Actual modelo de negócio de um agente empresarial: o caso Fujitsu Telecomunicações Portugal, SA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, André Lizardo Francisco Botelho de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/5966
Resumo: Esta tese tem por objectivo responder a um desafio que a Fujitsu enfrentou que a obrigou a adaptar a sua operação empresarial de venda de produtos e serviços, do seu cliente, PT Negócios. O que levou à necessidade de alterar todo o modelo de negócio foram as alterações introduzidas pela PT Negócios que obrigou a diversas mudanças, desde o modelo de negócio, número de vendedores, definição de territórios, formação de vendas, modelo processual de vendas e de remuneração, passando a Fujitsu a ser um agente empresarial. Neste sentido, foi necessário enquadrar o modelo de negócios anterior, caracterizar o mercado e, posteriormente, identificar quais os pontos que obrigavam a uma investigação sobre as práticas utilizadas pelas outras empresas do mesmo sector. Para complementar o trabalho de investigação foi, igualmente, explorado os pontos fortes e fracos da Fujitsu, identificados pela estrutura comercial no sentido de identificar quais as medidas a adoptar e as alterações que teriam de ser consideradas para que esta unidade negócio tivesse sucesso comercial junto do operador PT Negócios e os níveis de rentabilidade necessários para uma multinacional como a Fujitsu. Desta forma, este projecto responde ao problema inicialmente colocado, pela apresentação de um conjunto de propostas para os casos identificados como críticos para o sucesso da operação, enquanto agente empresarial.
id RCAP_e5b567e73fc4fa7035d546442dc76f87
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/5966
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Actual modelo de negócio de um agente empresarial: o caso Fujitsu Telecomunicações Portugal, SAComercialEquipa vendasVendas telecomunicações e organizaçãoSales teamSales organization and telecommunicationsEsta tese tem por objectivo responder a um desafio que a Fujitsu enfrentou que a obrigou a adaptar a sua operação empresarial de venda de produtos e serviços, do seu cliente, PT Negócios. O que levou à necessidade de alterar todo o modelo de negócio foram as alterações introduzidas pela PT Negócios que obrigou a diversas mudanças, desde o modelo de negócio, número de vendedores, definição de territórios, formação de vendas, modelo processual de vendas e de remuneração, passando a Fujitsu a ser um agente empresarial. Neste sentido, foi necessário enquadrar o modelo de negócios anterior, caracterizar o mercado e, posteriormente, identificar quais os pontos que obrigavam a uma investigação sobre as práticas utilizadas pelas outras empresas do mesmo sector. Para complementar o trabalho de investigação foi, igualmente, explorado os pontos fortes e fracos da Fujitsu, identificados pela estrutura comercial no sentido de identificar quais as medidas a adoptar e as alterações que teriam de ser consideradas para que esta unidade negócio tivesse sucesso comercial junto do operador PT Negócios e os níveis de rentabilidade necessários para uma multinacional como a Fujitsu. Desta forma, este projecto responde ao problema inicialmente colocado, pela apresentação de um conjunto de propostas para os casos identificados como críticos para o sucesso da operação, enquanto agente empresarial.This thesis aimed to answer a challenge that Fujitsu faced that forced her to adapt its PT Negócios business operation on selling products and services. What motivated the need to change the entire business model was all the changes introduced by PT Negócios that forced several changes like the business model, number of sales persons, territory definition, trainee, sales process and compensation. With all this modifications Fujitsu become an Agent. I started to analyze the previous business model, characterize the market and then identify the critical issues by making an investigation off the other companies that operate in the same industry. To complement this research it was identified by all the commercial department the Fujitsu’s strengths and weaknesses. After that it was considered what should be the main proposal that would lead this unit to commercial success and to a minimal profitability levels required for a multinational company like Fujitsu. In conclusion this project responds to the problem initially placed, by presenting a set of proposals for all items identified as critical to the success of the operation, as an agent.2013-11-18T17:32:02Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/5966porAmaral, André Lizardo Francisco Botelho deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:48:22Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/5966Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:23:35.571946Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Actual modelo de negócio de um agente empresarial: o caso Fujitsu Telecomunicações Portugal, SA
title Actual modelo de negócio de um agente empresarial: o caso Fujitsu Telecomunicações Portugal, SA
spellingShingle Actual modelo de negócio de um agente empresarial: o caso Fujitsu Telecomunicações Portugal, SA
Amaral, André Lizardo Francisco Botelho de
Comercial
Equipa vendas
Vendas telecomunicações e organização
Sales team
Sales organization and telecommunications
title_short Actual modelo de negócio de um agente empresarial: o caso Fujitsu Telecomunicações Portugal, SA
title_full Actual modelo de negócio de um agente empresarial: o caso Fujitsu Telecomunicações Portugal, SA
title_fullStr Actual modelo de negócio de um agente empresarial: o caso Fujitsu Telecomunicações Portugal, SA
title_full_unstemmed Actual modelo de negócio de um agente empresarial: o caso Fujitsu Telecomunicações Portugal, SA
title_sort Actual modelo de negócio de um agente empresarial: o caso Fujitsu Telecomunicações Portugal, SA
author Amaral, André Lizardo Francisco Botelho de
author_facet Amaral, André Lizardo Francisco Botelho de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, André Lizardo Francisco Botelho de
dc.subject.por.fl_str_mv Comercial
Equipa vendas
Vendas telecomunicações e organização
Sales team
Sales organization and telecommunications
topic Comercial
Equipa vendas
Vendas telecomunicações e organização
Sales team
Sales organization and telecommunications
description Esta tese tem por objectivo responder a um desafio que a Fujitsu enfrentou que a obrigou a adaptar a sua operação empresarial de venda de produtos e serviços, do seu cliente, PT Negócios. O que levou à necessidade de alterar todo o modelo de negócio foram as alterações introduzidas pela PT Negócios que obrigou a diversas mudanças, desde o modelo de negócio, número de vendedores, definição de territórios, formação de vendas, modelo processual de vendas e de remuneração, passando a Fujitsu a ser um agente empresarial. Neste sentido, foi necessário enquadrar o modelo de negócios anterior, caracterizar o mercado e, posteriormente, identificar quais os pontos que obrigavam a uma investigação sobre as práticas utilizadas pelas outras empresas do mesmo sector. Para complementar o trabalho de investigação foi, igualmente, explorado os pontos fortes e fracos da Fujitsu, identificados pela estrutura comercial no sentido de identificar quais as medidas a adoptar e as alterações que teriam de ser consideradas para que esta unidade negócio tivesse sucesso comercial junto do operador PT Negócios e os níveis de rentabilidade necessários para uma multinacional como a Fujitsu. Desta forma, este projecto responde ao problema inicialmente colocado, pela apresentação de um conjunto de propostas para os casos identificados como críticos para o sucesso da operação, enquanto agente empresarial.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2012-12
2013-11-18T17:32:02Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/5966
url http://hdl.handle.net/10071/5966
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134798174748672