Estudo para a introdução de música do património musical português no ensino coletivo da classe de violino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/33300 |
Resumo: | A prática do ensino da música em grupo assume um papel cada vez mais relevante no panorama do ensino musical em Portugal. No seguimento dessas alterações os métodos o Suzuki, Estrelita, ou El sistema ganham crescente relevância e encontram-se amplamente difundidos. Nesses métodos para violino são utilizadas melodias de países estrangeiros o que não promove cultura portuguesa no ensino da música e consequentemente requer um esforço maior na aprendizagem por falta de familiaridade das crianças em relação às melodias. A ausência de métodos portuguesas para violino levou ao tema deste estudo que pretende explorar a possibilidade de introduzir melodias tradicionais portuguesas de forma a também promover a nossa cultura. Assim, o presente trabalho explora a utilização de música tradicional portuguesa em contexto de ensino de violino em grupo tendo por base o método New Directions for Strings book I e II de Joanne Erwin, Kathleen Horvath, Robert McCashin e Brenda Mitchell. Foi estudada a introdução de melodias tradicionais em aulas de violino a alunos do 2º Ciclo - 5º ano de escolaridade (n=3; 10-11 anos de idade) e 6º ano (n=3; 11-12 anos de idade). O universo da música tradicional serviu de base à verificação da ideia defendida por diversos autores, de que a aprendizagem musical encontra paralelo na aprendizagem da linguagem, sendo por isso pertinente a utilização do contexto musical e social de origem dos alunos nas aulas de instrumento em grupo. A aplicação de melodias tradicionais portuguesas nesta estratégia pedagógica facilitou o contacto da criança com as suas raízes tradicionais, permitindo reconhecer-se no contexto musical utilizado e aprender através deste, os conteúdos predefinidos para o seu nível de ensino. Verificou-se a interação da família que contribuiu para potenciar fortemente o aproveitamento das alunas e aumentar motivação na aprendizagem do instrumento. |
id |
RCAP_e55c1a3aa67368daf7fd91fd973495e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33300 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo para a introdução de música do património musical português no ensino coletivo da classe de violinoDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesA prática do ensino da música em grupo assume um papel cada vez mais relevante no panorama do ensino musical em Portugal. No seguimento dessas alterações os métodos o Suzuki, Estrelita, ou El sistema ganham crescente relevância e encontram-se amplamente difundidos. Nesses métodos para violino são utilizadas melodias de países estrangeiros o que não promove cultura portuguesa no ensino da música e consequentemente requer um esforço maior na aprendizagem por falta de familiaridade das crianças em relação às melodias. A ausência de métodos portuguesas para violino levou ao tema deste estudo que pretende explorar a possibilidade de introduzir melodias tradicionais portuguesas de forma a também promover a nossa cultura. Assim, o presente trabalho explora a utilização de música tradicional portuguesa em contexto de ensino de violino em grupo tendo por base o método New Directions for Strings book I e II de Joanne Erwin, Kathleen Horvath, Robert McCashin e Brenda Mitchell. Foi estudada a introdução de melodias tradicionais em aulas de violino a alunos do 2º Ciclo - 5º ano de escolaridade (n=3; 10-11 anos de idade) e 6º ano (n=3; 11-12 anos de idade). O universo da música tradicional serviu de base à verificação da ideia defendida por diversos autores, de que a aprendizagem musical encontra paralelo na aprendizagem da linguagem, sendo por isso pertinente a utilização do contexto musical e social de origem dos alunos nas aulas de instrumento em grupo. A aplicação de melodias tradicionais portuguesas nesta estratégia pedagógica facilitou o contacto da criança com as suas raízes tradicionais, permitindo reconhecer-se no contexto musical utilizado e aprender através deste, os conteúdos predefinidos para o seu nível de ensino. Verificou-se a interação da família que contribuiu para potenciar fortemente o aproveitamento das alunas e aumentar motivação na aprendizagem do instrumento.The practice of teaching music group plays an increasingly important role in the panorama of musical education in Portugal. Following these changes the methods Suzuki, Estrelita or El system gain increasing importance and are widely disseminated. These methods are used for violin melodies from foreign countries that do not promote Portuguese culture in the teaching of music and therefore requires a greater effort in learning unfamiliarity of children in relation to melodies. The lack of methods for violin Portuguese led to the subject of this study which aims to explore the possibility of introducing traditional melodies Portuguese in order to also promote our culture. Thus, this work explores the use of traditional Portuguese music in the context of group violin teaching method based on New Directions for Strings Book I and II Joanne Erwin, Kathleen Horvath, Robert and Brenda Mitchell McCashin. We studied the introduction of traditional melodies on violin lessons to students of 2nd Cycle - 5th grade (n = 3; 10-11 years old) and 6 years (n = 3, 11-12 years of age). The universe of traditional music served as the basis for checking idea advocated by several authors, that learning music is unparalleled in learning the language, so it is appropriate to use the musical context and social origins of students in the classes of instrument group . The application of traditional melodies Portuguese this pedagogical strategy facilitated the child's contact with their traditional roots, allowing recognize himself used in the musical context and learn from this, contents default to your level of education. It is the interaction of the family who contributed strongly to enhance the use of students and increase motivation in learning the instrument.Dawa, Ana Sofia Almeida Sá SerraAlves, JorgeVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCosta, Rui Adriano Oliveira da2021-05-27T09:17:46Z2013-12-2020132013-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/33300TID:201495457porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-31T01:33:34Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/33300Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:26:57.769402Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo para a introdução de música do património musical português no ensino coletivo da classe de violino |
title |
Estudo para a introdução de música do património musical português no ensino coletivo da classe de violino |
spellingShingle |
Estudo para a introdução de música do património musical português no ensino coletivo da classe de violino Costa, Rui Adriano Oliveira da Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
Estudo para a introdução de música do património musical português no ensino coletivo da classe de violino |
title_full |
Estudo para a introdução de música do património musical português no ensino coletivo da classe de violino |
title_fullStr |
Estudo para a introdução de música do património musical português no ensino coletivo da classe de violino |
title_full_unstemmed |
Estudo para a introdução de música do património musical português no ensino coletivo da classe de violino |
title_sort |
Estudo para a introdução de música do património musical português no ensino coletivo da classe de violino |
author |
Costa, Rui Adriano Oliveira da |
author_facet |
Costa, Rui Adriano Oliveira da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dawa, Ana Sofia Almeida Sá Serra Alves, Jorge Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Rui Adriano Oliveira da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
A prática do ensino da música em grupo assume um papel cada vez mais relevante no panorama do ensino musical em Portugal. No seguimento dessas alterações os métodos o Suzuki, Estrelita, ou El sistema ganham crescente relevância e encontram-se amplamente difundidos. Nesses métodos para violino são utilizadas melodias de países estrangeiros o que não promove cultura portuguesa no ensino da música e consequentemente requer um esforço maior na aprendizagem por falta de familiaridade das crianças em relação às melodias. A ausência de métodos portuguesas para violino levou ao tema deste estudo que pretende explorar a possibilidade de introduzir melodias tradicionais portuguesas de forma a também promover a nossa cultura. Assim, o presente trabalho explora a utilização de música tradicional portuguesa em contexto de ensino de violino em grupo tendo por base o método New Directions for Strings book I e II de Joanne Erwin, Kathleen Horvath, Robert McCashin e Brenda Mitchell. Foi estudada a introdução de melodias tradicionais em aulas de violino a alunos do 2º Ciclo - 5º ano de escolaridade (n=3; 10-11 anos de idade) e 6º ano (n=3; 11-12 anos de idade). O universo da música tradicional serviu de base à verificação da ideia defendida por diversos autores, de que a aprendizagem musical encontra paralelo na aprendizagem da linguagem, sendo por isso pertinente a utilização do contexto musical e social de origem dos alunos nas aulas de instrumento em grupo. A aplicação de melodias tradicionais portuguesas nesta estratégia pedagógica facilitou o contacto da criança com as suas raízes tradicionais, permitindo reconhecer-se no contexto musical utilizado e aprender através deste, os conteúdos predefinidos para o seu nível de ensino. Verificou-se a interação da família que contribuiu para potenciar fortemente o aproveitamento das alunas e aumentar motivação na aprendizagem do instrumento. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-20 2013 2013-12-20T00:00:00Z 2021-05-27T09:17:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/33300 TID:201495457 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/33300 |
identifier_str_mv |
TID:201495457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131986705514497 |