Ensino experimental reflexivo das ciências: uma visão crítica da perspectiva piagetiana sobre o desenvolvimento do conceito de ser vivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Varela, Paulo Idalino Balça
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Sá, Joaquim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/25222
Resumo: Neste artigo apresenta-se o processo de elaboração de um guia de ensino-aprendizagem sobre o estudo dos seres vivos, a sua implementação em sala de aula, a análise do processo de construção do significado de “ser vivo” pelos alunos e a avaliação das suas aprendizagens. O guia tem subjacente uma prática de Ensino Experimental Reflexivo das Ciências (EERC) e foi implementado em três turmas do 1º ano de escolaridade (n=64). A análise do processo de ensino-aprendizagem ocorrido nas turmas incide nos diários de aulas, elaborados na sequência da observação participante em contexto de sala de aula, e procura: a) identificar as ideias espontâneas dos alunos sobre o significado de ser vivo; b) promover a (re)construção de um novo significado de ser vivo; c) avaliar, por contraste com um grupo de controle (n=64), o efeito especifico da prática de ensino nas aprendizagem dos alunos. Os resultados evidenciam que a maioria dos alunos do grupo experimental, com uma média de 6,5 anos de idade, não foi capaz de desenvolver um significado de ser vivo, como parte integrante de uma estrutura conceitual complexa. Porém, uma parte significativa do grupo experimental desenvolveu, por via da intervenção, um significado de ser vivo bem para além do que é proposto no 4º estágio de desenvolvimento piagetiano, previsto para a idade de 11/12 anos e segundo o qual a vida é reservada aos animais, ou aos animais e plantas.
id RCAP_e5a4430128e169b9d5b11e83fa012531
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25222
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ensino experimental reflexivo das ciências: uma visão crítica da perspectiva piagetiana sobre o desenvolvimento do conceito de ser vivoExperimental reflective science teaching: a critical view of the Piagetian perspective on the development of the concept of living beingExperimentalReflexivoColaborativoConstrução de significadosExperimentalReflectiveCollaborativeConstruction of meaningNeste artigo apresenta-se o processo de elaboração de um guia de ensino-aprendizagem sobre o estudo dos seres vivos, a sua implementação em sala de aula, a análise do processo de construção do significado de “ser vivo” pelos alunos e a avaliação das suas aprendizagens. O guia tem subjacente uma prática de Ensino Experimental Reflexivo das Ciências (EERC) e foi implementado em três turmas do 1º ano de escolaridade (n=64). A análise do processo de ensino-aprendizagem ocorrido nas turmas incide nos diários de aulas, elaborados na sequência da observação participante em contexto de sala de aula, e procura: a) identificar as ideias espontâneas dos alunos sobre o significado de ser vivo; b) promover a (re)construção de um novo significado de ser vivo; c) avaliar, por contraste com um grupo de controle (n=64), o efeito especifico da prática de ensino nas aprendizagem dos alunos. Os resultados evidenciam que a maioria dos alunos do grupo experimental, com uma média de 6,5 anos de idade, não foi capaz de desenvolver um significado de ser vivo, como parte integrante de uma estrutura conceitual complexa. Porém, uma parte significativa do grupo experimental desenvolveu, por via da intervenção, um significado de ser vivo bem para além do que é proposto no 4º estágio de desenvolvimento piagetiano, previsto para a idade de 11/12 anos e segundo o qual a vida é reservada aos animais, ou aos animais e plantas.This paper presents the process of preparing a guide for teaching and learning about the study of “living beings”, its implementation in the classroom, the analysis of the construction of the meaning of “living being” by students, and the assessment of their learning. The practice of Experimental Reflective Science Teaching underlay the elaboration of this guide, which was implemented in three 1st grade classes (n=64). The analysis of the process of teaching and learning occurred in class is centered on the class diaries, which were produced as a result of participant observation in the context of the classroom, and it seeks to: a) identify the students' spontaneous ideas about the meaning of “living being”; b) to promote the (re)construction of a new meaning of “living being”; c) to assess, in contrast to a control group (n=64), the specific effect of this teaching practice in student learning. The results have shown that most students in the experimental group, with an average age of 6.5 years, have not been able to develop a meaning of “living being”, as part of a complex conceptual framework However, through the intervention, a significant part of the experimental group developed a meaning of “living being” which is well beyond that proposed by the 4th Piagetian stage of development, scheduled for the age of 11/12 years, and according to which life is reserved for animals, or for animals and plants.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, UM (UI 317 da FCT)Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)Universidade do MinhoVarela, Paulo Idalino BalçaSá, Joaquim2012-122012-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/25222porVarela, P. & Sá, J. (2012). Ensino Experimental Reflexivo das Ciências: uma visão crítica da perspectiva piagetiana sobre o desenvolvimento do conceito de ser vivo. Investigações em Ensino de Ciências. 17(3), pp. 547-569.1518-8795http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID305/v17_n3_a2012.pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:36:10Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/25222Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:32:10.630282Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ensino experimental reflexivo das ciências: uma visão crítica da perspectiva piagetiana sobre o desenvolvimento do conceito de ser vivo
Experimental reflective science teaching: a critical view of the Piagetian perspective on the development of the concept of living being
title Ensino experimental reflexivo das ciências: uma visão crítica da perspectiva piagetiana sobre o desenvolvimento do conceito de ser vivo
spellingShingle Ensino experimental reflexivo das ciências: uma visão crítica da perspectiva piagetiana sobre o desenvolvimento do conceito de ser vivo
Varela, Paulo Idalino Balça
Experimental
Reflexivo
Colaborativo
Construção de significados
Experimental
Reflective
Collaborative
Construction of meaning
title_short Ensino experimental reflexivo das ciências: uma visão crítica da perspectiva piagetiana sobre o desenvolvimento do conceito de ser vivo
title_full Ensino experimental reflexivo das ciências: uma visão crítica da perspectiva piagetiana sobre o desenvolvimento do conceito de ser vivo
title_fullStr Ensino experimental reflexivo das ciências: uma visão crítica da perspectiva piagetiana sobre o desenvolvimento do conceito de ser vivo
title_full_unstemmed Ensino experimental reflexivo das ciências: uma visão crítica da perspectiva piagetiana sobre o desenvolvimento do conceito de ser vivo
title_sort Ensino experimental reflexivo das ciências: uma visão crítica da perspectiva piagetiana sobre o desenvolvimento do conceito de ser vivo
author Varela, Paulo Idalino Balça
author_facet Varela, Paulo Idalino Balça
Sá, Joaquim
author_role author
author2 Sá, Joaquim
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Varela, Paulo Idalino Balça
Sá, Joaquim
dc.subject.por.fl_str_mv Experimental
Reflexivo
Colaborativo
Construção de significados
Experimental
Reflective
Collaborative
Construction of meaning
topic Experimental
Reflexivo
Colaborativo
Construção de significados
Experimental
Reflective
Collaborative
Construction of meaning
description Neste artigo apresenta-se o processo de elaboração de um guia de ensino-aprendizagem sobre o estudo dos seres vivos, a sua implementação em sala de aula, a análise do processo de construção do significado de “ser vivo” pelos alunos e a avaliação das suas aprendizagens. O guia tem subjacente uma prática de Ensino Experimental Reflexivo das Ciências (EERC) e foi implementado em três turmas do 1º ano de escolaridade (n=64). A análise do processo de ensino-aprendizagem ocorrido nas turmas incide nos diários de aulas, elaborados na sequência da observação participante em contexto de sala de aula, e procura: a) identificar as ideias espontâneas dos alunos sobre o significado de ser vivo; b) promover a (re)construção de um novo significado de ser vivo; c) avaliar, por contraste com um grupo de controle (n=64), o efeito especifico da prática de ensino nas aprendizagem dos alunos. Os resultados evidenciam que a maioria dos alunos do grupo experimental, com uma média de 6,5 anos de idade, não foi capaz de desenvolver um significado de ser vivo, como parte integrante de uma estrutura conceitual complexa. Porém, uma parte significativa do grupo experimental desenvolveu, por via da intervenção, um significado de ser vivo bem para além do que é proposto no 4º estágio de desenvolvimento piagetiano, previsto para a idade de 11/12 anos e segundo o qual a vida é reservada aos animais, ou aos animais e plantas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12
2012-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/25222
url http://hdl.handle.net/1822/25222
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Varela, P. & Sá, J. (2012). Ensino Experimental Reflexivo das Ciências: uma visão crítica da perspectiva piagetiana sobre o desenvolvimento do conceito de ser vivo. Investigações em Ensino de Ciências. 17(3), pp. 547-569.
1518-8795
http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID305/v17_n3_a2012.pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132833667612672