A entrada na creche e as primeiras interações entre crianças : contributos do educador de infância para uma sociabilidade prazerosa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.15/1470 |
Resumo: | O presente relatório, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, está dividido em três partes. A primeira parte é dedicada aos estágios em dois contextos, o de Creche e o de Jardim-de-Infância e refere-se aos trabalhos e projetos desenvolvidos, ao percurso profissional, aprendizagens realizadas, dificuldades sentidas e reflexões que daí decorreram. A segunda parte refere-se à componente investigativa “A entrada na Creche e as primeiras interações entre crianças: contributos do educador de infância para uma sociabilidade prazerosa”, apresentando um estudo sobre as interações infantis aquando da entrada na creche e sobre a importância que o educador tem neste processo, favorecendo momentos de interações positivas e mediando os problemas que vão surgindo. O estudo realizado é de natureza qualitativa, centrando-se em observações feitas em creche e na reflexão e discussão assentes nessas observações. A terceira parte, considerações finais, sintetiza o percurso realizado e o seu contributo para o desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional. |
id |
RCAP_e59c85630ab8e115c1f2d8ed0f656cb4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1470 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A entrada na creche e as primeiras interações entre crianças : contributos do educador de infância para uma sociabilidade prazerosacriançacrecheinteraçõesgrupo infantileducadorchildnurseryinteractionschildren’s groupteacherO presente relatório, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, está dividido em três partes. A primeira parte é dedicada aos estágios em dois contextos, o de Creche e o de Jardim-de-Infância e refere-se aos trabalhos e projetos desenvolvidos, ao percurso profissional, aprendizagens realizadas, dificuldades sentidas e reflexões que daí decorreram. A segunda parte refere-se à componente investigativa “A entrada na Creche e as primeiras interações entre crianças: contributos do educador de infância para uma sociabilidade prazerosa”, apresentando um estudo sobre as interações infantis aquando da entrada na creche e sobre a importância que o educador tem neste processo, favorecendo momentos de interações positivas e mediando os problemas que vão surgindo. O estudo realizado é de natureza qualitativa, centrando-se em observações feitas em creche e na reflexão e discussão assentes nessas observações. A terceira parte, considerações finais, sintetiza o percurso realizado e o seu contributo para o desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional.The present report, within the Master in Preschool Education held at the Polytechnic School of Education of Santarém, is divided in 3 main chapters. The first one is dedicated to the internships in two contexts, the Nursery and the Kindergarten, and refers to papers and developed projects, professional experience, new learnings, difficulties and reflections. The second chapter, refers to the investigative component: “Entry into the Nursery and the first interactions between children: Kindergarten teacher’s contributions to a pleasant sociability”, showing a case study about the child interactions when entry into the Nursery and the teacher’s importance in this process, favoring positive interactions and mediating problems that arise. The study is qualitative, with focus on observations made on job and reflections and the discussions of those. The third chapter, held the final notes, summarizes the route taken and their contribution to the development of personal and professional growth.Sá, TeresaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémQuitério, Maria Carlota Pereira Fernandes2016-05-21T16:26:41Z2015-04-282015-04-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/1470TID:201123363porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:31:07Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/1470Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:53:42.057741Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A entrada na creche e as primeiras interações entre crianças : contributos do educador de infância para uma sociabilidade prazerosa |
title |
A entrada na creche e as primeiras interações entre crianças : contributos do educador de infância para uma sociabilidade prazerosa |
spellingShingle |
A entrada na creche e as primeiras interações entre crianças : contributos do educador de infância para uma sociabilidade prazerosa Quitério, Maria Carlota Pereira Fernandes criança creche interações grupo infantil educador child nursery interactions children’s group teacher |
title_short |
A entrada na creche e as primeiras interações entre crianças : contributos do educador de infância para uma sociabilidade prazerosa |
title_full |
A entrada na creche e as primeiras interações entre crianças : contributos do educador de infância para uma sociabilidade prazerosa |
title_fullStr |
A entrada na creche e as primeiras interações entre crianças : contributos do educador de infância para uma sociabilidade prazerosa |
title_full_unstemmed |
A entrada na creche e as primeiras interações entre crianças : contributos do educador de infância para uma sociabilidade prazerosa |
title_sort |
A entrada na creche e as primeiras interações entre crianças : contributos do educador de infância para uma sociabilidade prazerosa |
author |
Quitério, Maria Carlota Pereira Fernandes |
author_facet |
Quitério, Maria Carlota Pereira Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Sá, Teresa Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Quitério, Maria Carlota Pereira Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
criança creche interações grupo infantil educador child nursery interactions children’s group teacher |
topic |
criança creche interações grupo infantil educador child nursery interactions children’s group teacher |
description |
O presente relatório, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar realizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém, está dividido em três partes. A primeira parte é dedicada aos estágios em dois contextos, o de Creche e o de Jardim-de-Infância e refere-se aos trabalhos e projetos desenvolvidos, ao percurso profissional, aprendizagens realizadas, dificuldades sentidas e reflexões que daí decorreram. A segunda parte refere-se à componente investigativa “A entrada na Creche e as primeiras interações entre crianças: contributos do educador de infância para uma sociabilidade prazerosa”, apresentando um estudo sobre as interações infantis aquando da entrada na creche e sobre a importância que o educador tem neste processo, favorecendo momentos de interações positivas e mediando os problemas que vão surgindo. O estudo realizado é de natureza qualitativa, centrando-se em observações feitas em creche e na reflexão e discussão assentes nessas observações. A terceira parte, considerações finais, sintetiza o percurso realizado e o seu contributo para o desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-04-28 2015-04-28T00:00:00Z 2016-05-21T16:26:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.15/1470 TID:201123363 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.15/1470 |
identifier_str_mv |
TID:201123363 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137027590979584 |