A entrada na creche e as primeiras interações entre crianças : contributos do educador de infância para uma sociabilidade prazerosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quitério, Maria Carlota Pereira Fernandes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/1470
Resumo: O presente relatório, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, está dividido em três partes. A primeira parte é dedicada aos estágios em dois contextos, o de Creche e o de Jardim-de-Infância e refere-se aos trabalhos e projetos desenvolvidos, ao percurso profissional, aprendizagens realizadas, dificuldades sentidas e reflexões que daí decorreram. A segunda parte refere-se à componente investigativa “A entrada na Creche e as primeiras interações entre crianças: contributos do educador de infância para uma sociabilidade prazerosa”, apresentando um estudo sobre as interações infantis aquando da entrada na creche e sobre a importância que o educador tem neste processo, favorecendo momentos de interações positivas e mediando os problemas que vão surgindo. O estudo realizado é de natureza qualitativa, centrando-se em observações feitas em creche e na reflexão e discussão assentes nessas observações. A terceira parte, considerações finais, sintetiza o percurso realizado e o seu contributo para o desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional.
id RCAP_e59c85630ab8e115c1f2d8ed0f656cb4
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1470
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A entrada na creche e as primeiras interações entre crianças : contributos do educador de infância para uma sociabilidade prazerosacriançacrecheinteraçõesgrupo infantileducadorchildnurseryinteractionschildren’s groupteacherO presente relatório, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, está dividido em três partes. A primeira parte é dedicada aos estágios em dois contextos, o de Creche e o de Jardim-de-Infância e refere-se aos trabalhos e projetos desenvolvidos, ao percurso profissional, aprendizagens realizadas, dificuldades sentidas e reflexões que daí decorreram. A segunda parte refere-se à componente investigativa “A entrada na Creche e as primeiras interações entre crianças: contributos do educador de infância para uma sociabilidade prazerosa”, apresentando um estudo sobre as interações infantis aquando da entrada na creche e sobre a importância que o educador tem neste processo, favorecendo momentos de interações positivas e mediando os problemas que vão surgindo. O estudo realizado é de natureza qualitativa, centrando-se em observações feitas em creche e na reflexão e discussão assentes nessas observações. A terceira parte, considerações finais, sintetiza o percurso realizado e o seu contributo para o desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional.The present report, within the Master in Preschool Education held at the Polytechnic School of Education of Santarém, is divided in 3 main chapters. The first one is dedicated to the internships in two contexts, the Nursery and the Kindergarten, and refers to papers and developed projects, professional experience, new learnings, difficulties and reflections. The second chapter, refers to the investigative component: “Entry into the Nursery and the first interactions between children: Kindergarten teacher’s contributions to a pleasant sociability”, showing a case study about the child interactions when entry into the Nursery and the teacher’s importance in this process, favoring positive interactions and mediating problems that arise. The study is qualitative, with focus on observations made on job and reflections and the discussions of those. The third chapter, held the final notes, summarizes the route taken and their contribution to the development of personal and professional growth.Sá, TeresaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémQuitério, Maria Carlota Pereira Fernandes2016-05-21T16:26:41Z2015-04-282015-04-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1470TID:201123363porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:07Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1470Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:42.057741Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A entrada na creche e as primeiras interações entre crianças : contributos do educador de infância para uma sociabilidade prazerosa
title A entrada na creche e as primeiras interações entre crianças : contributos do educador de infância para uma sociabilidade prazerosa
spellingShingle A entrada na creche e as primeiras interações entre crianças : contributos do educador de infância para uma sociabilidade prazerosa
Quitério, Maria Carlota Pereira Fernandes
criança
creche
interações
grupo infantil
educador
child
nursery
interactions
children’s group
teacher
title_short A entrada na creche e as primeiras interações entre crianças : contributos do educador de infância para uma sociabilidade prazerosa
title_full A entrada na creche e as primeiras interações entre crianças : contributos do educador de infância para uma sociabilidade prazerosa
title_fullStr A entrada na creche e as primeiras interações entre crianças : contributos do educador de infância para uma sociabilidade prazerosa
title_full_unstemmed A entrada na creche e as primeiras interações entre crianças : contributos do educador de infância para uma sociabilidade prazerosa
title_sort A entrada na creche e as primeiras interações entre crianças : contributos do educador de infância para uma sociabilidade prazerosa
author Quitério, Maria Carlota Pereira Fernandes
author_facet Quitério, Maria Carlota Pereira Fernandes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sá, Teresa
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Quitério, Maria Carlota Pereira Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv criança
creche
interações
grupo infantil
educador
child
nursery
interactions
children’s group
teacher
topic criança
creche
interações
grupo infantil
educador
child
nursery
interactions
children’s group
teacher
description O presente relatório, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, está dividido em três partes. A primeira parte é dedicada aos estágios em dois contextos, o de Creche e o de Jardim-de-Infância e refere-se aos trabalhos e projetos desenvolvidos, ao percurso profissional, aprendizagens realizadas, dificuldades sentidas e reflexões que daí decorreram. A segunda parte refere-se à componente investigativa “A entrada na Creche e as primeiras interações entre crianças: contributos do educador de infância para uma sociabilidade prazerosa”, apresentando um estudo sobre as interações infantis aquando da entrada na creche e sobre a importância que o educador tem neste processo, favorecendo momentos de interações positivas e mediando os problemas que vão surgindo. O estudo realizado é de natureza qualitativa, centrando-se em observações feitas em creche e na reflexão e discussão assentes nessas observações. A terceira parte, considerações finais, sintetiza o percurso realizado e o seu contributo para o desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-04-28
2015-04-28T00:00:00Z
2016-05-21T16:26:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/1470
TID:201123363
url http://hdl.handle.net/10400.15/1470
identifier_str_mv TID:201123363
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137027590979584