Atitudes, atribuições causais e rendimento em matemática : estudo empírico com alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10316/23409 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. |
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Atitudes, atribuições causais e rendimento em matemática : estudo empírico com alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básicoAtribuições causaisAprendizagem da matemáticaDissertação de mestrado em Ciências da Educação (Supervisão Pedagógica e Formação de Formadores), apresentada à Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.Em Portugal, o rendimento dos alunos em matemática continua a ser motivo de preocupação, apesar de toda a atenção dada a esta disciplina, tanto ao nível do currículo, como ao nível das estratégias de ensino, evidenciando-se o papel de variáveis cognitivo motivacionais na aprendizagem desta disciplina. Com efeito, a aprendizagem da matemática não abrange somente a compreensão e a aplicação de conceitos e procedimentos, inclui ainda um conjunto de atitudes fruto de crenças ou de experiências que se manifestam na forma como os alunos abordam as tarefas escolares neste domínio. Neste trabalho procura-se compreender a relação existente entre as atitudes, as atribuições causais e o rendimento em matemática, utilizando uma escala de atitudes em relação à matemática (EARM), elaborada por Bidarra (1982), aqui submetida a revisão e a novas análises e validações (EARM-R), a que associámos uma escala de Atribuições Causais em Relação ao (In)sucesso em Matemática (EACM), que aplicámos a 323 alunos, do 5.º ao 9.º ano de escolaridade. As qualidades psicométricas das medidas utilizadas apontam para um coeficiente alpha de Cronbach de .84 para a EARM-R e de .55 para a EACM. Os resultados da análise factorial confirmatória para validação do modelo teórico subjacente à EARM-R confirmam que o modelo é ajustado e agrupa os fatores Expectativa, Valência e Instrumentalidade. No que diz respeito à EACM, os dados da análise factorial de componentes principais (ACP) com rotação VARIMAX apontam no sentido da sua unidimensionalidade, tendo-se registado correlações entre estas duas variáveis: atitudes e atribuições causais. Os dados revelam, ainda, que não existem diferenças significativas quanto ao género, quer no que diz respeito às atitudes quer às atribuições causais, embora estas variem significativamente em função da idade e do nível de escolaridade, sendo menor a motivação para o sucesso e as atitudes menos favoráveis à medida que a idade e o nível de escolaridade aumentam. Foi possível ainda constatar a relação entre atitudes e rendimento escolar em matemática, sendo esta relação superior à relação entre atribuições causais e rendimento escolar nesta disciplina, ainda que bons e maus alunos apresentem padrões diferenciais de atribuições causais.In Portugal the performance of students in Maths is still a reason for concerning, despite all attention given to this subject both on the curriculum and in terms of teaching strategies, becoming evident the role of cognitive-motivational variables when someone starts studying this subject. As a matter of fact the learning of Maths doesn´t include only comprehension and application of concepts and proceedings, ranges also a whole of attitudes strictly connected with convictions or experiences clearly evident in the way students assume the school tasks in this area. This paper seeks to understand the relationship between attitudes, causal attributions and performance in Maths, using a scale of attitudes towards Maths (EARM), prepared by Bidarra ( 1982 ) and here subjected to a revision and further analysis and validation (EARM-R), to which we have associated a scale of causal attributions pointing to the success/failure in Maths (EACM), which we have applied to 323 students just from the 5th to the 9th grade. The psychometric properties of measures used in this study indicate a Cronbach alpha coefficient of .84 to the EARM-R and of .55 to the EACM. The results of confirmatory factor analysis to validate the theoretical model underlying the EARM-R confirm that the model is adjusted and groups the factors Expectancy, Valency and Instrumentality. Regarding the EACM, the data of the factor analysis of main elements (ACP ) with VARIMAX rotation point in the direction of its one-dimensionality , having been recorded correlations between these two variables: attitudes and causal attributions. The data also show that there are no significant differences regarding gender, both with regard to the attitudes and in terms of causal attributions, although these vary significantly, depending on age and schooling level, being inferior the motivation for success and the attitudes less favourable as age and schooling level increase. It was still possible to observe the relationship between attitudes and school performance in Maths, having this relationship more relevance than the other one between causal attributions and school performance in this subject, although it is important to emphasize that good and bad students have different patterns of causal attributions.2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/23409http://hdl.handle.net/10316/23409porAlmeida, Maria Manuela dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-01-20T17:48:48Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/23409Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:49:17.720473Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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