Perspetiva temporal de futuro e a sua relação com as emoções de realização em sala de aula: estudo com estudantes do final do 3º ciclo e ensino secundário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/104280 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação |
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Perspetiva temporal de futuro e a sua relação com as emoções de realização em sala de aula: estudo com estudantes do final do 3º ciclo e ensino secundárioFuture time perspective and its relation with achievement emotions felt in the classroom: a study with 9th, 10th, 11th and 12th grade studentsPerspetiva Temporal de FuturoSala de aulaAdolescentesEmoçõesOrientação e aconselhamento de carreiraFuture time perspectiveClassroomAdolescentsEmotionsSchool guidance and counselingDissertação de Mestrado em Psicologia da Educação, Desenvolvimento e Aconselhamento apresentada à Faculdade de Psicologia e de Ciências da EducaçãoO presente estudo tem como principal objetivo analisar as relações entre as emoções de realização sentidas em contexto de sala de aula e a Perspetiva Temporal de Futuro em uma amostra de estudantes dos 9º, 10º, 11º e 12º anos. Para analisar esta relação, recorreu-se ao Questionário de Perspetiva Temporal de Futuro (Peetsma, 1992) e à Escala das Emoções, em contexto de sala de aula (Pekrun & Goetz, 2005), como instrumentos de medida. A amostra do estudo é constituída por 345 estudantes dos quatro anos letivos. Destes estudantes, 127 estudavam no 9º ano, 79 frequentavam o 10º ano, 68 estudavam no 11º ano e os restantes 71 frequentavam o 12º ano. Da amostra total, 191 identificavam-se com o género feminino, 144 com o género masculino, 3 como não-binários, 2 como “outro género” e 5 preferiram não dizer.Verificou-se a existência de relações estatisticamente significativas entre uma PTF de longo prazo positiva, tanto ao nível dos estudos e carreira profissional, como do desenvolvimento pessoal e o prazer; ainda na área do desenvolvimento pessoal e das emoções, também se verificaram relações significativas entre os dois géneros predominantes; e na área dos estudos e carreira, verificaram-se diferenças significativas em função do ano letivo frequentado e do rendimento escolar.A compreensão desta relação é de extrema importância uma vez que pode contribuir para uma melhor elaboração de intervenções psicológicas e psicopedagógicas junto dos estudantes, pais e professores, nomeadamente para a tomada de decisão vocacional sendo, neste sentido, um tópico imperativo para o desenvolvimento do adolescente em contexto escolar.The main purpose of the present study is to analyze the relationship between the achievement emotions felt in the classroom context and the Temporal Future Prospective in a sample of 9th, 10th, 11th, and 12th grade students. To analyze this relationship, the Temporal Future Prospect Questionnaire (Peetsma, 1992) and the Classroom Emotions Scale (Pekrun & Goetz, 2005) were used as measurement instruments.The study sample consists of 345 students from all four school years. Of these students, 127 were in 9th grade, 79 were in 10th grade, 68 were in 11th grade, and the remaining 71 were in 12th grade. Of the total sample, 191 identified as female, 144 as male, 3 as non-binary, 2 as "other gender" and 5 preferred not to say.Statistically significant relationships were found between a positive long-term TFP, both in the area of studies and professional career as well as in the area of personal development and pleasure; also, in the area of personal development and emotions, significant relationships were also found between the two predominant genders; and in the area of studies and career, significant differences were found according to the school year attended and academic achievement.Understanding this relationship is extremely important as it may contribute to a better elaboration of psychological and psycho-pedagogical interventions for students, parents, and teachers, namely for vocational decision-making, being, in this sense, an imperative topic for the development of adolescents in academic contexts.2022-10-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104280http://hdl.handle.net/10316/104280TID:203128460porSantos, Inês Alexandra Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-21T21:47:00Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104280Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:59.085658Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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