Maturidade do Negócio e Comércio Electrónico nas Microempresas Portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Luís Gonzaga Valente de
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/397
Resumo: O negócio electrónico está associado à utilização intensiva de tecnologias de informação e comunicação. No entanto, para implementar iniciativas de negócio electrónico, é necessário bem mais do que utilizar computadores e redes. Aspectos como o mercado, o nível de integração funcional das organizações e de preparação de sistemas e a oferta de produtos e serviços têm de estar devidamente acautelados. O termo negócio electrónico foi usado pela primeira vez pela IBM em 1997, até então, o termo mais comum era comércio electrónico. Apesar de uma grande discussão em torno destes dois termos, é consensual que para existir comércio é necessário que exista compra de bens ou serviços, e que, pese embora também seja negócio, o negócio implica mais actividades. Como tal, o comércio electrónico pode ser visto como um dos componentes do negócio electrónico. O comércio electrónico tem alterado a forma de fazer negócios, contribuindo para uma melhoria da eficiência nos processos de negócio e criando um novo tipo de relacionamento entre consumidores e parceiros de negócio. Existem inúmeras definições de comércio electrónico, tal como existem muitos modelos de negócio para o comércio electrónico, e muitos mais são criados regularmente, sendo a sua quantidade limitada somente pela imaginação humana. Sendo o comércio electrónico uma actividade que tem tido uma evolução acentuada torna-se premente estudar/desenvolver modelos de maturidade adequados, de modo a que as organizações possam saber em que estádio de desenvolvimento se encontram e qual a evolução que podem ter, tal como as barreiras que poderão encontrar. Tendo por referência esta realidade, neste trabalho foi desenvolvido, junto das microempresas portuguesas, um estudo, uma avaliação com a finalidade de aferir o grau de maturidade em que o negócio e comércio electrónico se encontram actualmente neste tipo de empresas.
id RCAP_37bdf708d0f6c91b3e014ea4217a76cd
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/397
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Maturidade do Negócio e Comércio Electrónico nas Microempresas PortuguesasO negócio electrónico está associado à utilização intensiva de tecnologias de informação e comunicação. No entanto, para implementar iniciativas de negócio electrónico, é necessário bem mais do que utilizar computadores e redes. Aspectos como o mercado, o nível de integração funcional das organizações e de preparação de sistemas e a oferta de produtos e serviços têm de estar devidamente acautelados. O termo negócio electrónico foi usado pela primeira vez pela IBM em 1997, até então, o termo mais comum era comércio electrónico. Apesar de uma grande discussão em torno destes dois termos, é consensual que para existir comércio é necessário que exista compra de bens ou serviços, e que, pese embora também seja negócio, o negócio implica mais actividades. Como tal, o comércio electrónico pode ser visto como um dos componentes do negócio electrónico. O comércio electrónico tem alterado a forma de fazer negócios, contribuindo para uma melhoria da eficiência nos processos de negócio e criando um novo tipo de relacionamento entre consumidores e parceiros de negócio. Existem inúmeras definições de comércio electrónico, tal como existem muitos modelos de negócio para o comércio electrónico, e muitos mais são criados regularmente, sendo a sua quantidade limitada somente pela imaginação humana. Sendo o comércio electrónico uma actividade que tem tido uma evolução acentuada torna-se premente estudar/desenvolver modelos de maturidade adequados, de modo a que as organizações possam saber em que estádio de desenvolvimento se encontram e qual a evolução que podem ter, tal como as barreiras que poderão encontrar. Tendo por referência esta realidade, neste trabalho foi desenvolvido, junto das microempresas portuguesas, um estudo, uma avaliação com a finalidade de aferir o grau de maturidade em que o negócio e comércio electrónico se encontram actualmente neste tipo de empresas.The e-business is associated with intensive use of information technologies and communication. However, to implement e-business initiatives, it is needed much more than using computers and networks. Aspects such as market, the level of functional integration organizations and the preparation of systems and provision of goods and services must be properly safeguarded. The term e-business was first used by IBM in 1997, until then, the most common term was e-commerce. Despite a great deal of discussion around these two terms is a consensus that trade to exist there needs to purchase goods or services, and, although it is also business, but business means more than just that. As such, e-commerce can be viewed as a component of e-business. E-commerce has changed the way of doing business, contributing to improved efficiency in business processes and creating a new relationship between consumers and business partners. There are many definitions of e-commerce, just as there are many business models for electronic commerce, and many more are created regularly, and the quantity limited only by human imagination. As e-commerce is an activity that has been a significant change is urgent to study / develop appropriate models of maturity, so that organizations can know what stage of development and what are the developments that may have, such as barriers that may be found. With reference to this context, this work was carried out with the Portuguese micro companies, for an evaluation in order to assess the degree of maturity in which business and commerce are currently measured in this type of companies.2010-10-01T11:23:40Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/397porBarros, Luís Gonzaga Valente deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:56:37Zoai:repositorio.utad.pt:10348/397Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:26.383544Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Maturidade do Negócio e Comércio Electrónico nas Microempresas Portuguesas
title Maturidade do Negócio e Comércio Electrónico nas Microempresas Portuguesas
spellingShingle Maturidade do Negócio e Comércio Electrónico nas Microempresas Portuguesas
Barros, Luís Gonzaga Valente de
title_short Maturidade do Negócio e Comércio Electrónico nas Microempresas Portuguesas
title_full Maturidade do Negócio e Comércio Electrónico nas Microempresas Portuguesas
title_fullStr Maturidade do Negócio e Comércio Electrónico nas Microempresas Portuguesas
title_full_unstemmed Maturidade do Negócio e Comércio Electrónico nas Microempresas Portuguesas
title_sort Maturidade do Negócio e Comércio Electrónico nas Microempresas Portuguesas
author Barros, Luís Gonzaga Valente de
author_facet Barros, Luís Gonzaga Valente de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Luís Gonzaga Valente de
description O negócio electrónico está associado à utilização intensiva de tecnologias de informação e comunicação. No entanto, para implementar iniciativas de negócio electrónico, é necessário bem mais do que utilizar computadores e redes. Aspectos como o mercado, o nível de integração funcional das organizações e de preparação de sistemas e a oferta de produtos e serviços têm de estar devidamente acautelados. O termo negócio electrónico foi usado pela primeira vez pela IBM em 1997, até então, o termo mais comum era comércio electrónico. Apesar de uma grande discussão em torno destes dois termos, é consensual que para existir comércio é necessário que exista compra de bens ou serviços, e que, pese embora também seja negócio, o negócio implica mais actividades. Como tal, o comércio electrónico pode ser visto como um dos componentes do negócio electrónico. O comércio electrónico tem alterado a forma de fazer negócios, contribuindo para uma melhoria da eficiência nos processos de negócio e criando um novo tipo de relacionamento entre consumidores e parceiros de negócio. Existem inúmeras definições de comércio electrónico, tal como existem muitos modelos de negócio para o comércio electrónico, e muitos mais são criados regularmente, sendo a sua quantidade limitada somente pela imaginação humana. Sendo o comércio electrónico uma actividade que tem tido uma evolução acentuada torna-se premente estudar/desenvolver modelos de maturidade adequados, de modo a que as organizações possam saber em que estádio de desenvolvimento se encontram e qual a evolução que podem ter, tal como as barreiras que poderão encontrar. Tendo por referência esta realidade, neste trabalho foi desenvolvido, junto das microempresas portuguesas, um estudo, uma avaliação com a finalidade de aferir o grau de maturidade em que o negócio e comércio electrónico se encontram actualmente neste tipo de empresas.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-01T00:00:00Z
2009
2010-10-01T11:23:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/397
url http://hdl.handle.net/10348/397
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137152499449856