Satisfação laboral no ensino superior: estudo de caso na Facultad de Empresas, Finanzas y Turismo da Universidade de Extremadura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cataraga, Doina
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/23355
Resumo: Numa instituição de ensino superior, a satisfação dos docentes surge como uma componente vital que garante o seu bom funcionamento. O objetivo da presente dissertação consiste em analisar o nível de satisfação laboral entre os docentes da Facultad de Empresas, Finanzas y Turismo da Universidade de Extremadura (Cáceres-Espanha). Desse modo, pretende-se averiguar o nível de satisfação dos docentes relativamente às dimensões do trabalho, assim como analisar o valor atribuído à qualidade do serviço oferecido ao aluno e estudar as motivações que incentivaram os docentes a eleger a carreira docente. Para o efeito, foi aplicado um inquérito por questionário, junto de 59 docentes da referida Faculdade. As principais conclusões mostram que o nível de satisfação global é moderado (nem insatisfeito/ nem satisfeito). Relativamente à qualidade dos serviços oferecidos aos alunos, verifica-se que existe qualidade superior no profissionalismo docente, e falta de qualidade nas infraestruturas. No que respeita as motivações para carreira docente, as maiores cotações foram atribuídas às características intrínsecas da profissão; ABSTRACT: Job Satisfaction in Higher Education: Case Study at the Faculty of Business, Finance and Tourism of the University of Extremadura In an institution of higher education, the satisfaction of teachers appears as a vital component that ensures its proper functioning. The objective of this dissertation is to analyse the level of job satisfaction among the Faculty of Business, Finance and Tourism of the University of Extremadura (Cáceres, Spain). In this way, it is sought to ascertain the level of satisfaction of the teachers regarding the dimensions of the work, as well as to analyse the value attributed to the quality of the service offered to the student and to study the motivations that motivated the teachers to choose the teaching career. For this purpose, a questionnaire survey was applied to 59 teachers of the Faculty. The main conclusions show that the level of overall satisfaction is moderate (neither dissatisfied nor satisfied). Regarding the quality of the services offered to the students, it is verified that there is superior quality in the professionalism of teachers, and lack of quality in the infrastructures. Regarding the motivations for the teaching career, the highest quotations were attributed to the intrinsic characteristics of the profession.
id RCAP_e5b61adafb0f5799fdf6810863d36692
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/23355
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Satisfação laboral no ensino superior: estudo de caso na Facultad de Empresas, Finanzas y Turismo da Universidade de ExtremaduraEnsino superiorSatisfação laboralQualidade dos serviçosHigher educationJob satisfactionService qualityNuma instituição de ensino superior, a satisfação dos docentes surge como uma componente vital que garante o seu bom funcionamento. O objetivo da presente dissertação consiste em analisar o nível de satisfação laboral entre os docentes da Facultad de Empresas, Finanzas y Turismo da Universidade de Extremadura (Cáceres-Espanha). Desse modo, pretende-se averiguar o nível de satisfação dos docentes relativamente às dimensões do trabalho, assim como analisar o valor atribuído à qualidade do serviço oferecido ao aluno e estudar as motivações que incentivaram os docentes a eleger a carreira docente. Para o efeito, foi aplicado um inquérito por questionário, junto de 59 docentes da referida Faculdade. As principais conclusões mostram que o nível de satisfação global é moderado (nem insatisfeito/ nem satisfeito). Relativamente à qualidade dos serviços oferecidos aos alunos, verifica-se que existe qualidade superior no profissionalismo docente, e falta de qualidade nas infraestruturas. No que respeita as motivações para carreira docente, as maiores cotações foram atribuídas às características intrínsecas da profissão; ABSTRACT: Job Satisfaction in Higher Education: Case Study at the Faculty of Business, Finance and Tourism of the University of Extremadura In an institution of higher education, the satisfaction of teachers appears as a vital component that ensures its proper functioning. The objective of this dissertation is to analyse the level of job satisfaction among the Faculty of Business, Finance and Tourism of the University of Extremadura (Cáceres, Spain). In this way, it is sought to ascertain the level of satisfaction of the teachers regarding the dimensions of the work, as well as to analyse the value attributed to the quality of the service offered to the student and to study the motivations that motivated the teachers to choose the teaching career. For this purpose, a questionnaire survey was applied to 59 teachers of the Faculty. The main conclusions show that the level of overall satisfaction is moderate (neither dissatisfied nor satisfied). Regarding the quality of the services offered to the students, it is verified that there is superior quality in the professionalism of teachers, and lack of quality in the infrastructures. Regarding the motivations for the teaching career, the highest quotations were attributed to the intrinsic characteristics of the profession.Universidade de Évora2018-08-09T18:20:41Z2018-08-092017-04-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/23355http://hdl.handle.net/10174/23355TID:201964287porDepartamento de Gestãodoinel2009@live.com.pt256Cataraga, Doinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:15:28Zoai:dspace.uevora.pt:10174/23355Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:14:14.972272Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Satisfação laboral no ensino superior: estudo de caso na Facultad de Empresas, Finanzas y Turismo da Universidade de Extremadura
title Satisfação laboral no ensino superior: estudo de caso na Facultad de Empresas, Finanzas y Turismo da Universidade de Extremadura
spellingShingle Satisfação laboral no ensino superior: estudo de caso na Facultad de Empresas, Finanzas y Turismo da Universidade de Extremadura
Cataraga, Doina
Ensino superior
Satisfação laboral
Qualidade dos serviços
Higher education
Job satisfaction
Service quality
title_short Satisfação laboral no ensino superior: estudo de caso na Facultad de Empresas, Finanzas y Turismo da Universidade de Extremadura
title_full Satisfação laboral no ensino superior: estudo de caso na Facultad de Empresas, Finanzas y Turismo da Universidade de Extremadura
title_fullStr Satisfação laboral no ensino superior: estudo de caso na Facultad de Empresas, Finanzas y Turismo da Universidade de Extremadura
title_full_unstemmed Satisfação laboral no ensino superior: estudo de caso na Facultad de Empresas, Finanzas y Turismo da Universidade de Extremadura
title_sort Satisfação laboral no ensino superior: estudo de caso na Facultad de Empresas, Finanzas y Turismo da Universidade de Extremadura
author Cataraga, Doina
author_facet Cataraga, Doina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cataraga, Doina
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Satisfação laboral
Qualidade dos serviços
Higher education
Job satisfaction
Service quality
topic Ensino superior
Satisfação laboral
Qualidade dos serviços
Higher education
Job satisfaction
Service quality
description Numa instituição de ensino superior, a satisfação dos docentes surge como uma componente vital que garante o seu bom funcionamento. O objetivo da presente dissertação consiste em analisar o nível de satisfação laboral entre os docentes da Facultad de Empresas, Finanzas y Turismo da Universidade de Extremadura (Cáceres-Espanha). Desse modo, pretende-se averiguar o nível de satisfação dos docentes relativamente às dimensões do trabalho, assim como analisar o valor atribuído à qualidade do serviço oferecido ao aluno e estudar as motivações que incentivaram os docentes a eleger a carreira docente. Para o efeito, foi aplicado um inquérito por questionário, junto de 59 docentes da referida Faculdade. As principais conclusões mostram que o nível de satisfação global é moderado (nem insatisfeito/ nem satisfeito). Relativamente à qualidade dos serviços oferecidos aos alunos, verifica-se que existe qualidade superior no profissionalismo docente, e falta de qualidade nas infraestruturas. No que respeita as motivações para carreira docente, as maiores cotações foram atribuídas às características intrínsecas da profissão; ABSTRACT: Job Satisfaction in Higher Education: Case Study at the Faculty of Business, Finance and Tourism of the University of Extremadura In an institution of higher education, the satisfaction of teachers appears as a vital component that ensures its proper functioning. The objective of this dissertation is to analyse the level of job satisfaction among the Faculty of Business, Finance and Tourism of the University of Extremadura (Cáceres, Spain). In this way, it is sought to ascertain the level of satisfaction of the teachers regarding the dimensions of the work, as well as to analyse the value attributed to the quality of the service offered to the student and to study the motivations that motivated the teachers to choose the teaching career. For this purpose, a questionnaire survey was applied to 59 teachers of the Faculty. The main conclusions show that the level of overall satisfaction is moderate (neither dissatisfied nor satisfied). Regarding the quality of the services offered to the students, it is verified that there is superior quality in the professionalism of teachers, and lack of quality in the infrastructures. Regarding the motivations for the teaching career, the highest quotations were attributed to the intrinsic characteristics of the profession.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-26T00:00:00Z
2018-08-09T18:20:41Z
2018-08-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/23355
http://hdl.handle.net/10174/23355
TID:201964287
url http://hdl.handle.net/10174/23355
identifier_str_mv TID:201964287
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Gestão
doinel2009@live.com.pt
256
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136624339058688