Trajetórias profissionais dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Maria José
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/10523
Resumo: Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão Estratégica de Recursos Humanos
id RCAP_e55034e4babf940de307665553bb548d
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/10523
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Trajetórias profissionais dos Professores do 1º Ciclo do Ensino BásicoFormação InicialFormação ContínuaProfessores do 1º CEBIdentidade ProfissionalTrajetórias ProfissionaisInitial trainingContinuous trainingPrimary School TeachersProfessional IdentityCareer pathsDissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão Estratégica de Recursos HumanosEste estudo tem por objetivo estudar e compreender de que modo, e até que ponto, a formação inicial e a formação contínua contribuem para a construção da identidade profissional dos professores do 1º CEB e para as suas trajetórias e desenvolvimentos profissionais. Relativamente às opções metodológicas recorremos à abordagem qualitativa e interpretativa utilizando, como técnicas de recolha de dados, a entrevista semi-diretiva e a análise documental. A nossa amostra por conveniência é constituída por sete professores que realizaram a sua formação inicial em períodos distintos e instituições de ensino diferentes. No tratamento dos dados obtidos seguimos as etapas recomendadas para a análise de conteúdo, sendo que algumas das dimensões de análise foram definidas a priori e outras emergiram do discurso dos entrevistados. Os resultados deste estudo evidenciam que a construção da identidade profissional é um processo que agrega múltiplas influências que se conjugam e interagem de formas diversas. Duas dessas influências são constituídas pela formação inicial e pela formação contínua que assumem um forte contributo no processo complexo e dinâmico da construção da identidade profissional.Abstract: This study aims to analyze and understand how, and to what extent, both initial and continuous training contribute to the construction of the professional identity of primary school teachers, their careers paths and professional development. Our methodological option was centered in a qualitative and interpretative approach which used the semi-directive interview and document analysis as data collection techniques. Our convenience sample is formed by seven teachers whose initial training was accomplished in different periods and different educational institutions. In order to process the data, we followed the steps recommended for content analysis. Some of the dimensions of analysis were defined a priori and others emerged from the speech of the respondents. The results of this study show that the construction of a professional identity is a process in which multiple influences come together, are combined and interact in various ways. Two of these influences are constituted by the initial training and the continuous training which have both a strong contribution in the complex and dynamic process of constructing a professional identity.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências EmpresariaisMarques, Maria AméliaRepositório ComumDias, Maria José2015-12-17T14:25:28Z2015-122015-102015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/10523TID:201551373porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:02Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/10523Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:00.039068Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Trajetórias profissionais dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
title Trajetórias profissionais dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Trajetórias profissionais dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
Dias, Maria José
Formação Inicial
Formação Contínua
Professores do 1º CEB
Identidade Profissional
Trajetórias Profissionais
Initial training
Continuous training
Primary School Teachers
Professional Identity
Career paths
title_short Trajetórias profissionais dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full Trajetórias profissionais dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Trajetórias profissionais dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Trajetórias profissionais dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
title_sort Trajetórias profissionais dos Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico
author Dias, Maria José
author_facet Dias, Maria José
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Maria Amélia
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Maria José
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Inicial
Formação Contínua
Professores do 1º CEB
Identidade Profissional
Trajetórias Profissionais
Initial training
Continuous training
Primary School Teachers
Professional Identity
Career paths
topic Formação Inicial
Formação Contínua
Professores do 1º CEB
Identidade Profissional
Trajetórias Profissionais
Initial training
Continuous training
Primary School Teachers
Professional Identity
Career paths
description Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão Estratégica de Recursos Humanos
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-17T14:25:28Z
2015-12
2015-10
2015-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/10523
TID:201551373
url http://hdl.handle.net/10400.26/10523
identifier_str_mv TID:201551373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135337478356992