O pensamento crítico no ensino da filosofia: perspetivas sobre o seu alcance e a sua ensinabilidade

Bibliographic Details
Main Author: Bravo, Pedro Filipe Roque
Publication Date: 2017
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/10362/30536
Summary: O presente relatório resulta da Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo de 2016/2017 na Escola Secundária de Miraflores sob orientação da Prof.ª Alice Santos. Neste relatório damos conta da nossa experiência com essa prática e em seguida desenvolvemos um tema mais teórico sobre a relação entre a filosofia e o pensamento crítico. Este é apontado como uma das características e razões de ser da filosofia no Ensino Secundário, ao mesmo tempo que é considerado transversal a diferentes áreas. Depois de analisadas várias perspetivas sobre o que é o pensamento crítico e de que modo elas se articulam com o programa, concluo que o pensamento crítico, incluindo o que se pode adquirir através da filosofia, é relativo a uma área específica do saber, não sendo transferível para outras áreas.
id RCAP_e5a9e267107438b66794be795c6c5c6f
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/30536
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O pensamento crítico no ensino da filosofia: perspetivas sobre o seu alcance e a sua ensinabilidadeCogniçãoPensamento críticoCompetênciasDisposiçõesEnsinoFilosofiaDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoO presente relatório resulta da Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo de 2016/2017 na Escola Secundária de Miraflores sob orientação da Prof.ª Alice Santos. Neste relatório damos conta da nossa experiência com essa prática e em seguida desenvolvemos um tema mais teórico sobre a relação entre a filosofia e o pensamento crítico. Este é apontado como uma das características e razões de ser da filosofia no Ensino Secundário, ao mesmo tempo que é considerado transversal a diferentes áreas. Depois de analisadas várias perspetivas sobre o que é o pensamento crítico e de que modo elas se articulam com o programa, concluo que o pensamento crítico, incluindo o que se pode adquirir através da filosofia, é relativo a uma área específica do saber, não sendo transferível para outras áreas.Bernardo, LuísRUNBravo, Pedro Filipe Roque2018-12-18T01:30:26Z2017-12-182017-10-062017-12-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/30536TID:201790955porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:16:47Zoai:run.unl.pt:10362/30536Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:29:28.738716Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O pensamento crítico no ensino da filosofia: perspetivas sobre o seu alcance e a sua ensinabilidade
title O pensamento crítico no ensino da filosofia: perspetivas sobre o seu alcance e a sua ensinabilidade
spellingShingle O pensamento crítico no ensino da filosofia: perspetivas sobre o seu alcance e a sua ensinabilidade
Bravo, Pedro Filipe Roque
Cognição
Pensamento crítico
Competências
Disposições
Ensino
Filosofia
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
title_short O pensamento crítico no ensino da filosofia: perspetivas sobre o seu alcance e a sua ensinabilidade
title_full O pensamento crítico no ensino da filosofia: perspetivas sobre o seu alcance e a sua ensinabilidade
title_fullStr O pensamento crítico no ensino da filosofia: perspetivas sobre o seu alcance e a sua ensinabilidade
title_full_unstemmed O pensamento crítico no ensino da filosofia: perspetivas sobre o seu alcance e a sua ensinabilidade
title_sort O pensamento crítico no ensino da filosofia: perspetivas sobre o seu alcance e a sua ensinabilidade
author Bravo, Pedro Filipe Roque
author_facet Bravo, Pedro Filipe Roque
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bernardo, Luís
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Bravo, Pedro Filipe Roque
dc.subject.por.fl_str_mv Cognição
Pensamento crítico
Competências
Disposições
Ensino
Filosofia
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
topic Cognição
Pensamento crítico
Competências
Disposições
Ensino
Filosofia
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
description O presente relatório resulta da Prática de Ensino Supervisionada realizada no ano letivo de 2016/2017 na Escola Secundária de Miraflores sob orientação da Prof.ª Alice Santos. Neste relatório damos conta da nossa experiência com essa prática e em seguida desenvolvemos um tema mais teórico sobre a relação entre a filosofia e o pensamento crítico. Este é apontado como uma das características e razões de ser da filosofia no Ensino Secundário, ao mesmo tempo que é considerado transversal a diferentes áreas. Depois de analisadas várias perspetivas sobre o que é o pensamento crítico e de que modo elas se articulam com o programa, concluo que o pensamento crítico, incluindo o que se pode adquirir através da filosofia, é relativo a uma área específica do saber, não sendo transferível para outras áreas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-18
2017-10-06
2017-12-18T00:00:00Z
2018-12-18T01:30:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/30536
TID:201790955
url http://hdl.handle.net/10362/30536
identifier_str_mv TID:201790955
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137920529989632