Creche : uma estranha no ninho educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Maria Carmen Silveira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Richter, Sandra Regina Simonis
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/239479
Resumo: Este artigo propõe a reflexão sobre a creche como um equipamento educacional, isto é, um espaço de educação coletiva para as crianças de 0 a 3 anos, problematizando a ausência de um lugar para ela no sistema educacional brasileiro, bem como a invisibilidade de sua especificidade nos cursos de Pedagogia. A indefinição, até o presente momento, da “forma educacional creche” no Brasil dificulta a caracterização dos processos pedagógicos necessários ao seu funcionamento e à formação do profissional que vai atuar nestas instituições, especialmente aqueles que irão ter contato com as crianças. Portanto, trata-se de propor a interlocução entre as necessidades e desejos da sociedade para a educação das crianças dessa faixa etária, a formação dos docentes nas universidades e o redimensionamento das práticas realizadas nas creches, num diálogo permanente e plural que pode desvelar outros modos de construir essa scholè para os bebês e as crianças bem pequenas.
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