Learning effect : what sources of knowledge determine spin-offs performance?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/13402 |
Resumo: | Mestrado em Finanças |
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Learning effect : what sources of knowledge determine spin-offs performance?Spin-offTransferência de conhecimentoAcumulação de ConhecimentoDesempenhoSobrevivênciaCrescimentoKnowledge TransferKnowledge AccumulationPerformanceSurvivalGrowthMestrado em FinançasA literatura sugere que novas empresas criadas por indivíduos que anteriormente trabalhavam no mesmo sector, denominadas de spin-offs, apresentam um desempenho superior relativamente às outras. Este estudo tem como objectivo explicar a elevada performance dos spin-offs com base na teoria do efeito de aprendizagem (learning effect theory). Na sequência dessa teoria, sugere-se que os fundadores de spin-offs aprendem e transferem conhecimento da sua empresa-mãe, que por sua vez irá afectar o seu desempenho económico em termos de sobrevivência no mercado e crescimento. De modo a analisar o impacto da aprendizagem e transferência de conhecimento nos spin-offs, começou-se por categorizar e medir diferentes tipos de conhecimentos acumulados pelo fundador enquanto trabalhava na empresa-mãe. Este estudo focou-se nos conhecimentos de mercado e tecnológico. De seguida, avaliou-se de que forma esses conhecimentos específicos afectam o desempenho dos spin-offs. A análise baseou-se em duas bases de dados: Quadros de Pessoal e outra que contempla dados financeiros. Utilizando ambas as bases de dados foi possível obter a informação que associa empresas e fundadores a dados financeiros das respectivas empresas. Os resultados sugerem que, ao contrário do que se esperava, apenas o conhecimento de tecnologia tem um impacto significativo no desempenho dos spin-offs em termos de sobrevivência e crescimento, aumentando a probabilidade do spin-off sobreviver no mercado em 8,13% e aumentando a sua taxa de crescimento em 10,5%. Por outro lado, o conhecimento de mercado aparentemente não tem impacto significativo no desempenho dos spin-offs, tanto em termos de sobrevivência como em termos de crescimento.Previous literature suggests that new firms established by entrepreneurs that previously worked in the same industry, also known as spin-offs, perform better than other entrants. In this study we try to explain their superior performance based on the learning effect theory. We suggest that the founders of spin-offs learn and transfer knowledge from their parent firm to their new ventures, affecting ventures survival and growth. In order to analyze this, we start by categorizing and measuring different types of knowledge accumulated by the founder while working in the parent firm. We focus only in market and technological knowledge. Then, we test how these specific knowledge attributes affect spin-offs' performance. To perform our analysis, we draw on two rich datasets: matched employer-employee database and one financial database. With these databases, we have access to micro-level data on firms and founders combined with firm's financial data. Our results suggest that, in the opposite of what we were expecting, only technological knowledge has a significant impact on spin-offs' performance in terms of survival and growth, increasing their probability of surviving by 8,13% and increasing their growth by 10,5%. In the other hand, market knowledge has no significant impact on spin-off's performance either in terms of survival or growth.Instituto Superior de Economia e GestãoVenâncio, AnaRepositório da Universidade de LisboaLopes, Cristina Alexandra Grilo2012-092012-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/13402engLopes, Cristina Alexandra Grilo (2012). "Learning effect : what sources of knowledge determine spin-offs performance?". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:43:31Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/13402Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:59:22.588489Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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