Auto-eficácia parental: relação com as atribuições causais e rendimento escolar em alunos do 3º ciclo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2411 |
Resumo: | Quando se tenta entender de que forma os pais qualificam as suas competências enquanto educadores, analisamos a sua auto-eficácia parental. Vários estudos têm demonstrado que a auto-eficácia parental é resultado da conjugação de diversas contingências e assume um papel importante na relação pai-filho. Por sua vez, a forma como o próprio aluno encara o sucesso ou o fracasso escolar é estudada à luz da Teoria das atribuições causais. Perceber se existe relação entre a auto-eficácia parental e o estilo atribucional efectuado pelos educandos na tentativa de explicar o próprio sucesso ou insucesso escolar poderá auxiliar na prevenção e intervenção no insucesso escolar. O presente estudo visa analisar a possibilidade de existir relação entre a auto-eficácia parental, as atribuições causais efectuadas pelos respetivos educandos e o rendimento escolar destes. A primeira parte corresponde a uma revisão da literatura sobre a auto-eficácia parental e atribuições causais. Na segunda parte são apresentados os resultados de um estudo empírico com 239 alunos e respectivos pais/encarregados de educação, do 3º ciclo do ensino básico de uma escola do norte do país, com o objetivo de verificar se existe relação entre a auto-eficácia parental do pai e da mãe, o estilo atribucional dos alunos e o seu rendimento escolar. |
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