Sargaceiros de Apúlia e orquestra de cordas: contributos para uma etnopedagogia musical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares de Brito, Hugo Manuel
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Vieira, Maria Helena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/52429
Resumo: O ensino da música em conservatórios e academias tem privilegiado o formalismo das obras da cultura ocidental dita “erudita”, deixando de parte a música tradicional dos povos, tantas vezes inspiradora dessa mesma música “erudita”. Isto conduz a um crescente fosso entre a matriz cultural dos estudantes e a da comunidade em que estão inseridos. Através de um trabalho baseado na componente auditiva, realizado com a música tradicional dos Sargaceiros de Apúlia (Braga, Portugal), foi possível compreender algumas potencialidades pedagógicas do patrimônio oral local para a aprendizagem musical, bem como obter um retrato sobre a relação dos alunos com a música tradicional.
id RCAP_e5a58d66eed811804b9564eb9cca3580
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52429
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Sargaceiros de Apúlia e orquestra de cordas: contributos para uma etnopedagogia musicalSeaweed gatherers and a string orchestra: contributions for a musical ethnopedagogyTraditional musicaural skillsstring group pedagogyArts & HumanitiesO ensino da música em conservatórios e academias tem privilegiado o formalismo das obras da cultura ocidental dita “erudita”, deixando de parte a música tradicional dos povos, tantas vezes inspiradora dessa mesma música “erudita”. Isto conduz a um crescente fosso entre a matriz cultural dos estudantes e a da comunidade em que estão inseridos. Através de um trabalho baseado na componente auditiva, realizado com a música tradicional dos Sargaceiros de Apúlia (Braga, Portugal), foi possível compreender algumas potencialidades pedagógicas do patrimônio oral local para a aprendizagem musical, bem como obter um retrato sobre a relação dos alunos com a música tradicional.Music education in conservatories and music education in music academies have focused on western and so-called "classical works", leaving traditional and folk music aside (despite the fact that composers were and are often inspired by that music). This leads to a growing distance between music students and their cultural roots, the community in which they live. Through an action research project centered on audition, the pedagogical potential of the music of Sargaceiros [seaweed gatherers] of Apulia (Braga, Portugal) was discovered, organized and registered. This also allowed for an intensive description of the relationship established between the students and traditional music of their region.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Federal de Goiás (UFG)Universidade do MinhoSoares de Brito, Hugo ManuelVieira, Maria Helena20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/52429por1676-393910.5216/mh.v14i2.38244https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/38244info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52429Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:11:57.567408Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Sargaceiros de Apúlia e orquestra de cordas: contributos para uma etnopedagogia musical
Seaweed gatherers and a string orchestra: contributions for a musical ethnopedagogy
title Sargaceiros de Apúlia e orquestra de cordas: contributos para uma etnopedagogia musical
spellingShingle Sargaceiros de Apúlia e orquestra de cordas: contributos para uma etnopedagogia musical
Soares de Brito, Hugo Manuel
Traditional music
aural skills
string group pedagogy
Arts & Humanities
title_short Sargaceiros de Apúlia e orquestra de cordas: contributos para uma etnopedagogia musical
title_full Sargaceiros de Apúlia e orquestra de cordas: contributos para uma etnopedagogia musical
title_fullStr Sargaceiros de Apúlia e orquestra de cordas: contributos para uma etnopedagogia musical
title_full_unstemmed Sargaceiros de Apúlia e orquestra de cordas: contributos para uma etnopedagogia musical
title_sort Sargaceiros de Apúlia e orquestra de cordas: contributos para uma etnopedagogia musical
author Soares de Brito, Hugo Manuel
author_facet Soares de Brito, Hugo Manuel
Vieira, Maria Helena
author_role author
author2 Vieira, Maria Helena
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares de Brito, Hugo Manuel
Vieira, Maria Helena
dc.subject.por.fl_str_mv Traditional music
aural skills
string group pedagogy
Arts & Humanities
topic Traditional music
aural skills
string group pedagogy
Arts & Humanities
description O ensino da música em conservatórios e academias tem privilegiado o formalismo das obras da cultura ocidental dita “erudita”, deixando de parte a música tradicional dos povos, tantas vezes inspiradora dessa mesma música “erudita”. Isto conduz a um crescente fosso entre a matriz cultural dos estudantes e a da comunidade em que estão inseridos. Através de um trabalho baseado na componente auditiva, realizado com a música tradicional dos Sargaceiros de Apúlia (Braga, Portugal), foi possível compreender algumas potencialidades pedagógicas do patrimônio oral local para a aprendizagem musical, bem como obter um retrato sobre a relação dos alunos com a música tradicional.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/52429
url http://hdl.handle.net/1822/52429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1676-3939
10.5216/mh.v14i2.38244
https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/38244
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás (UFG)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás (UFG)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132552938651648