Maturidade do Negócio Electrónico nas pequenas e médias empresas portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sónia Sousa
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/383
Resumo: Com um mundo cada vez mais global e com um grau de competitividade mais elevado, as empresas que pretendem sobreviver aos desafios do mercado e prosperar devem adaptar-se rapidamente. Surge assim a necessidade de sistemas informáticos que se consigam adaptar ao mesmo ritmo e é importante que as empresas reconheçam o impacto que as estratégias e os planos de negócio electrónico podem ter e que esse impacto também influenciará os seus clientes e, consequentemente, o sucesso da empresa. Tem-se assistido a um grande crescimento da quantidade de negócios realizados através da Internet, entre empresas e consumidores ou com outras empresas, tendo em vista que o negócio electrónico está a ser considerado como uma alternativa valiosa para a ampliação de mercados. O negócio electrónico tem tanta importância na economia mundial, que considerar a inserção de uma empresa no negócio electrónico não é meramente uma opção, mas sim uma questão de sobrevivência. Isto, porque as iniciativas de negócio electrónico, quando bem conduzidas, proporcionam às empresas uma maior visibilidade nos seus mercados alvo, a expansão dos mercados nos quais competem, a atracção e fidelização de clientes através de novas e inovadoras formas. Este trabalho pretende identificar qual o estádio de maturidade do negócio electrónico nas melhores PME portuguesas, quais os principais constrangimentos sentidos por estas quando associados à evolução dos estádios do negócio electrónico, e as formas de os contornar.
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