portugal: Uma relação ambivalente?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caleiras, Jorge
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Carmo, Renato Miguel do, Roque, Isabel, Assis, Rodrigo Vieira de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104322
https://doi.org/10.20396/rbest.v4i00.16528
Resumo: Os cidadãos são a razão de ser dos serviços públicos. A pandemia de Covid-19 realçou a sua importância, mas também revelou insuficiências e a necessidade de os reforçar. Este artigo analisa um conjunto de experiências relacionais de trabalhadores vulneráveis com os serviços públicos, em particular com os serviços de emprego e segurança social, saúde, educação e transportes. Com base em 53 entrevistas, realizadas entre 2019 e 2020, e um follow-up de 14 casos seguidos durante o primeiro confinamento da pandemia, o objetivo é compreender como se desenvolveu o processo de interação e formou a perceção sobre estes serviços. Os resultados, embora ambivalentes, no sentido em que revelam tensões entre necessidades e críticas ao seu funcionamento, apontam para uma revalorização dos serviços públicos, nomeadamente num contexto de crise, onde foram chamados a desempenhar um papel crucial e insubstituível.
id RCAP_e54d45b8fe39abf9a0714b519be321c1
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/104322
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pandemia, serviços públicos e trabalhadores vulneráveis em Portugal: Uma relação ambivalente?Pandemic, public services and vulnerable workers in Portugal: An ambivalent relation?Pandemia, servicios públicos y trabajadores vulnerables en Portugal: ¿Una relación ambivalente?Pandémie, services publics et travailleurs vulnérables au Portugal: Une relation ambivalente?Pandemia Covid-19Serviços públicosReflexividadeProteção socialCovid-19 pandemicPublic servicesReflexivitySocial protectionPandemia Covid-19Servicios públicosReflexividadProtección socialCovid-19 pandémiqueServices publicsRéflexivitéProtection socialeOs cidadãos são a razão de ser dos serviços públicos. A pandemia de Covid-19 realçou a sua importância, mas também revelou insuficiências e a necessidade de os reforçar. Este artigo analisa um conjunto de experiências relacionais de trabalhadores vulneráveis com os serviços públicos, em particular com os serviços de emprego e segurança social, saúde, educação e transportes. Com base em 53 entrevistas, realizadas entre 2019 e 2020, e um follow-up de 14 casos seguidos durante o primeiro confinamento da pandemia, o objetivo é compreender como se desenvolveu o processo de interação e formou a perceção sobre estes serviços. Os resultados, embora ambivalentes, no sentido em que revelam tensões entre necessidades e críticas ao seu funcionamento, apontam para uma revalorização dos serviços públicos, nomeadamente num contexto de crise, onde foram chamados a desempenhar um papel crucial e insubstituível.Citizens are the raison d'être of public services. The Covid-19 pandemic revealed its relevance, but also flaws in these services and the need to strengthen their role. This article analyses a set of vulnerable workers and their relational experiences with public services, in particular with the Employment, Social Security, Health, Education and Public Transportation services. Focusing on 53 interviews, conducted between 2019 and 2020, and on a set of 14 follow-up cases analysed during the first lockdown, the aim is to understand the interaction process and the development of perceptions regarding public services. The results, although ambivalent, revealed tensions between the needs and the criticism regarding their functioning, also pointing out to the revaluation of public services, particularly in a context of crisis, where they were called to play a crucial and irreplaceable role.Los ciudadanos son la razón de ser de los servicios públicos. La pandemia de Covid-19 puso de manifiesto su importancia, pero también reveló sus deficiencias y la necesidad de reforzarlas. Este artículo analiza un conjunto de experiencias relacionales de los trabajadores vulnerables con los servicios públicos, en particular con los servicios de empleo y seguridad social, salud, educación y transporte. A partir de 53 entrevistas, realizadas entre 2019 y 2020, y un follow-up de 14 casos seguidos durante el primer confinamiento de la pandemia, el objetivo es comprender cómo se desarrolló el proceso de interacción y se formaron las percepciones sobre estos servicios. Los resultados, aunque ambivalentes, en el sentido de que revelan tensiones entre las necesidades y las críticas a su funcionamiento, apuntan a una revalorización de los servicios públicos, concretamente en un contexto de crisis, en el que estaban llamados a desempeñar un papel crucial e insustituible.Les citoyens sont la raison d'être des services publics. La pandémie de Covid-19 a mis en évidence leur importance, mais a également révélé des lacunes et la nécessité de les renforcer. Cet article analyse un ensemble d'expériences relationnelles de travailleurs vulnérables avec les services publics, en particulier avec les services d'emploi et de sécurité sociale, de santé, d'éducation et de transport. Sur la base de 53 entretiens, réalisés entre 2019 et 2020, et d'un follow-up de 14 cas suivis lors du premier confinement de la pandémie, l'objectif est de comprendre comment le processus d'interaction s'est développé et a formé les perceptions sur ces services. Les résultats, bien qu'ambivalents, dans le sens où ils révèlent des tensions entre les besoins et les critiques sur leur fonctionnement, indiquent une revalorisation des services publics, notamment dans un contexte de crise, où ils ont été appelés à jouer un rôle crucial et irremplaçable.Universidade Estadual de Campinas2022-07-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10316/104322http://hdl.handle.net/10316/104322https://doi.org/10.20396/rbest.v4i00.16528por2674-9564https://doi.org/10.20396/rbest.v4i00.16528Caleiras, JorgeCarmo, Renato Miguel doRoque, IsabelAssis, Rodrigo Vieira deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-22T22:20:58Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104322Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:21:01.481868Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pandemia, serviços públicos e trabalhadores vulneráveis em Portugal: Uma relação ambivalente?
Pandemic, public services and vulnerable workers in Portugal: An ambivalent relation?
Pandemia, servicios públicos y trabajadores vulnerables en Portugal: ¿Una relación ambivalente?
Pandémie, services publics et travailleurs vulnérables au Portugal: Une relation ambivalente?
title Pandemia, serviços públicos e trabalhadores vulneráveis em Portugal: Uma relação ambivalente?
spellingShingle Pandemia, serviços públicos e trabalhadores vulneráveis em Portugal: Uma relação ambivalente?
Caleiras, Jorge
Pandemia Covid-19
Serviços públicos
Reflexividade
Proteção social
Covid-19 pandemic
Public services
Reflexivity
Social protection
Pandemia Covid-19
Servicios públicos
Reflexividad
Protección social
Covid-19 pandémique
Services publics
Réflexivité
Protection sociale
title_short Pandemia, serviços públicos e trabalhadores vulneráveis em Portugal: Uma relação ambivalente?
title_full Pandemia, serviços públicos e trabalhadores vulneráveis em Portugal: Uma relação ambivalente?
title_fullStr Pandemia, serviços públicos e trabalhadores vulneráveis em Portugal: Uma relação ambivalente?
title_full_unstemmed Pandemia, serviços públicos e trabalhadores vulneráveis em Portugal: Uma relação ambivalente?
title_sort Pandemia, serviços públicos e trabalhadores vulneráveis em Portugal: Uma relação ambivalente?
author Caleiras, Jorge
author_facet Caleiras, Jorge
Carmo, Renato Miguel do
Roque, Isabel
Assis, Rodrigo Vieira de
author_role author
author2 Carmo, Renato Miguel do
Roque, Isabel
Assis, Rodrigo Vieira de
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caleiras, Jorge
Carmo, Renato Miguel do
Roque, Isabel
Assis, Rodrigo Vieira de
dc.subject.por.fl_str_mv Pandemia Covid-19
Serviços públicos
Reflexividade
Proteção social
Covid-19 pandemic
Public services
Reflexivity
Social protection
Pandemia Covid-19
Servicios públicos
Reflexividad
Protección social
Covid-19 pandémique
Services publics
Réflexivité
Protection sociale
topic Pandemia Covid-19
Serviços públicos
Reflexividade
Proteção social
Covid-19 pandemic
Public services
Reflexivity
Social protection
Pandemia Covid-19
Servicios públicos
Reflexividad
Protección social
Covid-19 pandémique
Services publics
Réflexivité
Protection sociale
description Os cidadãos são a razão de ser dos serviços públicos. A pandemia de Covid-19 realçou a sua importância, mas também revelou insuficiências e a necessidade de os reforçar. Este artigo analisa um conjunto de experiências relacionais de trabalhadores vulneráveis com os serviços públicos, em particular com os serviços de emprego e segurança social, saúde, educação e transportes. Com base em 53 entrevistas, realizadas entre 2019 e 2020, e um follow-up de 14 casos seguidos durante o primeiro confinamento da pandemia, o objetivo é compreender como se desenvolveu o processo de interação e formou a perceção sobre estes serviços. Os resultados, embora ambivalentes, no sentido em que revelam tensões entre necessidades e críticas ao seu funcionamento, apontam para uma revalorização dos serviços públicos, nomeadamente num contexto de crise, onde foram chamados a desempenhar um papel crucial e insubstituível.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/104322
http://hdl.handle.net/10316/104322
https://doi.org/10.20396/rbest.v4i00.16528
url http://hdl.handle.net/10316/104322
https://doi.org/10.20396/rbest.v4i00.16528
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2674-9564
https://doi.org/10.20396/rbest.v4i00.16528
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134102120562688