O impacto do monitoramento e do controle na performance de vendas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
Texto Completo: | https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1771 |
Resumo: | A informação é necessária para a boa gestão dos negócios e essencial para a melhoria da performance. É utilizada para a comunicação de objetivos e alinhamento dos colaboradores com a estratégia corporativa. Pode-se capitalizar seu uso, criando planos para o futuro, comunicando direcionamentos de forma eficiente e identificando problemas e oportunidades de forma rápida. Ela é disponibilizada para os gestores através de sistemas de monitoramento e controle, evitando, assim, desvios e melhorando a previsibilidade. O objetivo deste trabalho é verificar, à luz da Teoria da Agência, melhorias de performance de equipes comerciais e a variabilidade dos indicadores após implantação de um sistema de monitoramento com controles de resultado e comportamento em um grande banco brasileiro. Os dados da população foram coletados durante quarenta e sete meses de fontes secundárias. A unidade de análise é cada uma das setenta e oito gerências comerciais que compõem a área de financiamento automotivo de um banco, espalhadas por todo território brasileiro. A análise focou em seis principais controles que compõem o sistema de monitoramento, além de informações de outros indicadores também serem utilizadas para evitar influências de variáveis exógenas. Com este painel de dados, estruturou-se regressões utilizando os métodos dos Mínimos Quadrados Ordinários e análise de variância de algumas amostras através do teste de Levene para responder às hipóteses levantadas. A análise quantitativa permite afirmar que o sistema de monitoramento e controle híbrido possui impacto positivo na performance de vendas de equipes comerciais e em seus indicadores operacionais, podendo, inclusive, aumentar a previsibilidade de resultados para os gestores através da queda da variabilidade do indicador de venda, em linha com os achados na literatura pesquisada. |
id |
INSP_ed2c2dfa1b5b1f37a6def9f623859d1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.insper.edu.br:11224/1771 |
network_acronym_str |
INSP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
repository_id_str |
|
spelling |
Pilatti, Gustavo RodriguesDuarte, André Luis de Castro MouraSão Paulo2021-09-13T03:11:06Z2018-03-28T12:52:19Z2021-09-13T03:11:06Z20162018-03-28T12:52:19Z20162016https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1771A informação é necessária para a boa gestão dos negócios e essencial para a melhoria da performance. É utilizada para a comunicação de objetivos e alinhamento dos colaboradores com a estratégia corporativa. Pode-se capitalizar seu uso, criando planos para o futuro, comunicando direcionamentos de forma eficiente e identificando problemas e oportunidades de forma rápida. Ela é disponibilizada para os gestores através de sistemas de monitoramento e controle, evitando, assim, desvios e melhorando a previsibilidade. O objetivo deste trabalho é verificar, à luz da Teoria da Agência, melhorias de performance de equipes comerciais e a variabilidade dos indicadores após implantação de um sistema de monitoramento com controles de resultado e comportamento em um grande banco brasileiro. Os dados da população foram coletados durante quarenta e sete meses de fontes secundárias. A unidade de análise é cada uma das setenta e oito gerências comerciais que compõem a área de financiamento automotivo de um banco, espalhadas por todo território brasileiro. A análise focou em seis principais controles que compõem o sistema de monitoramento, além de informações de outros indicadores também serem utilizadas para evitar influências de variáveis exógenas. Com este painel de dados, estruturou-se regressões utilizando os métodos dos Mínimos Quadrados Ordinários e análise de variância de algumas amostras através do teste de Levene para responder às hipóteses levantadas. A análise quantitativa permite afirmar que o sistema de monitoramento e controle híbrido possui impacto positivo na performance de vendas de equipes comerciais e em seus indicadores operacionais, podendo, inclusive, aumentar a previsibilidade de resultados para os gestores através da queda da variabilidade do indicador de venda, em linha com os achados na literatura pesquisada.Information is necessary for the proper business management and essential for performance improvement. It is used for communication purposes and employees alignment with the corporate strategy. It is possible capitalize on its use, creating plans for the future, communicating directions effectively and identifying problems and opportunities quickly. It is made available to managers through monitoring and control systems, thus, avoiding deviations and improving predictability. This study aims to verify how sales teams performance is affected by the implementation of a monitoring system with controls of result and behavior in a large brazilian bank. The Agency Theory will shed some light on this issue. Also, it is hypothesized how the volatility of the indicator is affected by this system. The data of the population was collected during forty-seven months from a secundar source. The unit of analysis are the seventy-two sales teams, who are scattered throughout the brazilian territory. For the analysis, it was given focus on six key controls that make part of the monitoring system, as well as information from other indicators also were used to prevent influences of exogenous variables. With this panel data panel, was structured variance through Levene`s test and ordinary least squares regression analysis of some samples to answer the hypotheses. Quantitative analysis suggests that the monitoring system and the controls have a positive impact on sales performance of the sales teams and on its operational indicators. Also, it may even increase result predictability for managers through the variability decrease of the indicators, in line with the main findings from the literature.109 p.TODOS OS DOCUMENTOS DESSA COLEÇÃO PODEM SER ACESSADOS, MANTENDO-SE OS DIREITOS DOS AUTORES PELA CITAÇÃO DA ORIGEM.info:eu-repo/semantics/openAccessMonitoramentoControleEquipe de vendasGestãoMonitoringControlSales teamManagementO impacto do monitoramento e do controle na performance de vendasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPERinstname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)instacron:INSPERTEXTGUSTAVO RODRIGUES PILATTI_Trabalho.pdf.txtExtracted texttext/plain214663https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1771/1/GUSTAVO%20RODRIGUES%20PILATTI_Trabalho.pdf.txt20033f55a7e6e0a915cc4834471c5b45MD51LICENSElicense.txttext/plain1748https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1771/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALGUSTAVO RODRIGUES PILATTI_Trabalho.pdfTEXTO COMPLETOapplication/pdf2629074https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1771/3/GUSTAVO%20RODRIGUES%20PILATTI_Trabalho.pdf4736b013433c767c2a44723484bd016aMD53THUMBNAILGUSTAVO RODRIGUES PILATTI_Trabalho.pdf.jpgGUSTAVO RODRIGUES PILATTI_Trabalho.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1323https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1771/4/GUSTAVO%20RODRIGUES%20PILATTI_Trabalho.pdf.jpgf0569c197d18aeecaea345e8f298520aMD5411224/17712023-07-19 23:06:13.95oai:repositorio.insper.edu.br:11224/1771Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://www.insper.edu.br/biblioteca-telles/PRIhttps://repositorio.insper.edu.br/oai/requestbiblioteca@insper.edu.br ||opendoar:2023-07-20T03:06:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O impacto do monitoramento e do controle na performance de vendas |
title |
O impacto do monitoramento e do controle na performance de vendas |
spellingShingle |
O impacto do monitoramento e do controle na performance de vendas Pilatti, Gustavo Rodrigues Monitoramento Controle Equipe de vendas Gestão Monitoring Control Sales team Management |
title_short |
O impacto do monitoramento e do controle na performance de vendas |
title_full |
O impacto do monitoramento e do controle na performance de vendas |
title_fullStr |
O impacto do monitoramento e do controle na performance de vendas |
title_full_unstemmed |
O impacto do monitoramento e do controle na performance de vendas |
title_sort |
O impacto do monitoramento e do controle na performance de vendas |
author |
Pilatti, Gustavo Rodrigues |
author_facet |
Pilatti, Gustavo Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pilatti, Gustavo Rodrigues |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Duarte, André Luis de Castro Moura |
contributor_str_mv |
Duarte, André Luis de Castro Moura |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Monitoramento Controle Equipe de vendas Gestão Monitoring Control Sales team Management |
topic |
Monitoramento Controle Equipe de vendas Gestão Monitoring Control Sales team Management |
description |
A informação é necessária para a boa gestão dos negócios e essencial para a melhoria da performance. É utilizada para a comunicação de objetivos e alinhamento dos colaboradores com a estratégia corporativa. Pode-se capitalizar seu uso, criando planos para o futuro, comunicando direcionamentos de forma eficiente e identificando problemas e oportunidades de forma rápida. Ela é disponibilizada para os gestores através de sistemas de monitoramento e controle, evitando, assim, desvios e melhorando a previsibilidade. O objetivo deste trabalho é verificar, à luz da Teoria da Agência, melhorias de performance de equipes comerciais e a variabilidade dos indicadores após implantação de um sistema de monitoramento com controles de resultado e comportamento em um grande banco brasileiro. Os dados da população foram coletados durante quarenta e sete meses de fontes secundárias. A unidade de análise é cada uma das setenta e oito gerências comerciais que compõem a área de financiamento automotivo de um banco, espalhadas por todo território brasileiro. A análise focou em seis principais controles que compõem o sistema de monitoramento, além de informações de outros indicadores também serem utilizadas para evitar influências de variáveis exógenas. Com este painel de dados, estruturou-se regressões utilizando os métodos dos Mínimos Quadrados Ordinários e análise de variância de algumas amostras através do teste de Levene para responder às hipóteses levantadas. A análise quantitativa permite afirmar que o sistema de monitoramento e controle híbrido possui impacto positivo na performance de vendas de equipes comerciais e em seus indicadores operacionais, podendo, inclusive, aumentar a previsibilidade de resultados para os gestores através da queda da variabilidade do indicador de venda, em linha com os achados na literatura pesquisada. |
publishDate |
2016 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016 2018-03-28T12:52:19Z 2021-09-13T03:11:06Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-03-28T12:52:19Z 2021-09-13T03:11:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1771 |
url |
https://www.repositorio.insper.edu.br/handle/11224/1771 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
109 p. |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER instname:Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) instacron:INSPER |
instname_str |
Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
instacron_str |
INSPER |
institution |
INSPER |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1771/1/GUSTAVO%20RODRIGUES%20PILATTI_Trabalho.pdf.txt https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1771/2/license.txt https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1771/3/GUSTAVO%20RODRIGUES%20PILATTI_Trabalho.pdf https://repositorio.insper.edu.br/bitstream/11224/1771/4/GUSTAVO%20RODRIGUES%20PILATTI_Trabalho.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
20033f55a7e6e0a915cc4834471c5b45 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 4736b013433c767c2a44723484bd016a f0569c197d18aeecaea345e8f298520a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do INSPER - Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa (INSPER) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblioteca@insper.edu.br || |
_version_ |
1791085961445113856 |