A importância do movimento corporal no ensino do violino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Mónica Fátima Gonçalves Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/28191
Resumo: O trabalho de investigação que vou apresentar tem como objetivo principal dar a perceber a importância do movimento para o estudo do violino. Com este trabalho pretende-se também conhecer as estratégias e os exercícios necessários para a correção dos problemas de postura assim como tensões associadas às mãos direita e esquerda. Nesse sentido, foram implementadas estratégias, tendo por base a metodologia Rolland, com o intuito de proporcionar aos alunos novas sensações que os beneficiem na execução instrumental. São ainda demonstrados os procedimentos utilizados no decorrer da investigação, bem como uma descrição dos resultados obtidos. Fundamentado também pela análise de alguns pedagogos do século XX, nomeadamente Suzuki, Mackay e Rolland, demonstrando-se assim a importância das suas metodologias para o ensino do violino, em especial numa fase inicial de contato com o instrumento. É ainda abordada a questão da aprendizagem e estrutura do movimento tendo por base as ideias de Siger, Gallahue, Ozmun, Fleishman e Magill. Com a amostra de alunos que é apresentada, nomeadamente, alunos do ensino básico da música, na vertente de violino, com dificuldades a nível postural e de coordenação, conseguiu-se demonstrar que os exercícios aplicados ajudam a um melhor desempenho do aluno. É de salientar que o professor tem um papel fundamental em todo o processo de aprendizagem. Tendo como função conhecer os princípios que regem os movimentos e a postura, para ajudarem os alunos a terem um melhor desempenho e a evitar lesões futuras, proporcionando assim a cada um, a possibilidade de explorarem todo o seu potencial.
id RCAP_e6d79f7f5c4888e197403395c2adcfa3
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28191
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância do movimento corporal no ensino do violinoViolinoDidáticaTécnicaMovimento e posturaViolinDidacticsTechniqueMovement and postureDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesO trabalho de investigação que vou apresentar tem como objetivo principal dar a perceber a importância do movimento para o estudo do violino. Com este trabalho pretende-se também conhecer as estratégias e os exercícios necessários para a correção dos problemas de postura assim como tensões associadas às mãos direita e esquerda. Nesse sentido, foram implementadas estratégias, tendo por base a metodologia Rolland, com o intuito de proporcionar aos alunos novas sensações que os beneficiem na execução instrumental. São ainda demonstrados os procedimentos utilizados no decorrer da investigação, bem como uma descrição dos resultados obtidos. Fundamentado também pela análise de alguns pedagogos do século XX, nomeadamente Suzuki, Mackay e Rolland, demonstrando-se assim a importância das suas metodologias para o ensino do violino, em especial numa fase inicial de contato com o instrumento. É ainda abordada a questão da aprendizagem e estrutura do movimento tendo por base as ideias de Siger, Gallahue, Ozmun, Fleishman e Magill. Com a amostra de alunos que é apresentada, nomeadamente, alunos do ensino básico da música, na vertente de violino, com dificuldades a nível postural e de coordenação, conseguiu-se demonstrar que os exercícios aplicados ajudam a um melhor desempenho do aluno. É de salientar que o professor tem um papel fundamental em todo o processo de aprendizagem. Tendo como função conhecer os princípios que regem os movimentos e a postura, para ajudarem os alunos a terem um melhor desempenho e a evitar lesões futuras, proporcionando assim a cada um, a possibilidade de explorarem todo o seu potencial.The study I am presenting has as its main objective to demonstrate the importance of the movement for the study of the violin. It was further intended to get to know the strategies and exercises needed for the correction of posture problems as well as the tensions associated with the right and left hands. In this sense, strategies were implemented, based on the Rolland methodology, in order to provide students with new sensations that benefit them in playing a musical instrument. The procedures used during the investigation are thoroughly demonstrated, as well as a description of the results obtained. This study is further based on the analysis of some 20th century pedagogues such as Suzuki, Mackay and Rolland, and demonstrated the importance of their methodologies for the teaching of the violin, especially in an initial phase of contact with the instrument. The question of learning and the structure of the movement is also approached based on the ideas of Siger, Gallahue, Ozmun, Fleishman and Magill. The sample used was a group of students, namely, elementary music students learning the violin, with postural and coordination difficulties, it was demonstrated that the exercises applied do benefit the student leading to a better performance. It should be noted that the teachers have a fundamental role throughout the learning process. It is their function is to know the principles governing movements and posture, so as to help students to perform better as well as avoiding future injuries, thus giving each one the possibility of exploiting their full potential.Dawa, Ana Sofia Almeida Sá SerraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCoelho, Mónica Fátima Gonçalves Ferreira2019-09-09T08:23:30Z2018-10-1720172018-10-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/28191TID:202274691porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:33:42Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/28191Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:22:32.272886Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância do movimento corporal no ensino do violino
title A importância do movimento corporal no ensino do violino
spellingShingle A importância do movimento corporal no ensino do violino
Coelho, Mónica Fátima Gonçalves Ferreira
Violino
Didática
Técnica
Movimento e postura
Violin
Didactics
Technique
Movement and posture
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
title_short A importância do movimento corporal no ensino do violino
title_full A importância do movimento corporal no ensino do violino
title_fullStr A importância do movimento corporal no ensino do violino
title_full_unstemmed A importância do movimento corporal no ensino do violino
title_sort A importância do movimento corporal no ensino do violino
author Coelho, Mónica Fátima Gonçalves Ferreira
author_facet Coelho, Mónica Fátima Gonçalves Ferreira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dawa, Ana Sofia Almeida Sá Serra
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Mónica Fátima Gonçalves Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Violino
Didática
Técnica
Movimento e postura
Violin
Didactics
Technique
Movement and posture
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
topic Violino
Didática
Técnica
Movimento e postura
Violin
Didactics
Technique
Movement and posture
Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes
description O trabalho de investigação que vou apresentar tem como objetivo principal dar a perceber a importância do movimento para o estudo do violino. Com este trabalho pretende-se também conhecer as estratégias e os exercícios necessários para a correção dos problemas de postura assim como tensões associadas às mãos direita e esquerda. Nesse sentido, foram implementadas estratégias, tendo por base a metodologia Rolland, com o intuito de proporcionar aos alunos novas sensações que os beneficiem na execução instrumental. São ainda demonstrados os procedimentos utilizados no decorrer da investigação, bem como uma descrição dos resultados obtidos. Fundamentado também pela análise de alguns pedagogos do século XX, nomeadamente Suzuki, Mackay e Rolland, demonstrando-se assim a importância das suas metodologias para o ensino do violino, em especial numa fase inicial de contato com o instrumento. É ainda abordada a questão da aprendizagem e estrutura do movimento tendo por base as ideias de Siger, Gallahue, Ozmun, Fleishman e Magill. Com a amostra de alunos que é apresentada, nomeadamente, alunos do ensino básico da música, na vertente de violino, com dificuldades a nível postural e de coordenação, conseguiu-se demonstrar que os exercícios aplicados ajudam a um melhor desempenho do aluno. É de salientar que o professor tem um papel fundamental em todo o processo de aprendizagem. Tendo como função conhecer os princípios que regem os movimentos e a postura, para ajudarem os alunos a terem um melhor desempenho e a evitar lesões futuras, proporcionando assim a cada um, a possibilidade de explorarem todo o seu potencial.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-10-17
2018-10-17T00:00:00Z
2019-09-09T08:23:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/28191
TID:202274691
url http://hdl.handle.net/10400.14/28191
identifier_str_mv TID:202274691
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131930901348352