O consumo de música na era do streaming: práticas de curadoria musical no Spotify

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moschetta, Pedro Henrique
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/14600
Resumo: O streaming permite o acesso sob demanda a um acervo gigantesco de músicas que ficam armazenadas em um servidor remoto, não sendo necessário descarregar ou salvar os arquivos para o dispositivo. Por muito tempo, o consumo de músicas esteve limitado ao que era vendido nas lojas ou promovido pelos meios de comunicação em massa. Com a internet, a eliminação das barreiras físicas reduziu os custos de acesso e distribuição, permitindo o consumo de itens menos populares, não deixando os ouvintes limitados apenas aos hits. Neste contexto, a curadoria serve como uma forma de lidar com a abundância e super acessibilidade dos serviços de streaming, que pode ser feita por humanos ou máquinas, através do uso de algoritmos. Após uma pesquisa realizada com 20 utilizadores do Spotify no Brasil, combinando entrevistas qualitativas com recolha de dados de utilização a partir de um serviço online de automação - o IFTTT, os resultados mostram como a facilidade de acesso incentiva a descoberta de novas músicas, tornando a experiência de consumo mais diversificada e fragmentada. As playlists são frequentemente utilizadas como mecanismo de descoberta, coleção musical e construção identitária entre os utilizadores do Spotify, sendo uma das principais mudanças fomentadas pelo streaming. O estudo demonstra ainda que a curadoria algorítmica, apesar de ser constantemente aprimorada, ainda não substitui a curadoria humana devido à sua maior previsibilidade e capacidade limitada de compreender os gostos e expectativas dos ouvintes.
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