Estudo para a introdução de música do património musical português no ensino coletivo da classe de violino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Rui Adriano Oliveira da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/33300
Resumo: A prática do ensino da música em grupo assume um papel cada vez mais relevante no panorama do ensino musical em Portugal. No seguimento dessas alterações os métodos o Suzuki, Estrelita, ou El sistema ganham crescente relevância e encontram-se amplamente difundidos. Nesses métodos para violino são utilizadas melodias de países estrangeiros o que não promove cultura portuguesa no ensino da música e consequentemente requer um esforço maior na aprendizagem por falta de familiaridade das crianças em relação às melodias. A ausência de métodos portuguesas para violino levou ao tema deste estudo que pretende explorar a possibilidade de introduzir melodias tradicionais portuguesas de forma a também promover a nossa cultura. Assim, o presente trabalho explora a utilização de música tradicional portuguesa em contexto de ensino de violino em grupo tendo por base o método New Directions for Strings book I e II de Joanne Erwin, Kathleen Horvath, Robert McCashin e Brenda Mitchell. Foi estudada a introdução de melodias tradicionais em aulas de violino a alunos do 2º Ciclo - 5º ano de escolaridade (n=3; 10-11 anos de idade) e 6º ano (n=3; 11-12 anos de idade). O universo da música tradicional serviu de base à verificação da ideia defendida por diversos autores, de que a aprendizagem musical encontra paralelo na aprendizagem da linguagem, sendo por isso pertinente a utilização do contexto musical e social de origem dos alunos nas aulas de instrumento em grupo. A aplicação de melodias tradicionais portuguesas nesta estratégia pedagógica facilitou o contacto da criança com as suas raízes tradicionais, permitindo reconhecer-se no contexto musical utilizado e aprender através deste, os conteúdos predefinidos para o seu nível de ensino. Verificou-se a interação da família que contribuiu para potenciar fortemente o aproveitamento das alunas e aumentar motivação na aprendizagem do instrumento.
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