Adoção de uma plataforma de e-learning nas instituições do ensino superior - modelo de processo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Eduardo Luís
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Pimenta, Pedro, Pereira, Duarte Costa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/18615
Resumo: As tecnologias de informação e comunicação (TIC), entendidas como tecnologias educativas, são defendidas como podendo suportar de forma mais efectiva a construção de conhecimento no ensino superior. Os ambientes de aprendizagem (AA) baseados em plataformas de e-learning (PeL) e integrando aproximações construtivistas aos processos de ensino e aprendizagem são considerados particularmente adequados para o ensino superior. A proposta de trabalho de investigação consistiu num estudo de caso visando aprofundar a compreensão do fenómeno da adopção de PeL no suporte a AA nas IES. Foi definido como objectivo o desenvolvimento de um modelo de compreensão deste processo de adopção de tecnologias e sistemas de informação no suporte à prática lectiva, ao nível da pré-graduação. O modelo desenvolvido valoriza as influências e interacções entre o contexto institucional e as fases do processo de adopção de tecnologia e contempla a influência deste processo na evolução do próprio contexto institucional.
id RCAP_e5ad412f8cf960816503cf889abdd3b1
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18615
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Adoção de uma plataforma de e-learning nas instituições do ensino superior - modelo de processoAdpção de sistemas de informaçãoPlataformas de e-learningInstituições de ensino superiorAmbientes de aprendizagemTICInformation systems adoptionE-learning platformsHigher education institutionsLearning environmentsICTAs tecnologias de informação e comunicação (TIC), entendidas como tecnologias educativas, são defendidas como podendo suportar de forma mais efectiva a construção de conhecimento no ensino superior. Os ambientes de aprendizagem (AA) baseados em plataformas de e-learning (PeL) e integrando aproximações construtivistas aos processos de ensino e aprendizagem são considerados particularmente adequados para o ensino superior. A proposta de trabalho de investigação consistiu num estudo de caso visando aprofundar a compreensão do fenómeno da adopção de PeL no suporte a AA nas IES. Foi definido como objectivo o desenvolvimento de um modelo de compreensão deste processo de adopção de tecnologias e sistemas de informação no suporte à prática lectiva, ao nível da pré-graduação. O modelo desenvolvido valoriza as influências e interacções entre o contexto institucional e as fases do processo de adopção de tecnologia e contempla a influência deste processo na evolução do próprio contexto institucional.Learning environments (LE), based in e-learning plataforms (eLP), have been presented with the potential to foster innovation and development in the teaching activitiy, at higher education institutions (HEI), supporting pedagogical contemporaneous approaches. In this context, constructivists learning environments, represent a general reference model for the design and development of learning environments in HEI. The research work was based in a case study. The data allowed a systematic and progressive refining of the research question and an analysis and interpretation process. A detailed model was proposed for the analysis and understanding of these processes of adoption and use of ICT in higher education, evidencing and caracterising its institutional context and the mutual influences between the innovation process and the context.Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCardoso, Eduardo LuísPimenta, PedroPereira, Duarte Costa2015-11-14T15:23:29Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/18615porCARDOSO, Eduardo Luís; PIMENTA, Pedro; PEREIRA,Duarte Costa - Adoção de uma plataforma de e-learning nas instituições do ensino superior - modelo de processo. Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos. Issn 1645-991. Vol. VI n.º 9 (2008), p. 163-182info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:24:18Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/18615Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:15:31.517310Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Adoção de uma plataforma de e-learning nas instituições do ensino superior - modelo de processo
title Adoção de uma plataforma de e-learning nas instituições do ensino superior - modelo de processo
spellingShingle Adoção de uma plataforma de e-learning nas instituições do ensino superior - modelo de processo
Cardoso, Eduardo Luís
Adpção de sistemas de informação
Plataformas de e-learning
Instituições de ensino superior
Ambientes de aprendizagem
TIC
Information systems adoption
E-learning platforms
Higher education institutions
Learning environments
ICT
title_short Adoção de uma plataforma de e-learning nas instituições do ensino superior - modelo de processo
title_full Adoção de uma plataforma de e-learning nas instituições do ensino superior - modelo de processo
title_fullStr Adoção de uma plataforma de e-learning nas instituições do ensino superior - modelo de processo
title_full_unstemmed Adoção de uma plataforma de e-learning nas instituições do ensino superior - modelo de processo
title_sort Adoção de uma plataforma de e-learning nas instituições do ensino superior - modelo de processo
author Cardoso, Eduardo Luís
author_facet Cardoso, Eduardo Luís
Pimenta, Pedro
Pereira, Duarte Costa
author_role author
author2 Pimenta, Pedro
Pereira, Duarte Costa
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Eduardo Luís
Pimenta, Pedro
Pereira, Duarte Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Adpção de sistemas de informação
Plataformas de e-learning
Instituições de ensino superior
Ambientes de aprendizagem
TIC
Information systems adoption
E-learning platforms
Higher education institutions
Learning environments
ICT
topic Adpção de sistemas de informação
Plataformas de e-learning
Instituições de ensino superior
Ambientes de aprendizagem
TIC
Information systems adoption
E-learning platforms
Higher education institutions
Learning environments
ICT
description As tecnologias de informação e comunicação (TIC), entendidas como tecnologias educativas, são defendidas como podendo suportar de forma mais efectiva a construção de conhecimento no ensino superior. Os ambientes de aprendizagem (AA) baseados em plataformas de e-learning (PeL) e integrando aproximações construtivistas aos processos de ensino e aprendizagem são considerados particularmente adequados para o ensino superior. A proposta de trabalho de investigação consistiu num estudo de caso visando aprofundar a compreensão do fenómeno da adopção de PeL no suporte a AA nas IES. Foi definido como objectivo o desenvolvimento de um modelo de compreensão deste processo de adopção de tecnologias e sistemas de informação no suporte à prática lectiva, ao nível da pré-graduação. O modelo desenvolvido valoriza as influências e interacções entre o contexto institucional e as fases do processo de adopção de tecnologia e contempla a influência deste processo na evolução do próprio contexto institucional.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2015-11-14T15:23:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/18615
url http://hdl.handle.net/10400.14/18615
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv CARDOSO, Eduardo Luís; PIMENTA, Pedro; PEREIRA,Duarte Costa - Adoção de uma plataforma de e-learning nas instituições do ensino superior - modelo de processo. Tékhne - Revista de Estudos Politécnicos. Issn 1645-991. Vol. VI n.º 9 (2008), p. 163-182
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131835317354496