Multiculturalismo: diversidade cultural na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romero, Patricia Elizabeth Benitez
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6269
Resumo: A sociedade, nos últimos anos, tem sido objeto de muitas mudanças o que tem levado ao aparecimento de novas realidades educativas e, ao mesmo tempo, tem desencadeado um acréscimo de exigências feitas aos professores e à escola. A globalização e a crise financeira mundial recente têm levado a novos desafios e a novos paradigmas. A temática deste estudo teve como proposta investigar o multiculturalismo na escola. Para tanto, utilizamos a prática educacional de professores e gestores de uma escola. A nossa pergunta de partida: “Como incluir crianças de nacionalidades, culturas e religiões diferentes na escola?” O objetivo geral do estudo foi demonstrar que o educador/gestor, através da sua vivência e formação é capaz de considerar a inclusão do aluno de nacionalidade, cultura e religiosidade diferentes na escola, visando seu desenvolvimento e aprendizado. A pesquisa-ação foi a metodologia usada para levantamento de dados. Embora a escola brasileira seja um dos espaços mais ricos de construção da cidadania e acesso ao conhecimento sistematizado, além de construção de identidade social e cultural, para alunos em contextos multiculturais, nem sempre acontece. Os resultados apontam que os professores ainda sentem dificuldades para abordar o multiculturalismo, existindo poucos momentos de diálogo com as famílias, além de ser limitada a troca de experiências, entre professores, acerca dos alunos. Face aos dados obtidos, propomos um Plano de Formação para Professores, coordenado por nós, que passa pelas áreas: os desafios da inclusão multicultural, estratégias de troca de experiências e o espaço como terceiro educador. No sentido de fortalecer o vinculo entre famílias e a escola apresentamos algumas atividades que contribuam para fortalecer a relação Escola /família, pois é necessário criar nas famílias um conceito positivo da escola.
id RCAP_e564485c8e18b5d38dbe5d915497ae6e
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/6269
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Multiculturalismo: diversidade cultural na escolaAlunosDiversidadeEscolaMulticulturalismoPaisProfessoresStudentsDiversitySchoolMulticulturalismParentsTeachersDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA sociedade, nos últimos anos, tem sido objeto de muitas mudanças o que tem levado ao aparecimento de novas realidades educativas e, ao mesmo tempo, tem desencadeado um acréscimo de exigências feitas aos professores e à escola. A globalização e a crise financeira mundial recente têm levado a novos desafios e a novos paradigmas. A temática deste estudo teve como proposta investigar o multiculturalismo na escola. Para tanto, utilizamos a prática educacional de professores e gestores de uma escola. A nossa pergunta de partida: “Como incluir crianças de nacionalidades, culturas e religiões diferentes na escola?” O objetivo geral do estudo foi demonstrar que o educador/gestor, através da sua vivência e formação é capaz de considerar a inclusão do aluno de nacionalidade, cultura e religiosidade diferentes na escola, visando seu desenvolvimento e aprendizado. A pesquisa-ação foi a metodologia usada para levantamento de dados. Embora a escola brasileira seja um dos espaços mais ricos de construção da cidadania e acesso ao conhecimento sistematizado, além de construção de identidade social e cultural, para alunos em contextos multiculturais, nem sempre acontece. Os resultados apontam que os professores ainda sentem dificuldades para abordar o multiculturalismo, existindo poucos momentos de diálogo com as famílias, além de ser limitada a troca de experiências, entre professores, acerca dos alunos. Face aos dados obtidos, propomos um Plano de Formação para Professores, coordenado por nós, que passa pelas áreas: os desafios da inclusão multicultural, estratégias de troca de experiências e o espaço como terceiro educador. No sentido de fortalecer o vinculo entre famílias e a escola apresentamos algumas atividades que contribuam para fortalecer a relação Escola /família, pois é necessário criar nas famílias um conceito positivo da escola.In recent years, society has been the subject of many changes, which has led to the emergence of new educational realities and, at the same time, has triggered an increase in demands on teachers and schools. Globalization and the recent global financial crisis have led to new challenges and new paradigms. The purpose of this study was to investigate multiculturalism in school. Therefore, we use the educational practice of teachers and managers of a school. Our initial question: "How to include children of different nationalities, cultures and religions in school?" The overall objective of the study was to demonstrate that the educator / manager, through his experience and training, is able to consider the inclusion of the student of nationality, different culture and religiosity in the school, aiming its development and learning. Action research was the methodology used for data collection. Although the Brazilian school is one of the richest spaces of citizenship construction and access to systematized knowledge, besides building social and cultural identity, for students in multicultural contexts, it does not always happen. The results show that teachers still find it difficult to approach multiculturalism, there are few moments of dialogue with families, besides being limited the exchange of experiences among teachers about the students. Given the data obtained, we propose a Training Plan for Teachers, coordinated by us, that passes through the areas: the challenges of multicultural inclusion, strategies for exchanging experiences and space as a third educator. In order to strengthen the bond between families and the school we present some activities that contribute to strengthen the School / family relationship, because it is necessary to create in families a positive concept of the school.Alves, Maria da Piedade Gonçalves LopesRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaRomero, Patricia Elizabeth Benitez2017-11-09T17:47:45Z2017-07-12T00:00:00Z2017-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6269202448746porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:05:40Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6269Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:09.697424Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Multiculturalismo: diversidade cultural na escola
title Multiculturalismo: diversidade cultural na escola
spellingShingle Multiculturalismo: diversidade cultural na escola
Romero, Patricia Elizabeth Benitez
Alunos
Diversidade
Escola
Multiculturalismo
Pais
Professores
Students
Diversity
School
Multiculturalism
Parents
Teachers
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Multiculturalismo: diversidade cultural na escola
title_full Multiculturalismo: diversidade cultural na escola
title_fullStr Multiculturalismo: diversidade cultural na escola
title_full_unstemmed Multiculturalismo: diversidade cultural na escola
title_sort Multiculturalismo: diversidade cultural na escola
author Romero, Patricia Elizabeth Benitez
author_facet Romero, Patricia Elizabeth Benitez
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Maria da Piedade Gonçalves Lopes
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Romero, Patricia Elizabeth Benitez
dc.subject.por.fl_str_mv Alunos
Diversidade
Escola
Multiculturalismo
Pais
Professores
Students
Diversity
School
Multiculturalism
Parents
Teachers
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Alunos
Diversidade
Escola
Multiculturalismo
Pais
Professores
Students
Diversity
School
Multiculturalism
Parents
Teachers
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A sociedade, nos últimos anos, tem sido objeto de muitas mudanças o que tem levado ao aparecimento de novas realidades educativas e, ao mesmo tempo, tem desencadeado um acréscimo de exigências feitas aos professores e à escola. A globalização e a crise financeira mundial recente têm levado a novos desafios e a novos paradigmas. A temática deste estudo teve como proposta investigar o multiculturalismo na escola. Para tanto, utilizamos a prática educacional de professores e gestores de uma escola. A nossa pergunta de partida: “Como incluir crianças de nacionalidades, culturas e religiões diferentes na escola?” O objetivo geral do estudo foi demonstrar que o educador/gestor, através da sua vivência e formação é capaz de considerar a inclusão do aluno de nacionalidade, cultura e religiosidade diferentes na escola, visando seu desenvolvimento e aprendizado. A pesquisa-ação foi a metodologia usada para levantamento de dados. Embora a escola brasileira seja um dos espaços mais ricos de construção da cidadania e acesso ao conhecimento sistematizado, além de construção de identidade social e cultural, para alunos em contextos multiculturais, nem sempre acontece. Os resultados apontam que os professores ainda sentem dificuldades para abordar o multiculturalismo, existindo poucos momentos de diálogo com as famílias, além de ser limitada a troca de experiências, entre professores, acerca dos alunos. Face aos dados obtidos, propomos um Plano de Formação para Professores, coordenado por nós, que passa pelas áreas: os desafios da inclusão multicultural, estratégias de troca de experiências e o espaço como terceiro educador. No sentido de fortalecer o vinculo entre famílias e a escola apresentamos algumas atividades que contribuam para fortalecer a relação Escola /família, pois é necessário criar nas famílias um conceito positivo da escola.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-09T17:47:45Z
2017-07-12T00:00:00Z
2017-07-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/6269
202448746
url http://hdl.handle.net/10284/6269
identifier_str_mv 202448746
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130297941360640