Sargaceiros de Apúlia e orquestra de cordas: contributos para uma etnopedagogia musical
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/52429 |
Resumo: | O ensino da música em conservatórios e academias tem privilegiado o formalismo das obras da cultura ocidental dita “erudita”, deixando de parte a música tradicional dos povos, tantas vezes inspiradora dessa mesma música “erudita”. Isto conduz a um crescente fosso entre a matriz cultural dos estudantes e a da comunidade em que estão inseridos. Através de um trabalho baseado na componente auditiva, realizado com a música tradicional dos Sargaceiros de Apúlia (Braga, Portugal), foi possível compreender algumas potencialidades pedagógicas do patrimônio oral local para a aprendizagem musical, bem como obter um retrato sobre a relação dos alunos com a música tradicional. |
id |
RCAP_e5a58d66eed811804b9564eb9cca3580 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52429 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sargaceiros de Apúlia e orquestra de cordas: contributos para uma etnopedagogia musicalSeaweed gatherers and a string orchestra: contributions for a musical ethnopedagogyTraditional musicaural skillsstring group pedagogyArts & HumanitiesO ensino da música em conservatórios e academias tem privilegiado o formalismo das obras da cultura ocidental dita “erudita”, deixando de parte a música tradicional dos povos, tantas vezes inspiradora dessa mesma música “erudita”. Isto conduz a um crescente fosso entre a matriz cultural dos estudantes e a da comunidade em que estão inseridos. Através de um trabalho baseado na componente auditiva, realizado com a música tradicional dos Sargaceiros de Apúlia (Braga, Portugal), foi possível compreender algumas potencialidades pedagógicas do patrimônio oral local para a aprendizagem musical, bem como obter um retrato sobre a relação dos alunos com a música tradicional.Music education in conservatories and music education in music academies have focused on western and so-called "classical works", leaving traditional and folk music aside (despite the fact that composers were and are often inspired by that music). This leads to a growing distance between music students and their cultural roots, the community in which they live. Through an action research project centered on audition, the pedagogical potential of the music of Sargaceiros [seaweed gatherers] of Apulia (Braga, Portugal) was discovered, organized and registered. This also allowed for an intensive description of the relationship established between the students and traditional music of their region.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), PortugalFundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Federal de Goiás (UFG)Universidade do MinhoSoares de Brito, Hugo ManuelVieira, Maria Helena20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/52429por1676-393910.5216/mh.v14i2.38244https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/38244info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:03Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52429Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:11:57.567408Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sargaceiros de Apúlia e orquestra de cordas: contributos para uma etnopedagogia musical Seaweed gatherers and a string orchestra: contributions for a musical ethnopedagogy |
title |
Sargaceiros de Apúlia e orquestra de cordas: contributos para uma etnopedagogia musical |
spellingShingle |
Sargaceiros de Apúlia e orquestra de cordas: contributos para uma etnopedagogia musical Soares de Brito, Hugo Manuel Traditional music aural skills string group pedagogy Arts & Humanities |
title_short |
Sargaceiros de Apúlia e orquestra de cordas: contributos para uma etnopedagogia musical |
title_full |
Sargaceiros de Apúlia e orquestra de cordas: contributos para uma etnopedagogia musical |
title_fullStr |
Sargaceiros de Apúlia e orquestra de cordas: contributos para uma etnopedagogia musical |
title_full_unstemmed |
Sargaceiros de Apúlia e orquestra de cordas: contributos para uma etnopedagogia musical |
title_sort |
Sargaceiros de Apúlia e orquestra de cordas: contributos para uma etnopedagogia musical |
author |
Soares de Brito, Hugo Manuel |
author_facet |
Soares de Brito, Hugo Manuel Vieira, Maria Helena |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Maria Helena |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares de Brito, Hugo Manuel Vieira, Maria Helena |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Traditional music aural skills string group pedagogy Arts & Humanities |
topic |
Traditional music aural skills string group pedagogy Arts & Humanities |
description |
O ensino da música em conservatórios e academias tem privilegiado o formalismo das obras da cultura ocidental dita “erudita”, deixando de parte a música tradicional dos povos, tantas vezes inspiradora dessa mesma música “erudita”. Isto conduz a um crescente fosso entre a matriz cultural dos estudantes e a da comunidade em que estão inseridos. Através de um trabalho baseado na componente auditiva, realizado com a música tradicional dos Sargaceiros de Apúlia (Braga, Portugal), foi possível compreender algumas potencialidades pedagógicas do patrimônio oral local para a aprendizagem musical, bem como obter um retrato sobre a relação dos alunos com a música tradicional. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/52429 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/52429 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1676-3939 10.5216/mh.v14i2.38244 https://www.revistas.ufg.br/musica/article/view/38244 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Goiás (UFG) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132552938651648 |